Resenha | Edenbrooke, de Julianne Donaldson

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Quantas vezes precisamos esconder nossos sentimentos de todos a nossa volta, não é mesmo? Mas esse não era o pior problema de Marianne; o problema é que ela queria apenas escapar do tédio em Bath e não se apaixonar por um galanteador.

Julianne Donaldson

Bath, Inglaterra, 1816. Marianne Daventry é a personagem principal dessa história. Ela vive nessa pequena cidade junto com sua avó e tudo que ela queria era escapar do tédio e de todas as atenções amorosas, já que ela está na idade de conhecer a sociedade e possíveis rapazes. Aliás, sua avó sempre disse que ela precisava aprender novos modos se quisesse receber um pedido de casamento. Porém, o que sua avó não sabia, era que isso estava longe dos seus planos.


🌿 "Mas, ao vê-lo, um sentimento de entusiasmo correu por mim, criando uma ponte sobre o estranho vão que eu sentia entre minha mente e meu coração." (pág. 19)

Julianne Donaldson
Quando sua irmã, Cecily, faz um convite inesperado para que ela passe uma temporada em sua casa de campo em Edenbrooke, Marianne não pensa duas vezes em agarrar essa chance e desfrutar tudo que o interior inglês é capaz de proporcionar. Longe de atenções amorosas, longe do tédio, longe de tudo! Um momento ideal, quem sabe, para ela aprender alguns modos com sua irmã.

Só que nem tudo sai conforme o planejado: nessa ida para Edenbrooke a carruagem de Marianne é assaltada e um rapaz completamente gentil e lindo vem em sua direção para ajudá-la. O que ela não esperava é que fosse encontra-lo mais vezes, então seria apenas um gentil cavalheiro naquele local, sem nenhuma intenção. Mas quando percebe que ele estará presente em todos os momentos de sua estadia em Edenbrooke, seu coração começa a demonstrar sinais. Seria o destino ou apenas um acaso?


🌿 "Meu coração estremeceu diante de seu olhar cálido, da sua voz baixa e da sua proximidade. (...) Eu me senti estúpida com meu desconforto, e não sabia o que fazer." (pág. 79)

💭

Julianne Donaldson

🌿 "Eu havia trabalhado duro naqueles últimos catorze meses para construir todas as camadas ao redor do meu coração e me proteger dos ferimentos que ele tinha, e não sabia como abri-lo novamente. Eu não sabia se queria abri-lo. O mero pensamento já me assustava. Eu tinha que considerar seriamente se valeria o risco me fazer tão vulnerável." (pág. 96)

Edenbrooke é um romance de época completamente diferente do que já li. Confesso que não sou muito de ler este gênero, mas aos poucos venho me aventurando. Quando iniciei a leitura não esperava que fosse gostar do livro tanto quanto gostei. Diferente do que já li, o livro vai abordar uma personagem mais determinada e destemida, e que apesar da sua inocência, é uma personagem que sabe o que quer.

Sem contar que o sir Philip, o personagem por qual nossa amada Marianne tem o coração derretido, é completamente encantador. Ele deixa seu carisma todo e até eu me senti apaixonada por ele.  Como não se apaixonar pelo rapaz que respeita os princípios e aceita as decisões da mulherSir Philip é realmente esse cara e é incrível de ver isso em um romance, principalmente de época. Mas sabe o que mais ele tem de bom? Uma biblioteca incrível e a forma como a autora narrou, estilo a biblioteca da Bela e a Fera. Ele acumula livros de todas as viagens que faz e isso vem passando de geração em geração. É lindo de imaginar!




🌿 "Você passa tempo demais pensando sobre os sentimentos dos outros. Eu gostaria de saber quanto tempo passa pensando nos seus." (pág. 129)

Julianne DonaldsonUm outro ponto que gostei bastante no desenrolar da história foi a narrativa sobre a capa. É perceptível quando a personagem começa a contar sobre um quadro que vem pintando por determinados motivos e é a narração perfeita da capa. Acredito que a editora Universo dos Livros fez um excelente trabalho, principalmente neste ponto. Achei encantador!

Agora sobre a escrita da Julianne Donaldson: é leve, descontraída e tem uma riqueza de detalhes muito boa. Os capítulos são pequenos, narrados em primeira pessoa, o que deixa a leitura com um bom desenrolar e cativa do começo ao fim. É um livro que vai te fazer suspirar em muitos pontos, assim como também vai te deixar ansiosa para saber os mistérios e como a história de Marianne irá acabar. Afinal, o sentimento de Marianne está escondido dentro dela e quando os sentimentos vierem à tona, a sua vida irá mudar definitivamente. É uma decisão e tanto!


🌿 "Eu não compreendia meu próprio coração, ou minha mente, e tudo o que eu queria era um tempo sozinha para tentar me compreender." (pág. 143)

Aliás, quantas vezes escondemos nossos sentimentos com medo de expor para o mundo? E quando uma pessoa próxima a você tem os mesmos sentimentos, pela mesma pessoa, a coisa fica ainda mais complicado. Imagina tudo isso, em 1816, em que as garotas iam para bailes para serem escolhidas aos seus 17 anos e ganhava um fama muito rápido se fosse vista com um rapaz, a sós, antes do casamento. Por mais complicado que tudo possa parecer, a personalidade que a Marianne tem, fez com que tudo fosse feito com muita classe e de forma sútil. Sem dúvidas este livro e esta personagem entraram para meu coração.

Julianne Donaldson

🌿 "Eu tinha certeza que não iria mudar de ideia. Preferia me tornar uma solteirona velha a me casar com um homem que eu não amava, agora que sabia  que significava amar." (pág. 234)

Acredito que muita gente vai gostar desse romance pelo desenrolar fofo do enredo. Mas, se muita gente gosta de um enredo mais sexy e cheio de cenas de sexo, pode esquecer porque este não é o livro. O que mais gostei de Edenbrooke foi a temática fofa, a personagem determinada, o suspense de quem foi o salteador e a aventura que a personagem viveu em pleno 1816. Para quem quer iniciar nesse gênero, sem dúvida recomendo muito este livro! Você não vai se arrepender.

Com cenários encantadores, Julianne Donaldson escreveu um romance incrível, cheio de aventura e intrigas. Edenbrooke é um romance de época que todos deveriam conhecer e suspirar com o que o destino reservou para Marianne.


🌿 "Eu poderia ser eu mesma e, ainda assim, ser amada profundamente." (pág. 293)

Avaliação: 4,5 ❤
*exemplar cedido pela editora.

Título original: Edenbrooke
Escritora: Julianne Donaldson
Editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2017
Páginas: 304
Gênero: Ficção / romance de época


SINOPSE | SKOOB
Marianne Daventry fará qualquer coisa para escapar do tédio de Bath e das atenções amorosas de um pretendente indesejado. Então, quando chega um convite de sua irmã gêmea, Cecily, para se juntar a ela em uma enorme casa de campo, ela agarra a chance na hora. Pensando que vai poder relaxar e desfrutar de seu amado interior inglês enquanto sua irmã tenta fisgar o belo herdeiro de Edenbrooke, Marianne descobre que até mesmo os melhores planos dão errado. De um aterrorizante encontro com um salteador a um aparentemente inofensivo flerte, a jovem se encontra envolvida em uma aventura inesperada e cheia de romance e intrigas, suficientes para manter sua mente agitada. Ela será capaz de controlar seu coração traidor, ou um estranho misterioso irá arrebatá-lo? O destino estava pensando em algo diferente de um verão relaxante quando mandou Marianne para Edenbrooke.

14 comentários

  1. Oi. Eu adoro romances de época e quase todos tem uma pitada mais hot com cenas ardentes. Acho que gostaria de um que seja mais "inocente" nesse sentido, tenha uma ambientação gostosa e uma história fofa. Já adorei a capa, a premissa e a resenha completou o interesse pelo livro.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei demais sua indicação, livros de época estão me conquistando bastante. Ainda não conhecia esse, mas adorei a história!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Como assim eu não conhecia esse livro? Gente, preciso ler para ontem! A capa é linda, sua resenha despertou meu interesse. Com certeza a dica está anotada e já entrou no topo da lista de desejados. Espero conseguir e ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que livro mais lindinho!
    Essa capa é mega fofa e a história me pareceu bem gostosinha de ler.
    Livros que possuem uma narração com riqueza de detalhes ajudam muito em nossa imaginação que é uma função psíquica muito importante para o funcionamento do nosso cérebro.
    Adoro livros assim! Já quero!
    Gratidão pela sugestão!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Já vi na livraria esse livro várias vezes, mas a capa não me chamou a atenção é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele, e fiquei curiosa sobre o enredo, pois sabemos que essa época mulheres eram mercadorias de bom dote e também não tinha voz ativa, vou anotar a dica pois gostei da sinopse e da sua resenha. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Gente do Céu, que livro é esse!!!
    Ainda não conhecia nem a obra nem o autor, mas, estou aqui totalmente fascinada pela história do livro! Pelos seus comentários parece ser exatamente o tipo de livro que curto, então, espero poder ter a oportunidade de ler brevemente...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já quero ler só por causa da biblioteca ao estilo A Bela e a Fera, hahahahaha. Vou atrás desse livro, amo romances de época.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Até pouco tempo atrás eu não conhecia esse livro, mas você já é a terceira pessoa que vejo elogiando praticamente tudo no livro e com certeza agora vou correndo adicionar esse título na minha 'pequena lista de leitura'.
    Amei conferir suas impressões e garanto que sou uma pessoa que adoro esse estilo de enredo então sua dica foi mais que aceita. Beijos, parabéns e ótimas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ah adorei a resenha e tenho grandes curiosidades sobre o livro. Amo romance de época, e com certeza gostarei bastante desse. Sua resenha e fotos estão maravilhosas!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tenho esse livro ainda li. Amo romance de época e saber que o livro é bom já me animou mais para fazer ele pular a fila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ah os romances de época! Amo de paixão, não conhecia esse e já adorei a premissa, apesar do enredo ser comum, os acontecimentos me parecem diferenciados dos que já li. Dica mais que anotada!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabi!
    Eu adoro livros com essa temática e estou louca para ler esse livro, desde o seu lançamento. Fiquei muito contente por o livro ser tão maravilhoso assim. Eu já escondi meus sentimentos diversas vezes. Aliás, costumo fazer isso o tempo todo. Acho que essa obra vai me fazer pensar muito, vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Se tem um gênero que amo, é esse. Seja ele histórico ou só de época. Ainda não conhecia essa obra e já coloquei em minha lista para conhecer mais, depois desses elogios, seria impossível não se agradar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Boa noite
    Conhecer o cara no meio de um assalto? situação bem incomum da protagonista hein. Nunca li nada da autora e mesmo com a ideia diferente não é bem o meu tipo de leitura, vou passar a dica

    ResponderExcluir