Resenha | Cartas que escrevi antes de você, de Cynthia Hand

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Cartas que Escrevi Antes de Você, publicado pela HarperCollins e escrito por Cynthia Hand, vai apresentar uma história emocionante e que o passado não é capaz de definir o seu futuro, mas ele pode ajudar a encontrar o seu caminho.

Cartas que escrevi antes de você


Nessa história nós vamos conhecer a Cassandra, uma personagem que tem os melhores pais do mundo, uma melhor amiga em que pode contar todos os seus segredos e já sabe o que quer cursar na faculdade. Para ela, está perfeito e não trocaria nada disso no mundo, porém, há algo que ela precisa descobrir para se sentir completa: saber de onde veio.

Cassandra ama a sua vida e principalmente seus pais adotivos, mas sente que falta essa informação do passado para seguir com a sua vida. Há muitas questões das quais nem seus pais adotivos podem responder. Como descobrir sua verdadeira identidade e seu verdadeiro caminho sem essa resposta? É quando ela decide iniciar a busca por sua mãe biológica.


"Grandes acontecimentos da vida acontecem quando estão prontos para acontecerem, não importa o que está rolando." (pág. 25)

 

Essa jornada não será algo fácil, pois tudo o que ela tem são cartas escritas dezoito anos atrás e assinada apenas como "S". As chances de encontrá-la são bem difíceis. Cassandra precisará encontrar pistas sobre sua aparência, família, endereço e até mesmo personalidade para desvendar esse enorme segredo. Mas será que ela está realmente preparada para descobrir tudo sobre seu passado?

Inúmeros questionamentos começam a surgir, assim como as dúvidas, medos, anseios e preocupações com seus pais adotivos e com o que ela descobrirá sobre seu passado. Junto com tudo isso, Cassandra está passando por surgimento do novo amor, inscrições para a faculdade, problemas com sua melhor amiga e com a doença de sua mãe adotiva. Como conseguir sobreviver ao avalanche de sentimentos e emoções?

cartas que escrevi antes de você

Cartas que Escrevi Antes de Você foi meu segundo contato com a Cynthia Hand. O primeiro livro que li da autora foi "o último adeus" (magnífico, por sinal) e nessa história não foi diferente. Ela consegue, através da sua narrativa, conquistar o leitor e deixá-lo totalmente imerso ao que está acontecendo.

O que conquista muito nessa obra é que, a cada três capítulos, a autora apresenta uma carta da mãe biológica de Cassandra. Assim, a gente consegue entender um pouco mais sobre ela, sua personalidade e o porquê a colocou para adoção. Tudo acontece aos poucos, mas a gente se apega e entende perfeitamente a sua jornada.


"Sentimentos não são nada confiáveis, sentimentos podem ser voláteis como você diz, sentimentos não servem como base para grandes decisões." (pág. 140)

 

Assim como também entendemos a vida de Cassandra. Apesar de em alguns momentos ter ficado um pouco irritada com algumas de suas atitudes, é compreensível ter agido daquela forma, afinal, ela estava passando por um turbilhão de sentimentos e emoções. Chega um momento que a gente não consegue lidar com tudo isso e acabamos explodindo. Diria que a personagem é gente como a gente.

cartas que escrevi antes de você

A autora soube como apresentar muitas questões importantes ao longo da narrativa, tudo feito de forma delicada e com humor. Alguns pontos não foram completamente detalhados, com racismo e sexualidade, mas ainda assim, ela soube trazer os temas com leveza. O ponto bem explorado é sobre adoção. Cynthia Hand soube como trabalhar perfeitamente essas questões com a sua escrita fluída.

E apesar de ter gostado bastante do desenrolar da trama, confesso que em alguns momentos, achei que tudo demorou para desenrolar. A autora criou um cenário perfeito ao longo dos capítulos, porém, em certos momentos, poderia ter sido mais objetiva.

Porém, o que me incomodou um pouco foi o final aberto. Isso me trouxe alguns questionamentos: será que teremos outro livro? Como a vida de Cassandra seguirá após essa descoberta? Talvez não tenha respostas e fique por conta da minha imaginação.

cartas que escrevi antes de você

De qualquer forma, o livro apresenta boas lições e aprendizados. A gente consegue perceber que o passado realmente não é capaz de definir o nosso futuro, mas realmente precisamos de respostas sobre ele para que possamos seguir com a nossa vida e encontrarmos o nosso caminho, o nosso verdadeiro eu.

Cartas que Escrevi Antes de Você é uma leitura muito boa. É aquele livro onde conseguimos nos envolver com a trama, conhecemos perfeitamente os personagens e todos os seus problemas, e torcemos por um felizes para sempre.


"Quando estiver passando por uma fase ruim, precisa se apoiar nas pessoas que te amam." (pág. 206)


cartas que escrevi antes de você
Título original: The how and the why
Escritora: Cynthia Hand
Editora: HarperCollins
Tradução: Paula Di Carvalho
Páginas: 368
Lançamento: 2020
Gênero: jovem adulto

SINOPSE
Cassandra McMurtrey tem os melhores pais que uma garota poderia querer. Eles deram a Cass uma vida que a jovem não trocaria por nada neste mundo. Ela tem tudo de que precisa ― exceto, talvez, o que mais deseja: saber quem é e de onde veio. E, não importa o quanto a amem, estas são questões que seus pais adotivos não podem responder. Motivadas pelo desejo de conhecer suas origens, Cass inicia uma busca para encontrar a mãe biológica.

   Mas tudo que ela tem são cartas escritas dezoito anos antes e assinadas apenas como “S”. Através desses textos, ela precisa achar pistas sobre a aparência, a família, o endereço e a personalidade da mulher que lhe entregou para a adoção. No entanto, isso também traz à tona novas perguntas e preocupações. Afinal, ela deve investigar seu passado tão profundamente?

    Como seus pais vão reagir quando souberem o que ela está fazendo? Sua mãe biológica quer mesmo ser encontrada? Além de tudo, Cass ainda precisa lidar com as dificuldades enfrentadas por qualquer adolescente, como a escolha da faculdade e o surgimento de um novo amor. E a pressão que sofre do pai para se matricular na mesma faculdade que ele cursou, a inveja que sente da melhor amiga quando ela ganha uma bolsa de estudos na universidade dos seus sonhos ou o fato de sua mãe adotiva estar no hospital há meses não ajudam em nada.

Postar um comentário