Resenha | Até o fim, de Harlan Coben

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Até onde devemos ir para descobrir segredos sobre o passado? Até que ponto aguentamos todas as verdades? “Até o fim”, publicado pela Editora Arqueiro, foi meu primeiro contato com o autor Harlan Coben e desvendei passo-a-passo do mistério junto com ele.

Harlan Coben

O ENREDO


Neste enredo nós vamos vivenciar todo o mistério que assombra a vida de Nap Dumas. Desde o último ano do colégio, a vida de Nap nunca mais foi a mesma: seu irmão foi encontrado morto no trilho dos trens. Ele nunca se conformou que seu irmão cheio de vida fosse capaz de cometer suicídio.

Durante 15 anos, esse mistério o atormenta. Foram longos anos procurando respostas, atrás de pessoas que faziam parte de sua vida naquela época, de sua ex-namorada... sempre buscando uma razão por aquela morte, pois nada tinha sentido.

"Há quem diga que o dinheiro é a fonte de todos os males. Pode ser. Outros dizem que dinheiro não compra felicidade. Também pode ser. Mas se você sabe lidar com ele, o dinheiro compra liberdade e tempo, coisas bem mais tangíveis do que felicidade."

Porém o que desencadeia de vez essas emoções e o faz retomar a busca, é que as digitais de sua namorada foram encontradas em um assassinato de um ex-colega de turma e esse colega, assim como outros, estavam em um clube onde, a partir desse momento, cada um é assassinado.

Será que depois de longos anos tudo tem conexão? Será que depois de tanto tempo ele finalmente vai encontrar a verdade por trás da morte de seu irmão?

O PERSONAGEM

Nap é aquele personagem totalmente focado e decidido em encontrar pistas para desvendar a morte do seu irmão e em certos momentos até parece obcecado por aquilo. A forma como outros personagens dialogavam com ele, é perceptível que ele era um cara com temperamento forte e até mesmo difícil de lidar, por isso agora, quinze anos depois, ele está buscando as informações que precisa.

Em certos aspectos eu gostei dessa determinação do personagem, mas em outros acabei achando um pouco irritante, principalmente por pensar apenas na ex-namorada e como ela causou todo o sofrimento para ele, sempre a protegendo de qualquer suspeita.

"Nossa mente, assim como o coração, vai aonde quer,"

Harlan Coben

A NARRATIVA

A escrita de Harlan Coben é boa. Ele sabe escrever os fatos de uma forma que prende o leitor e você fica curioso em saber o que vai acontecer no próximo capítulo e como ele desvendará o mistério.

A trama gira em torno de um assassinato atualmente na cidade, mas que pode ter uma ligação com a morte do Leo, irmão de Nap. Porém, como ele chegou nessa conclusão? Isso foi um ponto que senti falta durante o enredo, assim como outras pistas que ele encontrava, mas que naquele momento não se encaixavam.

"Para mim as bibliotecas têm a atmosfera de uma catedral, o silêncio de um templo dedicado ao saber."

Um ponto que gostei bastante em cada capítulo foi a forma como ele narrava. Tudo era de um jeito como se ele estivesse o tempo todo falando com o irmão morto, como se aquilo fosse um ato de não se sentir sozinho e descobrir o porquê tudo aquilo aconteceu.

FINALIZANDO...

Até o fim” foi meu primeiro contato com o autor Harlan Coben e gostei de conhecer a sua escrita. Apesar de não ter me cativado absurdamente como eu esperava, ele possui uma escrita boa e cheia de mistérios.

Cada capítulo tinha uma conexão e terminava de forma que você precisava começar o capítulo seguinte para desvendar todos aqueles pontos soltos. É impossível não ficar cheio de curiosidade e saber se tudo aquilo que você julga sobre o assunto, quem matou seu irmão e todas aquelas pessoas, é quem você espera ou não.

"Quando a gente tem a escolha de seguir pelo caminho A ou pelo caminho B, muitas vezes o melhor a fazer é ficar onde está até ter certeza de onde a gente está pisando."

Para quem é fã de mistérios (ou quer começar no gênero) e gosta de um romance policial, como o livro é categorizado, recomendo que leia essa obra. É aquele livro que você torce para saber quem é o mocinho e quem é o vilão e que no final, tudo traga a paz que o personagem principal sempre procurou.


