Resenha | A Farsa de Guinevere (As Novas Lendas de Camelot #1), de Kiersten White

segunda-feira, 15 de março de 2021

 A Farsa de Guinevere, escrito por Kiersten White e publicado pela Plataforma 21, vai apresentar uma história repleta de segredos e em um cenário totalmente medieval.

a farsa de Guinevere


Você já imaginou ter que casar um total desconhecido para protege-lo dos perigos que assombram as fronteiras da cidade? Foi o que aconteceu com Guinevere ao chegar em Camelot: um velho feiticeiro a levou para a cidade para desposar e proteger o Rei Arthur.

Porém, a verdadeira identidade de Guinevere é um grande segredo. Quando foi levada para Camelot, houve uma troca e ela é apenas uma jovem que desistiu de tudo para proteger o reino e manter o rei a salvo, mas para isso, ela precisará passar entre uma ultrapassada e uma nova corte.


"Nada neste mundo é tão mágico e tão assustador quanto uma moça prestes a se tornar uma mulher."

 

No meio de todas as mentiras, será que Guinevere conseguirá confiar em si mesma?


" 'Nós' têm a capacidade de incrementar e direcionar o que já existe: podem impedir coisas. Mas não têm a capacidade de obrigar os sentimentos da pessoa a fazerem algo de novo. A magia dos nós é prosaica. Consistem em amarrar a magia a uma tarefa, não em descobrir coisas novas."

 

A proposta desse livro é realmente interessante, principalmente por apresentar um cenário completamente medieval e com acontecimentos da história como o Rei Arthur. A Kiersten White soube como usar desse elemento para criar uma boa história, inserindo lendas sobre os reinos e até mesmo com uma pitadinha de mistério.

Gostei da proposta e como a mesma desenrolou da metade para o final, dando mais vida para a personagem e todo o cenário narrado, porém, o começo foi algo um pouco cansativo. Assim como Guinevere precisa conhecer o ambiente, as pessoas e tudo a sua volta, a história também acontece aos poucos.


"Guardar segredos é como ter um espinho por baixo da pele. A gente pode se acostumar, mas sempre estará lá, incomodando."

 

Apesar de entender que isso fazia parte da trama e que a autora realmente trabalhou da forma esperada, confesso que eu esperava encontrar um cenário com mais ação e reviravoltas. Mas acredito que ela apresentou toda a importância da personagem, assim como do rei, e outras questões serão explicadas no próximo livro da trilogia.

Com os capítulos narrados em terceira pessoa, Kiersten White ainda nos apresenta a visão de Guinevere e do Rei Arthur. Esse foi meu primeiro contato com a autora e apesar de não ter me apegado tanto à obra e aos acontecimentos, devo dizer que a escrita dela é boa e até fico curiosa para conhecer seus outros livros.


"As mulheres se tornam mais fortes quando suportam a dor uma das outras. Sofremos um pouquinho cada uma."

 

A Farsa de Guinevere é uma história de fantasia, com narrativa em um ambiente medieval, com um romance proibido, porém em segundo plano, e cheia de segredos e mistérios. Uma história que pode te cativar de alguma forma.


"Mas o medo e a violência são armas poderosas: as pessoas estão tão acostumadas que reagem imediatamente."


a farsa de Guinevere
Adicione no Skoob | Compre na Amazon

Título original: The Guinevere Deception
Escritora: Kiersten White
Editora: Plataforma21
Tradução: Lavínia Fávero
Páginas: 384
Lançamento: 2020
Gênero: fantasia

SINOPSE

Guinevere chegou a Camelot para casar-se com um desconhecido: o carismático Rei Arthur. Foi Merlin, o velho feiticeiro, que enviou a princesa para desposar e proteger o monarca dos perigos que assombram as fronteiras da cidade e daqueles que esperam pela queda da idílica Camelot.

No entanto, há um detalhe essencial nesta trama. O nome e a identidade verdadeira de Guinevere são um segredo. Houve uma troca, e ela é apenas uma jovem que desistiu de tudo para proteger o reino.

Para manter o rei a salvo, Guinevere precisará transitar entre uma ultrapassada e uma nova corte. Entre aqueles avessos às mudanças e aqueles que anseiam por uma maneira melhor de se viver. Ela também sabe que, no coração das florestas e na profundeza dos lagos, a magia aguarda pelo momento de reclamar aquelas terras lendárias.

Combates mortais, cavaleiros misteriosos e romances proibidos não são nada comparados ao maior perigo de todos: a garota de longos cabelos negros que cavalga pela escuridão da floresta em direção a Arthur. Afinal, quando toda a sua existência é uma mentira, como sequer confiar em si mesma?

Postar um comentário