Resenha | Jogos vorazes, de Suzanne Collins

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Até onde você seria capaz de ir para salvar aqueles que você ama? Katniss Everdeen mostrou toda a sua determinação e coragem quando decidiu participar do Jogos Vorazes no lugar de sua irmã mais nova.


Suzanne Collins

Após o fim da América do Norte, uma nação chamada Panem surge. Ela é formada por doze distritos e cada um representa o nível social de cada um.  Alguns distritos precisam caçar (ilegalmente) para comer ou outros precisam trabalhar o dia inteiro para terem algo em suas mesas. Tudo isso porque a Capital comanda todos.

Para a Capital demonstrar o seu poder sobre todos, eles criaram a versão dos jogos vorazes que é como um reality show onde acontece anualmente e é transmitido ao vivo pela televisão. Todos os distritos são obrigados a participar, sendo um homem e mulher de cada um deles e precisam lutar até a morte; até que reste apenas um sobrevivente. Para eles não importa se é criança, se é idoso, se tem alguma deficiência: a capital quer apenas que os jogos sejam realizados.

Suzanne CollinsQuando a nova versão dos jogos vorazes é anunciada e estão selecionando os participantes do Distrito 12, Prim é a escolhida. Ela é apenas uma garotinha, como poderia participar dos jogos? Katniss jamais permitiria que algo assim acontecesse com a sua irmãzinha, então ela se voluntaria. Após tantos anos de jogos, poucas pessoas foram capazes de se voluntariar. Mas Katniss jamais deixaria que algo ruim acontecesse com Prim, não enquanto ela estivesse viva.

Mesmo preocupada com as condições que sua mãe e irmã ficarão, ela pode contar com Gale, seu melhor amigo. Ele não tem muito para oferecer a sua família, mas tem uma amizade e é capaz de caçar e ajudar alimentá-las, se for preciso. Katniss sabe que pode não sobreviver durante os jogos, mas também sabe que se caso vencer, terá uma grande fortuna e sua família não precisará passar mais por momentos tão complicados como esses.

Até onde ela será capaz de ir para ser uma vitoriosa? Até onde sua determinação pode levá-la? Ela irá enfrentar tributos mais fortes que ela e irá precisar fazer alianças para sobreviver. Então, sejam bem-vindos aos Jogos Vorazes.

Suzanne Collins

📖 "Eu só... eu só estou com muita saudade dele. E odeio ficar aqui tão sozinha. Será que ele sente saudades de mim? Deve sentir." (pág. 123)

O que dizer da atitude altruísta de Katniss Everdeen? Decidiu entrar no lugar da sua irmã e participar dos jogos mostra o quanto a personagem é altruísta, forte e completamente determinada, mesmo não sendo muito boa em fazer novas amizades.

"Jogos vorazes" foi o livro que escolhi no mês de fevereiro para o meu projeto releitura. Estava com saudade de viver novamente esse mundo incrível que a autora Suzanne Collins criou e confesso que estava com saudade de reviver essa personagem girl power que a Katniss é.

Suzanne CollinsO livro relata um mundo distópico, ou seja, onde a estória é narrada em um futuro que é marcado por uma realidade opressiva e um governo controlador, assim como ele nos mostra a desigualdade social entre os distritos. Cada distrito é especializado em alguma coisa e com isso precisam colher e fornecer tudo para a capital. Teria como ser mais controlador e desigual que isso? Uns tem mais, outros tem mesmo. É a realidade não só dos personagens, mas da vida.

A escrita da autora é completamente rica em detalhes. Podemos entender perfeitamente como tudo ocorre na escolha dos tributos até ir para a arena, como os jogos funcionam e o que acontece com o vencedor dos jogos. Ela divide tudo perfeitamente em três partes e faz com que o leitor sinta essa experiência como se ele também fosse um tributo.


Suzanne Collins

Dez anos depois... e "jogos vorazes" ainda é um dos melhores livros de distopia que já li, tanto em enredo quanto em personagens. É impossível não se sentir parte da estória, assim como não torcer para alguns e desejar matar outros. É incrível quantas emoções um único livro pode proporcionar, não é mesmo? 

Conheça esse universo completamente diferente. Viva uma experiência como se fosse um tributo. Seja altruísta, completamente determinada e lute como a  Katniss. E que a sorte esteja sempre a seu favor!


Avaliação: ❤❤❤❤

Título original: The hunger games
Escritora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de publicação: 2008
Páginas: 400
Gênero: Distopia / ficção / aventura / literatura estrangeira

SINOPSE | SKOOB
"Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.
   Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
    Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes."

5 comentários

  1. Oie!

    Eu li essa série há algum tempo e adorei todos os livros!
    No começo achei a história muito impactante, por envolver mortes brutais e intencionais entre crianças e adolescentes, ainda mais por serem motivas e incentivas por adultos.

    Ótima resenha!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Realmente. É bem impactante, mas mostra um futuro distópico. Já imaginou se tivéssemos que lutar por comida e para sobreviver? Seria terrível :(

      Obrigada <3 Beijos.

      Excluir
  2. "Jogos Vorazes" são meus livros favoritos [juntamente com Harry Potter] ♥
    Fico feliz que você goste também.
    Quero muito reler [de novo] este ano, pelo menos o primeiro. Sempre esqueço de muitos detalhes, haha.
    Adorei a resenha, suas fotos estão lindas e seu blog é uma graça ♥

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos Vorazes é uma excelente distopia! Decidi reler este ano simplesmente pelo mesmo fato que você citou: esquecer os detalhes. E confesso que foi ótimo reviver alguns momentos.

      Obrigada, obrigada, obrigada *-* <3

      Excluir
  3. Quando eu conheci esse livro, fiquei muito ansioso para conseguir terminar ele o mais rápido possível. Jogos Vorazes foi o primeiro livro que eu li completo em toda a minha vida em 2 dias de tão viciado que eu fiquei. Como eu trabalhava na época que li, precisava usar cada minuto que eu tinha disponível para ler e depois não consegui mais parar.

    Hoje eu já li mais de 6 vezes a saga completa porque não adianta, continua sendo a minha saga de livros favorita. Você indicaria alguma outra saga pra ler?

    ResponderExcluir