Avaliação: 3,5 ❤ - adicione no Skoob: até o fim
*e-book recebido em parceria com a editora arqueiro.

Título original: Don't let go
Escritor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Lançamento: 2019
Gênero: romance policial / suspense / mistério / crime

SINOPSE
O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa.
Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista.
As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa.
Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.

32 comentários

  1. Doida pra ler esse livro, ainda mais que faz tempos que não leio nada dele e por amar esse autor. O jeito de escrever e prender nas histórias é maravilhoso. Mais um cheio de mistério e aquela boa curiosidade pra desvendar as coisas. O Nap parece ser um bom personagem, mesmo com umas coisinhas pra ficar atento aí. Bem construído pelo jeito da trama e essa vontade de saber o que aconteceu com o irmão. Dá uma certa simpatia mesmo não parecendo dos mais fáceis de lidas, mas essa determinação dele é boa pela trama e a jornada que deve fazer pra descobrir as coisas. Quero só ver quando ler o que vou achar dele mesmo. No geral parece um bom livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi meu primeiro contato com o autor, gostei da forma como todo o mistério aconteceu. Ele realmente sabe construir um bom cenário! Quero conhecer mais livros dele. É um livro bom, apesar de alguns pontos que gostaria de mudar :)

      Excluir
  2. Ainda não li nada do Harlan Coben mas ouço muito criticas positivas a escrita dele. Só escreve genero policial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, sim. Os livros geralmente tem mistério envolvido.

      Excluir
  3. O único livro que eu li desse autor, foi Não conte a ninguém, já faz muitos anos, e eu não lembro muito bem das coisas, por isso quero ler novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive oportunidade de ler outro livro do autor, mas esse "não conte a ninguém" sempre me chama atenção.

      Excluir
  4. Ainda não li nada do Harlan, e por não ser fã do gênero, acho que também não me sentiria cativada pela história.
    Mas ele parece escrever boas histórias que conquistam os apaixonados por mistério.
    Gostei muito dessa nova capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com o autor e gostei da experiência. Quem sabe você encontre um dos livros e se apaixone?! :D Quero ler outros livros do Harlan.

      Excluir
  5. Penso que dependendo do tema não vale a pena reviver e remexer o passado, mas tem coisas que precisam de respostas e aí não tem gente tem que mergulhar no passado para entender o presente e seguir em frente. Achei legal você ter desvendado tudo no passo a passo da leitura.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há coisas que precisam de respostas mesmo, mas eu não sei se conseguiria reviver o passado, sabe? Ainda mais se o mesmo causou um grande sofrimento. De qualquer forma, é um bom enredo.

      Excluir
  6. Olá Fabiana!
    Se por um lado todo o mistério que envolve a trama faz com que o leitor fique ansioso para descobrir a verdade, por outro esse temperamento extremamente obsessivo do protagonista impede que o leitor seja capaz de se conectar e entender as suas motivações. Mas no geral, Coben entrega uma trama consistente que cumpre o que promete.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas o Coben cumpre o prometido no livro. Infelizmente não consegui me conectar totalmente com os personagens, mas gostei do enredo todo.

      Excluir
  7. Olá! Ah, eu queria poder ter essa sensação de ler pela primeira vez o Harlan, é tão gostoso! Eu sou leitora dele há muitos anos e confesso que hoje em dia, as histórias dele já não me prendem com tamanha facilidade como antes, já estou um pouco escolada nos mistérios, e quase sempre sei o que aconteceu na história. Mas isso não quer dizer que tenha deixado de gostar, apenas mudei um pouco. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da escrita do autor, mas em certos momentos da leitura eu já desconfiava o que iria acontecer. De qualquer forma, foi uma boa experiência. Gostei!

      Excluir
  8. Olá Fabiana!
    Eu gosto bastante do gênero mas ainda não li nada do autor. Achei bem bacana o tipo de narração, é algo que não vemos muito por aí é faz a diferença na leitura. Particularmente não gosto muito dessa obsessão do personagem, apesar de ser compreensível. Espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo em certos momentos essa obsessão dele, mas ainda assim não concordo sabe? Acho que foi esse ponto que não gostei muito do livro, mas de resto, é uma boa leitura.

