Resenha | Ano um (Crônicas da Escolhida #1), de Nora Roberts

terça-feira, 30 de julho de 2019

Imagina se tudo aquilo que você conhecesse simplesmente deixasse de existir? E se o mundo fosse tomado por um vírus e todos em sua volta começassem a morrer, menos você, como reagiria? “Ano um”, livro distópico e lançamento da autora Nora Robets, publicado pela Editora Arqueiro, vai relatar um mundo após um enorme caos.

Nora Roberts


É noite de Ano Novo e todos estão celebrando.

O que as pessoas costumam fazer em noite de ano novo? Pedidos para o próximo ano e vários planos também, porém o que não esperava era que o mundo viraria um perfeito caos, onde uma doença iria se alastrar rapidamente.

Em questão de algumas semanas, a iluminação some, a doença continua se espalhando, as leis e o governo entram em colapso e tudo começa a ficar perdido. Mas além disso tudo, tem uma outra questão: mais da metade da população foi dizimada pela doença. Como algo pode ser tão cruel e acabar com a população?

Por outro lado, há pessoas que são totalmente imunes dessa doença. Enquanto a ciência e a tecnologia vão esvaindo desse mundo, a magia começa a crescer e dominar. Essas pessoas que são conhecidas como imunes (ou dotados), conseguem sobreviver a qualquer caos instalado na cidade, principalmente desse vírus.

Na luta pela sobrevivência e em busca de um lugar para encontrar a salvação, a vida de alguns viajantes acaba cruzando-se e juntos começam a busca por um lugar que ainda não foi devastado e ficar longe de qualquer perigo, principalmente daqueles que querem caçar os imunes.

Que distopia incrível e viciante!

Já imaginou se coisas assim realmente acontecessem? Como nós iriamos sobreviver em um mundo onde tudo se perdeu e precisaríamos lutar dia após dia para fugir dos perigos e tentar sobreviver?

Esse foi meu primeiro contato com a autora Nora Roberts e preciso dizer que me encantei imensamente com a sua escrita! Ela soube criar um mundo distópico totalmente diferente e incrível, e a forma como ela narrava todos os acontecimentos, era como se eu realmente tivesse naquele instante, lá com os personagens, ou me sentisse assistindo uma série. Tem sensação melhor do que essa do que se sentir parte da estória?

O livro é dividido em quatro partes, sendo a primeira parte da Catástrofe, a segunda parte da Fuga, a terceira parte da Sobrevivência e a última parte da Escuridão à Luz. Cada capítulo vai narrando algum personagem e o que estão vivendo para sobreviver e entender esse caos e quando eles se conhecem e começam a se unir, é onde todo enredo toma um rumo diferente.

Digo rumo diferente porque quanto mais pessoas passando pelo mesmo problema que você e procurando uma alternativa para enfrentar todos esses problemas, melhor. É nesse ponto que você começa a ver quem as pessoas são de verdade e quais as intenções reais de cada uma.

Acredito que, entre aqueles que denominamos Incomuns, há luz e escuridão, da mesma maneira que há luz e escuridão em todos nós. 

Nora Roberts

“Ano um” é o primeiro livro da trilogia.

Se eu já amei esse livro, o cenário devastador na qual eu fui inserida, que me fez sentir angústia, desespero e até mesmo esperança junto com os personagens, o que será que os próximos livros me reservam?

O final do livro é realmente esperançoso e não consigo imaginar qual será o rumo do próximo livro da trilogia. Acredito que uma forma diferente do qual conhecemos neste primeiro, mas que garanto que será incrível tanto quanto.

Por ter sido meu primeiro contato com a autora, eu realmente fiquei encantada com suas palavras e a maneira fluída como ela escreve. Ela tem uma riqueza de detalhes impressionante, mas que não torna a leitura chata ou cansativa. Pelo contrário! Nora Roberts consegue viciar o leitor do primeiro parágrafo até o epílogo.


