Resenha | O último adeus, de Cynthia Hand

domingo, 2 de abril de 2017

Escritora: Cynthia Hand
Editora: Darkside
Páginas: 352

SKOOB

Sinopse: "O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 
   O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante."


"O último adeus" foi o meu primeiro livro da Darkside. Só tenho elogios para a edição maravilhosa, mas vamos falar sobre o livro.

O livro é contado no ponto de vista da Lex, irmã de Tyler, cujo a história é narrada em torno. Tudo estava bem, ou parecia bem, até Ty cometer suicídio. É impossível imaginar como um garoto como ele, querido por todos, cometeria algo como esse.
"Não existem borrachas na vida.Eu riscaria tudo e começaria de novo." (pág. 16)
Mesmo a história girando em torno do acontecimento, Lex conta como se sente após perder o seu irmão mais novo. Também somos apresentados a acontecimentos passados, os sonhos e a um diário que seu terapeuta recomendou para expressar tudo o que vem sentindo.


E esse é basicamente o livro. Apesar de ser um livro destruidor de sentimentos, é um livro que irá te abrir os olhos e começar a perceber os sinais que estão a sua volta. Às vezes alguém pede um "pedido de socorro" e você não percebe.
"Eu queria dizer que há algumas coisas neste mundo, algumas coisas raras, que eram lindas e ficavam assim." (pág. 63)
Não consigo entender o porquê as pessoas tiram a própria vida. Claro que enfrentamos momentos difíceis, mas acreditar em um amanhã melhor pode ser uma solução. Então se você está passando por um momento difícil e precisa conversar, procure alguém, escreva um diário, qualquer coisa. Sempre têm alguém ao seu lado, basta você observar. E se quiser falar comigo, estou aqui também.

O que mais gostei no enredo foi a forma como Lex declara tudo. É de partir o coração cada página lida de seu diário, cada coisa que passa em sua cabeça e o que seu coração precisa transbordar em palavras. Os sonhos são os mais tristes pois são coisas que jamais irão acontecer, mas é quando ela tem o último adeus do seu irmão.
"Mas já considerou a ideia de que no que acreditamos - no que decidimos acreditar - seja real? Torna-se real, para nós." (pág. 76)
Eu simplesmente amei esse livro. É um livro repleto de lições e que te fará uma pessoa diferente e mudará seu ponto de vista ao mundo. Super indico, mas aqui vai uma única ressalva: prepare os lencinhos e claro, o coração. Você sentirá ele despedaçado desde o começo.

MAIS QUOTES
"Talvez eu queira esquecer. Talvez seria mais fácil se eu me esquecesse e seguisse com a minha vida. Não é mais saudável? Seguir em frente?" (pág. 141)
"O tempo passa. É a regra. Independentemente do que aconteça, por mais que pareça que tudo em sua vida está congelado em um determinado momento, o tempo segue em frente." (pág. 164)
"Nunca se sabe quando vai ser a última vez. Que você abraça alguém. Que você beija. Que você se despede." (pág. 259)
"É engraçado como, às vezes, não vemos as coisas mais óbvias. Você acha que sabe o que a vida tem reservado para você. Acha que está preparado. Você acha que pode enfrentar. E então... bum! Como uma explosão, algo vem do nada e pega você desprevenida." (pág. 273)
"É um baita clichê, a ideia de que 'o tempo cura todas as feridas', mas é verdade. Os clichês são clichês por algum motivo, acho." (pág. 292)
Avaliação: ♥♥♥♥♥

12 comentários

  1. Esse livro está na lista de leitura desde que lançou. Estou só esperando a oportunidade pra poder comprar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender!
      Eu aproveitei uma promoção da BF para comprar. Depois me conta o que você achou ;)

      Beijos.

      Excluir
  2. Esse livro é liiindo, mas deve ser tão triste!
    "É um baita clichê, a ideia de que 'o tempo cura todas as feridas', mas é verdade. Os clichês são clichês por algum motivo, acho." Adorei essa frase <3 Sua resenha me deixou curiosa!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente lindo, mas é aquela mistura de destruidor de sentimentos e ao mesmo tempo preenche aos poucos o coração, sabe? Vale a pena demais.

      Obrigada <3 Espero que curta também a leitura. Depois me conta.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, esse é um livro que quero muito ler, especialmente pelo tema abordado, além de eu gostar de livros onde haja irmãos (mesmo que um já tenha partido).
    Há muitas citações interessantes, pelo que li na sua resenha, além da edição caprichada da editora.

    Te convido para participar do Top Comentarista no blog, valendo o livro Ninfeias Negras, tá super fácil e o livro é muito legal: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2017/04/top-comentarista-de-abril-valendo-o.html .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema é um pouco forte. O livro é repleto de emoção e o melhor que você consegue captar isso dos personagens e você começa a ficar "chorosa" por isso haha. E sim, ele apresenta quotes incríveis e a edição da Darkside (não só essa como todas) está incrível.
      Espero que leia e goste <3

      Excluir
  4. Esse livro da Darkside é maravilhoso!
    Tinha uma super curiosidade com relação a ele e sua resenha só aumentou minha vontade lê-lo.
    Parabéns pela resenha incrível!

    Um super beijo
    Livros em Contexto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Fico feliz que tenha despertado ainda mais interesse rs. Leia, você não vai se arrepender. Mas prepara o coração e o lencinho rsrs.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oieee! Eu não li ainda, mas o tema é forte, pesado e necessário. Quero conferir depois e vou preparar os lencinhos hehehehhe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É um tema que afeta todos que leem e com certeza, prepara os lencinhos e o coração porque tem muita emoção!

      Beijos.

      Excluir
  6. Gosto muito dos livros da DarkSide, esse também está na minha lista. Gostei da resenha *-*
    http://oxenteleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Eu sou apaixonada nas versões da Darkside e esse livro me cativou demais! Vale a leitura.

      Excluir