Qual a ordem cronológica dos livros Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery?

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 Anne conquistou milhares de fãs através da série produzida pela Netflix. Seus livros ganharam uma grande procura nos últimos tempos e, pensando nisso, decidi fazer esse post para ajudar com a ordem cronológica dessa série de livros.

Anne de Green Gables
Foto retirada do site Livraria Família Cristã


Anne de Green Gables

Anne é uma pobre órfã que foi enviada por engano para a fazenda de Green Gables, pois os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino para auxiliar nos trabalhos domésticos. Com pena da pobre garota, os dois resolveram mantê-la na fazenda ao descobrirem que, definitivamente, era uma menininha diferente de todas as outras. Com seus longos cabelos ruivos, seus olhos acinzentados e uma imaginação que lhe permitia viver muitas fantasias, mas que a metia em muitas confusões também, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas da vida de qualquer pré-adolescente.




Anne de Avonlea


De toda forma, uma tarde de agosto, com brumas azuladas que envolviam as encostas cultivadas, brisas suaves sussurrando como diabretes por entre os álamos e o esplendor dançante das papoulas vermelhas reluzindo contra o bosque escuro de jovens pinheiros em um canto do pomar de cerejeiras, era mais apropriada para sonhos do que para línguas mortas. Logo o Virgílio escorregou despercebido para o chão, e Anne, com o queixo apoiado nos dedos entrelaçados e os olhos fixos na esplêndida massa de nuvens fofas que se amontoavam justamente acima da residência do senhor J. A. Harrison como uma grande montanha branca, estava muito longe, em um mundo delicioso onde certa professora fazia um magnífico trabalho, modelando o destino de futuros estadistas e inspirando mentes e corações jovens com grandes e sublimes ambições.



Anne da Ilha


Decidida a realizar o seu sonho, Anne se muda para Kingsport e vai morar com sua amiga Priscilla Grant para finalmente terminar os seus estudos em Redmond College. Gilbert Blythe, desejando estudar medicina, também parte para Kingsport e enxerga a oportunidade de revelar seus sentimentos a Anne. O novo ambiente e a vida adulta trazem novos desafios e perdas que mudam as perspectivas e amadurecem a forma como ela enxerga o mundo.



Anne De Windy Poplars


Após os anos de universitária, Anne agora é diretora da escola de Ensino Médio de Summerside. A nova cidade e posição preparam alguns desafios, como a influente família Pringle, que não a quer a frente da escola. Gilbert Blythe está a três anos de concluir a faculdade de medicina e Anne se corresponde com o noivo por meio de cartas, compartilhando sua rotina ao lado das viúvas tia Kate e tia Chatty, a governanta Rebecca Dew, o gato Dusty e sua cativante vizinha Elizabeth. Anne descobre que possui ótimos aliados para enfrentar a espinhosa família Pringle e conservar seu cargo.



Anne e a Casa dos Sonhos


Sob o sol de Green Gables, onde tudo começou, Anne e Gilbert selam o relacionamento e assumem um futuro juntos. Em Four Winds uma oportunidade profissional aguarda Gilbert e rodeada de árvores e um riacho está a casa dos sonhos de Anne. Lá, conhecerão o capitão Jim e a Leslie Moore, vizinhos com histórias surpreendentes para compartilharem com o casal, que passará por momentos difíceis e alegres em seu primeiro ano de casado.




Anne de Ingleside


O livro traz Anne Shirley como uma atarefada mãe de cinco filhos, sem um momento de tédio sequer em sua animada casa. E, com um bebê a caminho e a visita da insuportável tia Mary Maria, desgastando-a, a vida de Anne está prestes a explodir. Mesmo diante desse cenário, nossa heroína não consegue pensar em nenhum lugar, no mundo todo, onde preferisse estar do que em sua amada Ingleside. Até o dia em que ela começa a se preocupar que seu adorado Gilbert talvez não a ame mais. Seria possível? Ela está um pouco mais velha, mas ainda é a mesma ruiva irreprimível e insubstituível de sempre: a maravilhosa Anne de Green Gables. Mas Anne está pronta para fazer com que seu querido marido se apaixone por ela novamente!




Vale do Arco-Íris


Os seis filhos de Anne e Gilbert já estão crescidos e perseguindo aventuras. Em uma delas descobrem o Vale do Arco-Íris e frequentemente vão até lá para brincarem. Então, novas crianças chegam a Glen St. Mary: os travessos Meredith. Contrariando as expectativas uma amizade nasce entre as crianças, enquanto o viúvo John Meredith procura por uma esposa. Em um celeiro, está escondida a órfã Mary Vance, que conquista os pequenos Blythe e Meredith, que juntos no Vale do Arco-Íris, traçam um plano para que a nova amiga não volte ao orfanato.




Rilla de Ingleside


Rilla está chegando aos quinze anos e o seu primeiro baile no farol de Four Winds se aproxima trazendo também a expectativa por um romance com Kenneth Ford. Porém, os desafios que aguardam a filha caçula de Anne podem ser maiores que o anseio por um primeiro beijo, com a eminência de uma guerra que ameaça a família Blythe. Anne e Gilbert se preocupam com os seus filhos e com a ingenuidade da pequena Rilla, que terá sua coragem e amadurecimento testados por episódios que a mudarão para sempre.

5 comentários

  1. Oie,
    Adorei seu post! Realmente a Anne ganhou um hype que parece estar cada vez maior, né? Já assisti a série e li o primeiro livro em inglês, mas ainda preciso pegar pra ler o restante.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  2. olá, achei bacana a ideia de montar essa linha do tempo porque muita gente até quer começar a ler, mas acaba se perdendo sem saber por qual título começar. eu sou dessas que me atrapalho super fácil ahhahah interessante ir acompanhando a evolução e amadurecimento da protagonista, passando por várias fases de sua vida :)
    Parabéns pelo post, muito informativo. ^^
    Tschuss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, jamais imaginaria que Anne tinha linha do tempo! Eu assisti a série tem um tempão e eu fiquei apaixonada pela Anne e fiquei muito triste que uma série tão potente foi cancelada, fiquei com vontade de ler os livros, espero que eu me encante por eles como foi com a série! Já salvei sua linha do tempo aqui, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não tinha ideia que essa série é tão longa. Eu não li os livros e nem assisti à série, mas tenho muita vontade. Amei saber a ordem cronológica, porque do jeito que eu sou, era bem provável eu me confundir haha. Amei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa história me ganhou pela série, comprei o primeiro livro em um outra edição que acho linda, mais essas das fotos são tão lindas também, adorei saber a cronologia dos livros, são tantos que podemos confundir rsrsrs, beijos!

    ResponderExcluir