Para quem, assim como eu, ama uma distopia, com certeza recomendo que leia este livro! “Ano um” vai te trazer inúmeras emoções, sensações e esperança. Você vai esquecer do mundo à sua volta e se sentir parte desse verdadeiro caos.



Avaliação: 4,5 ❤ - adicione no skoob: ano um
*e-book recebido em parceria com a editora


Título original: Year One
Escritora: Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
Lançamento: 2019
Gênero: distopia / trilogia 

SINOPSE
Tudo começa na noite de Ano-Novo. A doença se alastra rapidamente. Em questão de semanas, a rede elétrica para de funcionar, as leis e o sistema de governo entram em colapso e mais da metade da população mundial é dizimada.
Onde existia ordem, agora só há caos. E conforme o poder da ciência e da tecnologia diminuíam, a magia crescia e tomava o seu lugar. Uma parte dessa magia é boa, como a feitiçaria praticada por Lana Bingham no apartamento que divide com o amante, Max. Outra parte dela, no entanto, é inimaginavelmente maligna, e pode se esconder em qualquer canto, numa esquina, nos fétidos túneis sob o rio ou dentro daqueles que você mais ama e conhece…

Espalham-se rumores de que nem os imunes nem os dotados estão a salvo das autoridades que patrulham as ruas devastadas, então Lana e Max resolvem deixar Nova York. Outros viajantes também seguem esperançosos para o oeste: Chuck, um gênio da tecnologia que mantém o bom humor em um mundo off-line; Arlys, uma jornalista que insiste em buscar e registrar a verdade; Fredinha, uma jovem com um otimismo que parece fora do lugar nessa paisagem desoladora; Rachel e Jonah, médica e paramédico, determinados a proteger uma jovem mãe e seus três bebês recém-nascidos.
Em um mundo em que cada estranho no caminho pode representar a morte ou a salvação, nenhum deles sabe o que encontrarão. Porém, um novo horizonte os aguarda, a concretização de uma profecia ancestral que transformará a vida de todos os sobreviventes.
O fim chegou. O início é o que vem agora.


28 comentários

  1. Oi, Fabiana! Estou louca para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Amo distopias e todas as resenhas que li de Ano Um fazem a história parecer ainda mais interessante e intensa, me deixando mais curiosa AAAA
    Amei a resenha ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você ama distopia tenho certeza que vai amar muuuito esse livro! Ele realmente é incrível. Leia sem medo!

      Excluir
  2. td mundo fala mt dessa autora e sempre quis ler alguma coisa dela, adoro distopias e com certeza fiquei super curiosa pra ler essa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam super bem, né? Confesso que até o momento ainda não tinha sentido tanta vontade de ler seus livros, sabe? Mas depois de ler e amar essa história, quero ler outros! E se você adora distopia, pode apostar que vai adorar "ano um".

      Excluir
  3. Tb nao li nada da autora e esse livro muito me interessa. E curti muito a capa dele.

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii,

    Que ótimo que você começou a ler livros da autora por uma história apaixonante. Eu fiquei bem curiosa para saber um pouco mais sobre esta história, para saber o que vai acontecer nesta configuração de mundo, mas tive experiências tão ruins com a autora que acabei largando de lado qualquer obra dela. Para quem gosta do gênero prece ser uma história realmente incrível, e eu realmente gosto deste tipo de história, mas por algum motivo a escrita da autora não funciona para mim :(

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que já tenha lido algo dela e não gostou :( espero que dê uma nova chance. Ler "ano um" foi uma experiência incrível e me trouxe muitas emoções. Quem sabe você se apaixone?!

      Excluir
  5. Nora é uma autora super a vontade com todos os generos ne? Isso é muito incrível porque ela passeia de romance ate distopia com uma naturalidade sem igual. Não conhecia esse livro mas tô precisando de uma boa história e essa com certeza é a dica certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li outros livros da autora (esse foi meu primeiro contato), mas a partir desse momento, eu quero ler tudo dela mesmo haha.

      Excluir
  6. Olá!
    Ahh Nora Roberts, adoro seus romances e nunca li nada fora desse gênero, será uma surpresa acompanhar essa trilogia, e nossa tem tempo que não leio uma distopia, fiquei mega curiosa, pois a autora é super versátil né, sabe o que escreve e não vejo a hora de conferir!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ver a autora sempre publicando romances e ela partindo para uma distopia, realmente foi incrível. Esse foi meu primeiro contato com ela e eu amei muito!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada da Nora Roberts? Mas tenho curiosidade e sempre fico impressionada com o fato de ela escrever os mais diversos estilos. Esse eu ainda não conhecia, mas como não ando muito no clima para distopia, acabei não me interessando. Mas fiquei feliz por ver o quanto você gostou e espero ler algo da autora em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha lido nada dela, mas dei uma chance com esse livro e eu amei muito! Espero que você volte ao clima de distopia e leia essa obra incrível.

      Excluir
  8. Oi Fabiana.
    Estou louca para ler este livro e pela sua resenha minha curiosa aumentou. Especialmente porque não conheço a escrita da autora e vejo muito elogio pela net. Vou tentar adquiri -lo o mais rápido possível. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia e eu te digo: amei começar por esse livro. Que enredo incrível! Torcendo para você ler e amar tanto quanto eu.

      Excluir
  9. Olá, queria muito saber mais sobre a obra, adorei sua resenha, consegui ver melhor o que a autora quis nos proporcionar enquanto leitores, espero ter a oportunidade de ler a obra que já me chamou muito á atenção, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia. É realmente uma obra incrível e cativante!

      Excluir
  10. Olá,
    Ao contrário de você já li muitos livros da Nora, mas acho que este foi o primeiro distópico dela que vi, e com toda certeza quero muito. Recomendo para você os livros de terror dela, que são bem leve mas trazem essa coisa da magia.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela também escreve terror? Gente, essa mulher é multifunções hahaha. Com certeza vou pesquisar mais sobre eles :D quero ler mais livros da autora.

      Excluir
  11. Oi Fabi,
    Eu li uma trilogia da Nora ano passado de terror, eu gostei muito da narrativa dela, e confesso que acho surpreendente a forma como ela consegue incluir romance em temas tão diversificados, já que a trilogia era de terror. Amo distopia e fiquei mega curiosa, já que ainda não experimentei a escrita da autora nesse tema. Só não entendi o que faltou para o livro ganhar 5 estrelas.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu tenho certa dificuldade na hora de avaliar um livro hahaha, desculpa! Mas ele é digno de 5 estrelas sim. Eu quero conhecer essa trilogia de terror dela. Se ela inclui romance em diversas situações, quero!

      Excluir
  12. Oiii,
    Sou apaixonada pela escrita da Nora Roberts e ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre esse livro e estou completamente curiosa pelo desenrolar da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter sido meu primeiro contato com a autora, eu amei a experiência. Quero ler outros livros dela.

      Excluir
  13. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas tenho algumas obras dela na lista de desejados.
    Esse que você citou ainda não conhecia, mas fiquei bastante curiosa. A capa está incrível!
    Nunca li o gênero, mas tenho muita curiosidade para conhecer. Quem sabe eu comece por esse.
    Fiquei ainda mais empolgada em saber que você amou a leitura. Vou anotar sua dica e espero gostar!
    Beijos 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um gênero que eu AMO e a Nora fez um livro incrível. Acredito que você vai amar demais o desenrolar dessa história e principalmente a escrita da autora.

      Excluir
  14. Oi! eu nunca li nada da Nora, e tem sempre muita gente elogiando. Sem falar que ela consegue ir de um tema a outro em seus livros com uma facilidade enorme. Eu não sou muito chegada a distopias, mas sempre achoo tema de apocalipse muito interessante, seja ele em qualquer contexto. Muito obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo fala da facilidade de autora escrever diversos gêneros e isso me deixou super empolgada. Esse livro me encantou de uma forma que nem sei dizer! Espero que dê uma chance a ele e se apaixone também.

      Excluir