Resenha | Procura-se um coração / um amor, de Giovanna Vaccaro

terça-feira, 19 de junho de 2018

Você descobre que tem uma doença cardíaca desde criança, convive com a mesma, enfrentando diversos momentos desconfortáveis, mas, um dia, descobre que essa doença só está agravando e lhe restam apenas poucos meses de vida. Como lidar com algo assim? Vivendo intensamente ou esperando que o seu dia chegue?

Giovanna Vaccaro

Ariane Sparks tem uma doença arterial chamada coronariana. É uma doença que restringe o fluxo sanguíneo para o coração, causando assim dor no peito e falta de ar. Poucas pessoas sabem sobre sua doença, pois ela tem vergonha de contar para o mundo pelos problemas que ela enfrenta. Apenas sua melhor amiga Collie, seus pais e a diretora da escola, mais ninguém sabe sobre a coronariana. Só que as coisas mudam quando a única pessoa ao seu lado é Miles e ele precisa ajudá-la.

Miles Bennet é novo no colégio. Na verdade, ele estudou por um tempo lá, depois mudou-se para Indiana e só retornou para Nova York agora no seu último ano de colégio. Ele se lembra de todos que foram rudes com ele no passado, assim como se lembra do sorriso lindo e todo o carisma de Ariane. Porém, quando ela começa a ter uma crise na sala de aula e mais ninguém parece notar, ele entra em desespero e faz o possível para ajudá-la. Em primeiro momento ele pensa que ela está com asma, pois usa uma bombinha, mas depois descobre que o problema está em seu coração.


📖 "Temos que passar por momentos difíceis só para depois encontrarmos os momentos fáceis. Primeiro vem a chuva e depois o arco-íris. Se acostume, pois a ordem é essa."

E foi assim que esse pequeno incidente aproximou os dois? Não. Na aula de história, a professora decide passar trabalho em dupla para fotografar vários pontos históricos da cidade de Nova York; o problema que ela decidirá essa dupla. É quando Miles e Ariane se vêm juntos, conhecendo diversos pontos da cidade e conhecendo-se ainda melhor. E desse pequeno trabalho irá surgir uma grande amizade, um amor e uma enorme aventura.

O problema é que Ariane está passando por diversos momentos difíceis. Descobriu que seu tempo está acabando e precisa fazer tudo antes de deixar este mundo. Ela está na lista de receber um coração o mais rápido possível, mas e se este momento não chegar, até onde o seu coração é capaz de aguentar?


📖 "A vida pode nos derrubar, mas somos nós quem escolhemos se devemos seguir em frente ou não."

💭

Giovanna Vaccaro

Estou procurando um coração após finalizar está leitura porque, sinceramente, ele foi destruído em milhares de pedaços e reconstruído de novo. “Procura-se um coração / um amor” é um livro repleto de emoções: em um momento você está sorrindo com os acontecimentos, em outro você está com o coração totalmente fragilizado e esperando para pegar os caquinhos dele e reconstruí-lo. Uma verdadeira montanha-russa de emoções!


📖 "A vida prega muitas peças, porém, certas pessoas têm o poder de driblá-las."

Outro ponto positivo do livro é que a escrita da Giovanna Vaccaro é maravilhosa! Já me apaixonei por sua escrita quando li “e se...” e me encantei completamente, e com esse livro não foi diferente. Ele flui com total facilidade fazendo com que o leitor se sinta completamente conectado à história e viva intensamente todos os momentos junto com os personagens. É impossível não se apaixonar e deixar seu coração por completo com essa história arrebatadora.

Um outro ponto bem legal é que o livro é dividido em duas partes: a primeira que é “procura-se um coração” é contado tudo na visão da Ariane. Seus medos, seus receios, suas dores e todos os problemas que ela precisa enfrentar; já em “procura-se um amor” é contado na visão de Miles. Quem gosta de conhecer os dois lados da história, certeza que vai se encantar ainda mais com essa segunda parte! Vai ser uma leitura completamente nostálgica, principalmente se você ler depois de um tempo. Garanto que valerá a pena!


📖 "Não é estranho como momentos felizes são interrompidos bruscamente de uma hora para outra?"

Preciso confessar que meu coração parou de bater por alguns segundos quando cheguei no final da primeira parte. A autora pisoteou em meu coração, esmagou e quase me trouxe as lágrimas. Mas, ao mesmo tempo, me mostrou esperança e meu coração aquiesceu novamente. É incrível a intensidade do verdadeiro amor e como somos capazes de fazer tudo por aqueles que amamos, não é mesmo? Sem dúvidas estou completamente encantada por este enredo e por estes personagens.

Este livro aborda situações complicadas, mas ao mesmo tempo mostra como só temos uma vida e precisamos aproveitá-la da melhor forma. Precisamos viver intensamente todos os momentos sem se preocupar se há uma doença ou qualquer problema. Precisamos amar, desculpar, rir, chorar e viver todas emoções que a vida nos proporciona. É um livro que diz muito e que todos precisam abrir o coração e se aventurar nesta emocionante e incrível história.


✨ MAIS QUOTES

Giovanna Vaccaro

📖 "Cada pessoa já nasce com seu destino. Mas todo caminho tem uma consequência, boa ou ruim. E não importa qual é essa consequência, o que importa é que o nosso destino não pode ser adiado por causa de um simples contratempo, não pode ser adiado por causa de alguns meros problemas."

📖 "Viver é fácil quando nos abrimos para o mundo."

📖 "Às vezes precisamos esquecer o que queremos para poder enxergar o que precisamos."

📖 "Quando uma pessoa que nós amamos morre, tempos que aprender a viver sem ela. No começo é muito difícil, mas, depois de um tempo, conseguimos lidar com a perda."

Avaliação: 5/5 ❤

Título original: Procura-se um coração / um amor
Escritora: Giovanna Vaccaro
Editora: Coerência
Ano de publicação: 2017
Páginas: 440
Gênero: Romance

SINOPSE | SKOOB
PROCURA-SE UM CORAÇÃO
O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com o apoio de seu pai e sua irmã, juntamente com sua melhor amiga.
   Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estarão por um fio.
   Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” perfeita — diante do difícil drama que enfrenta!
   Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhe resta, como um fio de esperança que surge em seu futuro tão incerto.
PROCURA-SE UM AMOR:
   Miles tem sua vida estabilizada em Indiana — considerando todos os fatos que o fizeram se mudar para essa cidade —, porém ele se vê preso à novos começos quando é obrigado a voltar para sua cidade natal: Nova York.
   Contrariando todas as expectativas, Miles reencontra Ariane, por quem tinha uma queda desde criança. Ao saber que ela tem seus dias contados, ele decide arriscar tudo o que tem para ajudá-la. Ou pelo menos tentar.

2 comentários

  1. Oi, acho que se fosse há um tempo atrás eu até me interessaria pela história, mas estou tentando passar um pouco longe de livros que são sick-lit ou passam perto do gênero. Tenho achado esses livros muito carregados.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir