Resenha | Acima de tudo, de Vânia Lara

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Quando uma tragédia acontece, ela é capaz de mudar a vida da pessoa por completo. Faz você mudar de ares para recomeçar; faz você fazer o possível e o impossível para esquecer o passado e conseguir seguir em frente; faz você ser diferente. Evelyn Matias é a nossa guerreira da vez que foi capaz de enfrentar tudo de cabeça erguida.

Vânia Lara

Evelyn tinha o que sempre quis: uma família. Morava com seu marido e seu filho e era feliz na cidade. Eles se conheceram na faculdade e não demorou muito para que estivessem casados e ela grávida. Sua vida era como ela sempre quis; ela era extremamente feliz. Enquanto Evelyn enxergava esperança nas coisas, seu marido não via tudo da mesma forma e onde tudo foi desgastando.

Como se não bastasse este pequeno imprevisto na vida do casal, outras coisas começaram a acontecer. Evelyn começou a se sentir completamente desamparada e assustada com todos os acontecimentos a sua volta. Só que isso era apenas o começo. Sua vida mudou completamente após um trágico acidente e ela se viu como se não existisse mais vida para ela. Onde ela encontraria força para recomeçar?


🎈 "Às vezes, o que precisamos fazer para mudar o destino e a sorte é, somente, cruzar uma porta. Precisava descobrir qual abrir e tudo iria mudar." (pág. 10)

Vânia Lara
Vendo que sua vida não tinha mais nenhum sentido na cidade grande, ela decide que é hora de recomeçar em outro lugar. Aceitando o convite da sua melhor amiga, Laura, Evy muda para a cidade pequena. É hora de tentar se confortar com o passado e tentar trazer sua vida de volta nos trilhos. É hora de ter uma nova casa, uma nova carreira, uma nova rotina e novos amigos, e são esses amigos que darão força para ela continuar. Porém, após conhecer Jim, sentimentos conflitantes irão surgir.

Como se sua vida já não estivesse de cabeça para baixo, Evelyn irá lutar contra seus sentimentos a todo custo. Como ela pode ser feliz depois de tudo? Será que ela é capaz de sobreviver a todas essas reviravoltas em sua vida? Ela terá que enfrentar toda a sua dor e saudade para conseguir ajudar todos a sua volta e se ajudar.

💭

Vânia Lara

🎈 "Era fácil rir com ele. Por breves momentos, me fazia esquecer dos problemas que me rondavam o consciente." (pág. 100)

Sabe aquele livro que mostra como uma personagem é forte, determinada, guerreira e que é capaz de enfrentar todos os problemas de sua vida de cabeça erguida? Evelyn, sem dúvidas, é essa personagem. Apesar de toda dor que toma conta dela, ela é capaz de enxergar o melhor das pessoas, é capaz de distribuir sorrisos e fazer as pessoas em sua volta felizes. Ela esconde a dor de uma forma que não deveria, porém consegue driblar qualquer obstáculo que apareça em sua vida.

Acima de tudo” foi um livro que me mostrou diversas coisas e me despertou diversos sentimentos. Sabe aquele sentimento de angustia em descobrir o que tanto atormentava a vida de Evelyn? Então. A autora Vânia Lara fez um mistério até desvendar esses acontecimentos e preciso dizer que quando revelou, foi um soco no estômago. Que triste! Eu fui capaz em sentir tudo o que a personagem era capaz de sentir e comecei a ficar triste junto com Evelyn. Acredito que a forma como ela deixou esse pequeno mistério na primeira parte do livro, deixou com que o acontecimento fosse ainda mais difícil de superar.


🎈 "Havia aprendido muitas coisas na vida e dar a volta por cima era uma delas, não deixar me abater." (pág. 161)

Vânia Lara
Ah, mas só tem coisas tristes no livro?” Não. O livro vai além deste acontecimento trágico na vida da personagem. Nós também somos apresentados a uma Evelyn completamente divertida, engraçada e que torce muito pela felicidade de seus amigos. Mostra, também, a superação dela em busca de um novo emprego e como ela luta pelos seus ideais e pelas coisas que são certas para que nada de ruim aconteça a mais ninguém naquela cidade. É ou não é um exemplo de mulher forte? Sem dúvidas ela é inspiradora! Afinal, quantas vezes nos abatemos com pequenos problemas e deixamos de lado aquilo que realmente importa?

Agora preciso dizer sobre outro personagem que tem um grande foco neste livro: Jim. Esse personagem é um personagem apaixonante, cheio de energia, auto astral e que quer apenas ver Evelyn sorrindo e feliz. Ele faz de tudo para que isso aconteça, desde as coisas mais simples até as inimagináveis. Um personagem de grande valor! Tanto é que a autora fez uma forma de intercalar os capítulos dele com os da Evy e deixou a leitura ainda mais prazerosa. Cada capítulo é uma emoção diferente e que faz o leitor vivenciar intensamente tudo. É ótimo! Assim como a construção dos personagens secundários que foi uma coisa incrível. É impossível não se apegar a todos eles.




