Resenha | Mais do que isso, de Patrick Ness

terça-feira, 30 de maio de 2017

Escritor: Patrick Ness
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432


Sinopse: "Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida?" 

Seth acordou em outro lugar. Um lugar em que está sozinho, não há ninguém da sua família, na casa onde ele morou por um tempo. Ele acredita que está morto. Isso seria possível?

Durante a sua caminhada pela cidade onde viveu na infância, Seth tenta descobrir o que está acontecendo. Seria real ou um sonho? Onde estaria todo mundo? O que está acontecendo? É quando nessa jornada ele encontra Tomasz e Regine.


"Por que ficar remoendo sua pior lembrança? Não se a vida seguiu em frente, em um lugar completamente novo, com tantas coisas para aprender, tantas pessoas novas para conhecer." (pág. 43)

Tomasz e Regine estão na mesma situação que Seth: não sabem o que está acontecendo. Eles têm algumas teorias, mas nada que seja possível desvendar esse mistério. Aliás, eles sentiram quando a vida abandonou seus corpos, mas como eles estão ali e estão vivos?

Como estão sozinhos, eles se unem para desvendar esse mistério. Medo, dúvidas e lembranças os assombram (sem contar o Motorista que vaga por aquele lugar na caça desses "sobreviventes").


"Completa e absolutamente sozinho.Não é o sentimento mais desconhecido do mundo." (pág. 92)


"Quando estavam juntos, foram seus universos particulares, ligados apenas por eles mesmo, uma população de dois. Eles eram o mundo, e o mundo era eles." (pág. 122)

"Mais do que isso" foi o meu segundo contato com o autor Patrick. Confesso que no começo do livro não estava curtindo muito a leitura, achando a narrativa complicada demais e confusa, porém com o decorrer das páginas, fui me adaptando e no final adorei o livro. 

O livro é dividido em quatro partes. Cada parte conta um pouco dessa jornada que Seth vem enfrentado para descobrir o que realmente aconteceu com ele. Aliás, ele entrou em um rio, se afogou, e como seria possível estar vivo e com outras pessoas?


"Vida real é vida real. Não daria para simplesmente se esquecer de tudo." (pág. 194)

É possível perceber a mensagem que o autor tenta nos passar através das páginas. Existe o preconceito por ser gay, por ser negro e existe o abuso sexual. Porém Patrick soube descrever isso de uma forma que não ocasionasse tanto impacto no leitor.

Por mais que eu tenha adorado o livro o que incomodou foi o final por ser aberto deixando que o leitor tire suas próprias conclusões sobre todo o ocorrido e que toda a explicação foi deixada para o final, sendo que, muitas coisas poderiam ter sido esclarecidas bem antes. Enfim, de qualquer forma, é um livro recheado de suspense e mistério e que vale a pena.

MAIS QUOTES



"As pessoas veem histórias em tudo. Pegamos eventos à toa e os colocamos juntos em um padrão para que possamos nos confortar com uma história, não importa o quanto aquilo não seja, obviamente, verdade." (pág. 200)

"Sempre há beleza. Se souber onde procurar." (pág. 255)

"A vida real é sempre apenas a vida real. Confusa. O que ela significa depende de como a encara. A única coisa que precisa fazer é encontrar uma maneira de viver nela." (pág. 415)

"Não, a vida nem sempre acontece da maneira que imaginamos.Às vezes ela não faz nenhum sentido." (pág. 424)

"Às vezes, na forma de outras pessoas, de pessoas surpreendentes, com suas próprias histórias inesperadas e inimagináveis. Pessoas que olharam para o mundo de uma forma completamente diferente e, ao fazê-lo, tornaram o mundo diferente." (pág. 429)

Avaliação: ♥♥♥♥
*Livro cedido em parceria com a Editora.

8 comentários

  1. Que livro é esse, menina ??????
    Amo livros desse tipo, a gente sempre fica com as nossas teorias etc. Já vou anotar no meu caderninho para comprar. beijinhos!

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super UAU esse livro, menina! Vale realmente a pena. Espero que leia e goste bastante, assim como eu.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Achei a premissa do livro interessante, mas sou meio lenta para ler livros com suspense.
    Parabéns pela resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca fui muito fã, mas ultimamente estou me aventurando nesse gênero e venho gostando bastante. Espero que você se aventure também e goste.

      Obrigada <3 Beijos.

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?
    Amei as fotos! Ficaram lindas.
    É a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e fiquei interessada... Também não curto livros com finais assim, sinto que a leitura fica incompleta, não paro de criar finais diferentes na minha cabeça e chego a ficar dias pensando no livro.
    Também gostei das quotes e da resenha. ♥
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! <3
      Fico feliz que tenha visto a resenha e gostado. Independente do final aberto, espero que você leia o livro e goste bastante!

      Beijos.

      Excluir
  4. Amei o livro , porém gostaria de saber se tem sequência. Porquê o final ficou meio estranho. Espero quê tenha sequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura boa mesmo. Até o momento, não soube de nenhuma sequência. Acredito que seja livro único mesmo.

      Excluir