      Excluir
  9. Oi Fabiana.

    Realmente a escrita de Harlan Coben é boa. Eu ainda não tive a chance de ler este livro, mas pela sua resenha, acho que merece dar uma chance. Já está na hora de conferir este mistério. Adorei sua opinião e obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos precisam dar uma chance para o autor, sabe? Ele realmente tem boas histórias e muito mistério envolvido. Estou curiosa para conhecer mais obras dele. Espero que você goste!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Sempre ouço falar bem dos livros do autor, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dele. Que bom que aparenta ter uma escrita boa, apesar de não ser aquilo tudo que te falaram. Acho que quando criamos um grande hype, as chances de frustrar crescem. Adorei ver sua opinião <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bom, mas ainda não foi aquele que favoritei, sabe? Ainda quero ter a oportunidade de ler mais livros do autor.

      Excluir
  11. Uau, que situação! Já li várias críticas positivas sobre esse livro e apesar de nunca ter lido algum livro do Harlan Coben, confesso que esse me deixou intrigada e curiosa pra saber o que realmente aconteceu com o irmão do Nap e porquê as digitais de sua namorada estão numa cena de crime.
    Sem dúvida,vou adicioná-lo à minha lista de leituras ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu primeiro contato com o autor e gostei como a história desenrolou. Apesar de alguns pontos que me incomodou durante a leitura, é um bom livro. Espero que tenha a chance de ler e goste.

      Excluir
  12. Gostei de ver a sua resenha, espero que você tenha a oportunidade de ler outros livros do autor, esse, apesar de bom, não é dos melhores. Eu adorei a leitura, sou mega fã do autor e gostei de saber que o livro te agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito bom saber disso! Tem algum que você recomenda? Estou querendo ler mais do autor, só não sei qual devo seguir hahaha.

      Excluir
  13. Nunca li nada do autor, mas tenho bastante vontade de ler, esse livro parece ser bom e chamou minha atenção, acho q gostaria dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até este momento eu também não tinha lido nada dele, porém gostei de conhecer e esse livro foi uma boa leitura. Espero que goste também :)

      Excluir
  14. Olá!
    Eu não li nada do autor mas já li algumas resenhas de algumas de suas obras e me agradaram bastante. Gosto muito de Thriller, investigação e um pouco de mistério e esse livro me agradou muito. Espero ter a oportunidade de ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse livro (assim como todos do autor) são super indicados para você! Pelo o que vejo, esse é o estilo de sua escrita. Foi meu primeiro contato com o autor e recomendo a leitura.

      Excluir
  15. Oi, Fabiana!
    Meu primeiro contato com a escrita do Harlan Coben foi através do livro O medo mais profundo, eu tive sorte porque eu amei, o livro é o sétimo livro da série Myron Bolitar que eu quero ler pra ontem mas que ainda não tive a oportunidade de ler... Quem sabe você acabe gostando mais do que de Até o Fim?!... Ah, não tive problema em entender o livro por iniciar a leitura pelo livro 7, ok?
    Em relação a Até o Fim, curto livros de misterios e amo romance policial, e fiquei muito curiosa para desvendar o mistério que envolve a morte do irmão de Nap que aconteceu a 15 anos atrás... Valeu pela dica, anotada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que não teve problema, pois quando vejo essa série sempre penso: "são tantos livros..." e acabo desistido. Vou anotar a sua dica! E espero que curta essa leitura. O livro pode te surpreender.

      Excluir
  16. Olá! Nunca li nada do Harlan Coben, mas gosto muito de mistério.
    Já li outras resenhas desse livro e todas foram positivas. Espero ler esse livro e apreciar a leitura.
    Fiquei bem curiosa para descobrir quem é o mocinho e quem é o vilão da história.
    Adoro quando os livros me fazem ficar curiosa e me envolvem tanto ao ponto de eu ficar ansiosa pelo próximo capítulo.
    Com certeza vou adicionar esse livro na minha lista de leituras!
    Obrigada pela indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro me envolver na história e começar a suspeitar de várias pessoas haha garanto que a leitura vai te agradar bastante!

      Excluir