🎈 "Mas o segredo talvez esteja no modo de encarar ou viver os problemas. Precisa voltar a se amar como pessoa, como mulher! Amar a vida! Enfrente os problemas de cabeça erguida." (pág. 289)

Vânia Lara

Com uma narrativa fluída e rica em detalhes, Vânia Lara desperta diversas emoções no decorrer da leitura de “acima de tudo”. É um livro de grande valor, que irá mostrar as coisas importantes da vida e a superar todos os problemas que a mesma pode proporcionar. Conheça e viva intensamente essas emoções!


Avaliação: 4/5 ❤
*exemplar cedido pela editora.


Título original: Acima de Tudo
Escritora: Vânia Lara
Editora: Coerência
Ano de publicação: 2018
Páginas: 340
Gênero: Literatura brasileira / romance


SINOPSE | SKOOB
"Perder quem tanto amava devastou Evelyn; sente que jamais conseguirá se recuperar desse imenso vazio. Depois da tragédia, sem apoio do marido opressor, encontra a única esperança de recomeço em uma cidade do interior onde ninguém a conhecia. Tudo mudou; especialmente ela, mas ainda carrega seus segredos dentro da caixa que ninguém pode abrir. Alguns amigos continuam, mas as descobertas de uma nova carreira e de uma possível paixão – com o companheiro de quarto tão atrapalhado quanto idealista – sofrerão as consequências do passado trágico. Na nova fase de sua vida irá de deparar com outras impunidades e injustiças, e se verá responsável para ajudar outras garotas contra o assédio moral e sexual. Mas, e quanto aos seus próprios pesadelos? Lutará por justiça da morte de seu bem mais querido ou continuará sua eterna fuga? Evelyn precisará decidir se deseja recomeçar a viver ou se nunca se libertará da dor, da perda e da saudade que só as mães entendem."

17 comentários

  1. Oi!

    Eu vi esse livro e achei a capa linda, mas pouco sabia sobre a história e gostei bastante da trama. Gosto quando os personagens são fortes e guerreiros.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu ainda não tinha visto este livro e pela sua resenha, é uma história interessante. Vou adicionar na minha lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi oi querida!
    eu não conhecia a autora, e muito menos alguma de suas obras. Mas eu adorei ler a sua resenha e saber a sua sincera opinião. Eu adorei a capa e achei a história muito bem escrita, com um enredo encantador.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não conhecia a autora ou o livro, mas fiquei encantada com a premissa da história! Parece ser uma daquelas que a gente se consegue se conectar de verdade com os personagens e sentir o que eles estão sentindo. Gostei de Evelyn por ela ser uma personagem real, que sofre e vivencia dores, mas ainda assim, encontra alegria e consegue seguir vivendo. Amei a dica! Obrigada!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Olá. Tudo bem?
    Não conheço a autora, mas já tinha visto a capa do livro pelas redes sociais, mas não sabia o que esperar da história. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele, e gostei muito do que você contou. Vai pra lista.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Eu vi esse livro nos lançamentos da Coerência e me chamou atenção. A capa é linda e pela sua resenha parece que a trama é mais forte do que eu imaginava e muito bem desenvolvida.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi
    primeiramente que lindo essa capa, não conhecia a autora e nem o livro mais parece ser uma história boa, que trás várias emoções aos leitores, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nem a autora nem o livro, mas achei a sinopse interessante, é muito bom ler um livro em que a personagem principal seja alguém forte,diferente do convencional que são sofredoras e tudo mais
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda e eu adorei a premissa, parece ser um livro que causa muita reflexão! Daria uma chance em uma fase melhor da minha vida talvez

    Beijoos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa e a capa.
    Parece aquele tipo de livro que é marcante e emocionante.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Eu amo a capa desse livro, mas só agora conheço a fundo a premissa dele e isso reforçou ainda mais meu desejo de leitura. Fiquei mega curiosa para conhecer mais de Evelyn e o que tanto atormenta ela, que foi capaz de te entristecer junto com a personagem . Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oioi
    A capa está super fofinha, mas a trama não me pegou muito, não sou fão de romances então procuro alguns diferencias, e acabei não encontrando aqui, mas quem sabe no futuro, nunca fecho definitivamente as portas para um livro.

    ResponderExcluir
  13. Gente que coisa mais emocionante essa leitura!!
    Já começa na capa linda, mas realmente me emocionei com suas palavras.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse tipo de livro que nos desperta tantos sentimentos, e gostei muito do contraste dramático com momentos mais leves. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Não conhecia o livro, mas com certeza lerei porque é um livro que tem muitos pontos que me chamam atenção. Acho que estou passando pelo que a personagem passou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu via esse livro vagando por aí e imaginava que fosse um romance totalmente água com açuçar, nada disso que foi posto em sua resenha, fui totalmente surpreendida e de uma boa forma! Achei as fotos da postagem lindissimas! Fico feliz que uma autora nacional tenha produzido algo tão incrivel.

    ResponderExcluir
  17. Uau, só de ler a sua resenha já fiquei mexida e estou aqui me perguntado como ficarei depois de ler o livro... Amei tudo que li e já inclui o livro na minha lista de futuras leituras!

    ResponderExcluir