3 distopias que você não pode deixar de ler

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Distopia refere-se a um lugar, época ou estado imaginário em que se vive sob condições de extrema opressão, desespero ou privação. Com isso, separei 3 distopias que eu amo e vocês precisam conhecer!

livros de distopia


Jogos Vorazes

O livro relata um mundo distópico, ou seja, onde a estória é narrada em um futuro que é marcado por uma realidade opressiva e um governo controlador, assim como ele nos mostra a desigualdade social entre os distritos. Cada distrito é especializado em alguma coisa e com isso precisam colher e fornecer tudo para a capital. Teria como ser mais controlador e desigual que isso? Uns tem mais, outros tem mesmo. É a realidade não só dos personagens, mas da vida.



SinopseConstituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.



Imperfeitos


Nesse contexto é possível perceber o sofrimento de uma garota de apenas dezessete anos. Cresceu em uma sociedade onde você não pode falhar, tem que ser perfeito o tempo todo. Não pode sentir piedade, não pode ajudar, nem se sensibilizar com nenhum Imperfeito ou isso será levado ao Tribunal. Um livro recheado de reviravoltas, mentiras, descobertas e uma pitadinha de romance. Um universo que parece um pouco com nossa realidade, pois se falhamos em algo, somos julgados por nossos pequenos erros.



SinopseCelestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão.
Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan.
Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor.
Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita?



O conto da Aia

A leitura apresenta muitas questões importantes sobre como as mulheres eram tratadas antigamente e isso ainda prevalece em nossa sociedade, infelizmente. Alguns momentos fiquei aflita com o que era relatado, me causando repulsa. É preciso ter calma para realizar a leitura, absorver tudo o que é apresentado e digerir também. Um livro bem impactante e apesar de ser uma distopia, apresenta essa sociedade machista e muitas outras questões que nós, mulheres, enfrentamos em nosso cotidiano.



Sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump.

10 comentários

  1. Oi, Fabi!
    Já li Jogos Vorazes e acabei não curtindo muito :P
    O Conto da Aia tenho muito interesse, mas conheço a escrita da Margaret e sei o quanto a leitura pode se tornar pesada.
    Gostei mesmo foi de Imperfeitos, não conhecia e já salvei a indicação :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que não gostou de Jogos Vorazes? Poxa, eu amo. E sim, a escrita da Margaret é intensa, mas apesar disso, é um livro que vale muito a pena conhecer. E Imperfeitos é ótimo. Vai amar!

      Excluir
  2. Olá,
    Acho que dos três eu leria Imperfeitos, que aliás nem sabia que era uma distopia! Gosto dessa coisa com mais drama então parece ser uma boa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É distopia, sim, e foi a primeira que a autora escreveu (e, particularmente, achei que fez perfeitamente bem).

      Excluir
  3. Oii!!

    Eu não sabia que a Cecelia tinha uma distopia, eu AMO os livros dela, vou anotar aqui!
    Meu sonho ler O Conto de Aia, espero conseguir em breve. Uma distopia que estou curiosa é o Vox, já leu?

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a primeira distopia que a Cecelia escreveu e posso dizer que ela fez super bem! Ainda não li Vox, mas tenho muita curiosidade.

      Excluir
  4. Oi Fabiana.

    Das três dicas que você mencionou em distopias, a única que li foi O Conto da Aia e está na lista dos meus livros favoritos. Estou em divida com Jogos Vorazes. Preciso ler com Urgência e fico adiando desde que assisti os filmes.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conto da Aia é uma distopia pesada, mas que recomendo bastante mesmo. E você vai amar muito Jogos Vorazes. Sou apaixonada!

      Excluir
  5. Oi, amei suas indicações. Ainda não li nenhum dos três mas tenho o Jogos Vorazes na estante, o da Cecelia chamou minha atenção pelos seus comentários e o O conto da aia é um que quero ler faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São três livros que eu super recomendo! Acredito que vai gostar bastante.

      Excluir