Resenha | Volte para mim, de Paola Aleksandra

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O que faria alguém sair de casa, fugir de tudo e todos, sem pensar nas consequências? Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra com um propósito e seu futuro dependia das respostas que encontraria nessa aventura.

Paola Aleksandra
"Mantenha a cabeça erguida. Não importa o que foi feito ou dito, o perdão existe para aqueles que enfrentam seus erros, superam o passado e constroem um novo futuro."


Volte para mim” é o livro de estreia da autora Paola Aleksandra e nele nós somos levados para um romance de época, com uma narrativa na Inglaterra onde diversos acontecimentos irão surgir e Brianna terá que enfrentar para conseguir seguir em frente e decidir qual é a melhor escolha para seu destino. Essa escolha muda tudo e até mesmo quem ela é.


Aos dezesseis anos, Brianna fugiu para a Escócia, abandonando sua família e todas as obrigações que ela tinha na Inglaterra em busca de um propósito. No meio dos escoceses, ela encontrou refugio e acabou descobrindo mais sobre ela, sobre quem ela gostaria de ser.

"Significa que o amor deve somar e nunca excluir."

Quando tudo parecia estar caminhando perfeitamente bem, uma grande e dolorosa verdade surge e fará com ela retorne imediatamente para a Inglaterra desejando nunca ter partido de lá. Porém ela não tem tantas lembranças de onze anos atrás; lembra-se apenas da sua família, do seu melhor amigo Desmond Hunter – que nunca mais escreveu e não manteve contato com ela. Como ela irá encarar tudo isso?


É hora de encarar o passado, seus medos, receios e primeiro amor. É hora de viver a realidade que lhe é apresentada e enfrentar todos os obstáculos. É hora de viajar para 1815 e 1827!

💭

Paola Aleksandra

"Mas a imaginação é apenas uma sombra da realidade que se estende à minha frente." 

A leitura de “volte para mim” foi em conjunto com a querida amiga @deborahstrougo (autora de inesperadamente você). Ela é apaixonada por romance de época e eu como estou aos poucos lendo mais deste gênero, não pensei duas vezes em embarcar nessa aventura com ela! E preciso confessar que há muito o que aprender e viver com este gênero literário.

Devo começar dizendo que gostei muito de embarcar nesse livro e descobrir tudo o que aconteceu com Brianna, porém alguns pontos me incomodaram bastante, principalmente o motivo da fuga da personagem. Criou-se um grande mistério em torno dessa fuga, arrastou por diversas páginas e quando finalmente foi revelado eu só pensava: “mas foi por isso? Acabou?”. Infelizmente o motivo dela foi fraco e não me convenceu.

"Tenho fé de que o amor suporta tudo, de que só esse sentimento é capaz de curar e perdoar sem esperar nada em troca."

Exceto esse ponto, devo citar que a escrita da Paola Aleksandra, blogueira do @livrosefuxicos, é boa e acredito que ela tem um enorme potencial! Ela soube desenvolver o romance de uma boa forma e que fez o leitor ficar curioso de como tudo iria desenrolar para Brianna e Desmond. Sem contar que criou uma curiosidade maior em relação aos personagens secundários e que ficamos na expectativa e torcendo para ganhar mais vida! Porém, em alguns momentos senti que a leitura se arrastava muito, o que a tornou cansativa.

Outro ponto que gostei nesse desfecho foi a narrativa intercalada entre presente e passado, e o início dos capítulos através de certas. Isso é algo, acredito eu, essencial para dar vida a um romance de época e aos personagens.É fazer com que o leitor se sinta como um amigo daquele determinado personagem, que goste dele e viva todos os momentos juntos. Uma das coisas que mais me encantou neste enredo.

"Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial."

Paola Aleksandra

Uma coisa que sempre reparo nos romances de época são as personagens que seguem um padrão e totalmente inocentes. Já em “volte para mim”, assim como “Edenbrooke” – outro romance de época que li –, a personagem é forte, determinada, fora do padrão do qual já estamos acostumadas ler por aí. Isso me cativou! Mas ao mesmo tempo me deixou irritada pela teimosia da protagonista, assim como a de Desmond. Eles são como cão e gato, não tenha dúvida disso! E talvez se não existisse tantas intrigas entre eles, tudo teria desenrolado bem antes.

Volte para mim” é um livro leve, com acontecimentos com pouca profundidade e tudo acaba como já esperamos – aliás, isso é algo que faz parte deste gênero literário.  De qualquer forma, indico este livro para quem está começando a ler romances de época ou procura um livro sem acontecimentos arrebatadores.

MAIS QUOTES

"Eu não o queria. O amor tolo e esperançoso. Mas tampouco sabia viver sem ele."

"Sempre acreditei no poder das palavras. Elas são capazes de curar, construir pontes entre a realidade e os nossos sonhos."

"Quando amamos alguém compreendemos que a felicidade do outro também é a nossa."

"Muitos dizem que o amor é leve, fácil e simples. E ele pode ser isso, mas também pode nascer cercado por erros, mágoas e feridas que precisam de tempo e dedicação para cicatrizar. Não se trata de um sentimento que surge e ponto e perfeitamente imutável, mas, sim, de uma centelha que, quando alimentada diariamente, torna-se capaz de aquecer dois corações unidos para todo o sempre."



Avaliação: 3 ❤
*Adicione no Skoob: volte para mim


Título original: Volte para mim
Escritora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Ano de publicação: 2018
Páginas: 304
Gênero: Romance de época / romance / literatura brasileira

SINOPSE
Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido. Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás. 

6 comentários

  1. Olá, como vai?
    Esse livro não me desperta muito interesse, sabe? Até me aprece ser uma boa leitura, mas só isso, não encontrei na premissa algo que me fizesse correr para comprar o livro. Mas acredito que tendo ele em mãos eu o leria em um dia de chuva e provavelmente eu até gostaria da leitura. Eu adorei ver a sua sinceridade na resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Acorei sua resenha, conheço a autora e sigo o blog dela, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro dela. Achei sua resenha bem sincera,porque outras que li só foi elogio, e acredito que devemos falar quando tiver algo que nos incomode na leitura. Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Paola maravilhosa!!! Acompanho o blog/canal/ig dela tem maior tempo e até fui na bienal conhecer ela e comprei o livro dela mas ainda não li, tô doida pra ler ele!!!
    Espero que consiga ler ele logo!! kkk

    ResponderExcluir
  4. Nao sou tão ligada em romances de época quanto gostaria, mas fico feliz demais em ver uma autora nacional fazendo tanto sucesso assim, ela merece demais! Espero ler essa obra em breve, porque apesar do plot parecer ser fraco, todo o restante compensa, ne?

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiana.

    Estou bem curiosa para ler este romance, pois várias pessoas estão elogiando ele. A sua resenha aumentou a vontade de conhecer essa história melhor, ainda mais sabendo que o casal é como cão e gato. Com certeza vou querer acompanhar esse romance. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Como grande fã de romances de época, espero ler este romance em breve. Gostei dos pontos levantados, principalmente com o motivo da fuga não ter te convencido, e que mesmo assim gostou do livro. Espero conseguir lê-lo em breve. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir