Resenha | Um verão para recomeçar, de Morgan Matson

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Escritora: Morgan Matson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352

SINOPSE: "Taylor Edwards nunca se sentiu importante, muito menos alguém que se destaca.
Além disso, ela tem a estranha mania de fugir quando as coisas ficam meio complicadas. No dia do seu aniversário, Taylor recebe uma terrível notícia: o pai dela está muito doente. Ela até tenta fugir novamente, mas agora sua família precisa de toda ajuda e união possível.
Então eles tomam a seguinte decisão: passar o verão juntos na casa do lago.
Taylor não vai à casa do lago, onde ela e a família passavam o verão, desde que tinha doze anos, e ela definitivamente nunca planejou voltar. No lago Phoenix, ela reencontra sua ex- melhor amiga, Lucy, e Henry Crosby, sua primeira paixão.
De repente, Taylor se vê cercada por lembranças que preferia ter deixado no passado. Apesar do medo e de querer fugir mais do que tudo, a única coisa que resta a ela é ficar com seu pai e enfrentar os dias da melhor maneira possível.
Nesse verão em família, vivendo momentos tristes e felizes ao mesmo tempo, Taylor percebe que ela tem uma segunda chance de refazer laços familiares e até, quem sabe, poder viver um grande amor."



Sabe quando você espera uma história de família, mas aquelas tipo "comercial margarina"? Felizes e sem preocupação? Então, era assim que eu imaginava a família desse livro, mas ele me surpreendeu e me ensinou uma grande lição.



Em "um verão para recordar" nós vamos conhecer a querida Taylor. Ela é a filha do meio e sempre se sentiu excluída do mundo. Não sentia que se encaixa em algum lugar. Vivia fugindo de si mesma quando encontrava situações difíceis e isso piorou quando descobriu a doença de seu pai.

💬 "Por que fugir se as pessoas insistem em lembrar a gente daquilo de que se está tentando escapar?" (pág. 12)



Rob, o pai de Taylor, está muito doente e os médicos diagnosticaram como caso terminal. Ele tem apenas alguns meses de vida e seu maior desejo é passar as férias de verão com sua família na casa que costumavam sempre visitar.


Relutante em voltar àquele lugar, Taylor acaba cedendo principalmente por seu pai: quer vê-lo feliz em estar com toda a sua família nesse momento difícil. Mas retomar para a casa de verão é como retornar ao passado e as lembranças assustadoras da sua época de 12 anos.

💬 "Depois do jantar, do nada, começou a chover. Fique surpresa ao ver o mundo, ainda há pouco ensolarado e quente, se transformar numa tempestade. Era assustador, um lembrete da rapidez com que as coisas podem mudar." (pág. 115)

Mas o que amedrontava tanto uma garota de 12 anos? Lucy era sua melhor amiga e Henry, aquele cara que ela era completamente apaixonada. Mas afinal, qual a chance de encontrá-los por ali, tão longe de tudo?




Eu me surpreendi com esse livro. Saber de todos os acontecimentos passados e presentes foi bem chocante. Taylor é uma garota que tem costume de fugir sim dos problemas e dos sentimentos, mas que acaba entendo a verdadeira razão da vida.


💬 "Você disse que não quer gastar o seu tempo com pessoas que não vão fazer a diferença. Mas como você sabe se elas não vão fazer a diferença? A menos que você tente?" (pág. 118)

Um livro que vai contar a estória de uma família carismática e unida, mesmo com todos os acontecimentos. Mostra que é possível enfrentar todos os obstáculos que a vida impõe se você tiver seus familiares ali com você, servindo como uma base para a sua vida. E não é só isso: ele mostra também a força do amor mesmo após anos e a amizade verdadeira que foi capaz de sobreviver a diversas dificuldades.

A narrativa flui facilmente e alguns capítulos são intercalados com verões passados para que possamos entender os medos de Taylor. E nem preciso dizer que nos capítulos finais, principalmente, é onde tudo desmorona e o choro flui facilmente. O livro realmente reserva muitas emoções!

💬 "Durante o curto período que ficamos juntos, sabia que esse não era nada parecido com os meus outros relacionamentos. E também não era parecido com o que tivemos antes, quando éramos jovens e inexperientes demais. Era como se todos os obstáculos que tinham tornado meus outros relacionamentos tão complicados - fofocas, dramas na escola - simplesmente tivessem sido removidos." (pág. 270)

Se você tivesse uma segunda chance, o que mudaria? O livro mostra como enxergar a vida através de outros olhos, aprender a apreciar os pequenos momentos e valorizá-los. Um livro que ensina grandes lições para a vida.

Taylor aprende enfrentar o seu passado, a conviver com seu presente e aceitar o que o futuro lhe reserva. O verão que seu pai tanto desejava acabou tornando-se um verão da sua vida, um verão para recomeçar.



MAIS QUOTES

💬 "Na maioria das vezes eu só queria sentir seus braços em volta de mim, sólidos e verdadeiros, enquanto tentava afastar os sentimentos que estavam machucando meu coração com milhares de agulhas, o que de certa forma era pior do que tê-lo despedaçado de uma vez só." (pág. 300)

💬 "É que as pessoas só se machucam... se machucam de verdade... quando tentam ficar seguras. É assim que as pessoas se machucam, quando elas dão para trás no último instante porque estão com medo. Elas se machucam e machucam outras pessoas." (pág. 324)

💬 "O amor não é tudo que precisamos - o amor é tudo que existe." (pág. 344)


Avaliação: ❤❤❤❤❤
* livro cedido em parceria com a Editora.

2 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas a história me interessou bastante.
    Gosto de tramas onde os personagens passam lições de vida para gente e o tema família é ótimo.
    Adorei a resenha ♥
    Beijo!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Ah, se o livro faz o seu gênero, então pode apostar sem medo nesse livro.
    Ele me encantou de diversas formas e bateu até aquela vontade de reler.

    Obrigada <3 Beijos.

    ResponderExcluir