Resenha | Um caso perdido (Hopeless #1), de Colleen Hoover

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Algumas vezes, a verdade pode ser impossível de digerir. Às vezes, a mentira parece ser a melhor saída. Isso entre outros acontecimentos é o que vamos descobrir em "um caso perdido".

Colleen Hoover

 

Aos 18 anos, Sky sempre estudou em casa, sempre se manteve longe das tecnologias, mas agora, está prestes a ingressar em uma escola, conhecer pessoas e enfrentar tudo que não vivenciou nos seus últimos anos.

A única pessoa que ela poderia compartilhar esse momento seria com a sua melhor amiga, mas agora, com um intercâmbio na Itália em vista, Sky se vê sozinha na escola e terá que lidar com todas as questões que envolvem o último ano do ensino médio.

Só que quando ela conhece Dean Holder, ela vai descobrir que seu coração pode, sim, bater mais forte por um garoto e que, ao mesmo tempo, lembranças do seu passado podem vir à tona.

Colleen Hoover sabe como criar drama e desenvolver perfeitamente bem todas as questões envolvidas no enredo, né?

"Um caso perdido" é aquele livro que começa, aparentemente, tudo bem. Nas primeiras páginas até comecei a me questionar em qual momento tudo aconteceria e o coração ficaria partido (porque esse é o efeito CoHo).

Então no começo estava curtindo a leitura, mas não estava totalmente envolvida. Estava sentindo falta dessa intensidade, sabe? Demorou um pouco para isso acontecer, mas quando veio... a cada capítulo era uma nova revelação, um novo acontecimento, uma nova surpresa.

Desse momento em diante comecei a ficar totalmente envolvida na trama, começando a entender muitas coisas da vida da personagem, o porquê ela sempre ficou em casa, porque nunca teve a tecnologia presente em sua vida, assim como o trauma de vivências do passado ficaram "apagados" em sua mente.

Como um simples acontecimento pode despertar tantas memórias? Como algo que é como um pequeno gatilho na vida de alguém, traz lembranças tão profundas e traumáticas?

Isso é um ponto que gosto muito na escrita da CoHo porque apesar de toda dor e sofrimento que os personagens enfrentam ao longo de sua trajetória, são coisas que podem ser comparadas com o cotidiano de diversas pessoas. Coisas da realidade.

E em "um caso perdido" ela soube como explorar muito bem tudo isso, trazendo temas extremamente delicados como abuso sexual, adoção e suicídio e conectando todos os plots de uma maneira inesperada e surpreendente.

Posso dizer que é uma leitura que vale a pena dar uma chance. É um livro que mexe com nossas emoções, deixa o coração apertado em diversos momentos, mas que, ao mesmo tempo, traz uma história de transformação, recomeços e esperança.

Mas vale ressaltar que apesar da carga emocional, é um livro que contém temas delicados e que podem gerar gatilhos. Verifique classificação e temas abordados!


Colleen Hoover
Título original: Hopeless
Escritora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Páginas: 384
Ano: 2022
Gênero: drama
Classificação: +16

SINOPSE
Aos 18 anos, Sky cataloga garotos como sabores de sorvete. Alguns são baunilha, outros, um pouco mais ousados. Mas nenhum a empolga. Aliás, o que ela gostaria mesmo de experimentar é o ensino médio, por mais que todas as suas referências sobre o assunto ― tiradas d seus amados e fiéis companheiros livros ― retratem a escola com as pinceladas de um inferno hormonal.

No entanto, Sky é forte e, principalmente, está preparada, apesar dos estranhos pesadelos que a perseguem, que lhe mostram uma garotinha sempre às lágrimas. Então, quando a mãe adotiva a libera para frequentar o último ano na escola local, ela pensa em tirar o máximo da experiência. Mesmo que sua melhor amiga, e única pessoa que conhece na instituição, tenha resolvido fazer intercâmbio na Itália.

Sky se vê sozinha na selva de nerds, atletas, populares... e com uma reputação nebulosa. Mas quando ela conhece Dean Holder, um rapaz cuja fama pode competir com a sua, Sky experimenta sensações de que jamais acreditou ser capaz. Ele a aterroriza e a encanta. Tudo isso com apenas um encontro.

Embora tente manter distância, Holder insiste em saber tudo sobre Sky, e, incapaz de negar a estranha conexão, ela finalmente se rende ― sem saber que o comportamento errático do garoto tem uma explicação, que testará o amor dos dois e a confiança de Sky nesse caso perdido pelo qual se apaixonou.

Agora, a verdade pode libertá-la. Ou simplesmente trucidá-la em Um caso perdido, uma história que retrata dois jovens com um passado devastador e um amor capaz de guiá-los numa jornada de descobertas... sobre vida, amor, confiança e, acima de tudo, o poder da verdade.

Postar um comentário