Resenha | Nora sai do roteiro, de Annabel Monaghan

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Em algum momento da sua vida você já pensou em fugir de qualquer roteiro pré-imposto? Em simplesmente ligar aquele botãozinho do "dane-se o mundo" e seguir a vida sem nenhum script? É exatamente que Nora se sente após todos os acontecimentos em sua vida.

Annabel Monaghan


Nora é roteirista de filmes românticos para a TV. Ela sempre soube como escrever uma ótima história de amor. Mesmo após ter sido deixada pelo seu marido com seus dois filhos, ainda assim ela sabe como transformar um roteiro em algo mágico.

Ela não deixou que esse acontecimento a abalasse. Foi quando Nora escreveu o melhor roteiro de sua vida, fazendo com que ele fosse escolhido por Hollywood e gravado em sua casa centenária. Esse roteiro ela conta muito sobre a própria vida e como ela lidou com os últimos acontecimentos da sua jornada.

Inteligente da parte dela, né? E isso a deixa viva novamente. Só que o que ela não esperava era que Leo, o homem que já foi considerado o mais sexy do mundo, estaria no set de gravação e passaria algumas semanas em sua casa, interpretando o papel de seu marido no roteiro criado.

Como Nora vai lidar com toda essa situação? Seria possível distinguir a ficção da não ficção? Ela já saiu do roteiro uma vez, escrevendo uma nova história para a sua vida, seria ela capaz de reescrever alguns momentos?

Quantas vezes não ponderamos alguns acontecimentos da nossa vida antes de tomar alguma decisão, não é mesmo? E é perceptível como Nora faz o mesmo em alguns momentos da sua trajetória. Apesar de ter sido bem determinada em escrever o melhor roteiro da sua vida, ainda assim, ela pondera muito se foi uma das melhores decisões.

Nesse ponto gostei muito de conhecer a trajetória da nossa personagem principal. Ela mostrou sua perspicácia e determinação em não se abater por passar por uma separação. Ela mostrou para o mundo e principalmente para ela mesma, o quanto ela poderia "fugir do roteiro" em sua vida. Em como tudo poderia ser da forma como ela desejasse escrever.

Ao longo dos capítulos a autora Annabel Monhaghan vai trabalhando perfeitamente esses dilemas e escolhas da personagem. Também nos mostra que está tudo bem, precisar reescrever novamente alguns momentos da nossa vida, que nada é totalmente certo. A vida acontece de maneiras inesperadas e, muitas vezes, é a melhor solução.

Quando Leo aparece na história, tudo toma um rumo um pouco diferente. Apesar da autora ter trabalhado as migalhas de romance ao longo dos capítulos, ele não é o foco principal da trama. A história de amor tem a sua importância na vida de Nora, principalmente em como ela redescobriu novamente esse sentimento, mas o enredo é trabalhado mais nessa jornada da personagem.

Apesar de ter gostado da trama, acabei não me conectando totalmente com a mesma. Senti que alguns momentos poderiam ter sido mais explorados, principalmente com algumas decisões que Nora tomava em sua vida. Exceto isso, acredito que a autora soube como trabalhar todos os elementos necessários.

Com capítulos curtos e uma narrativa simples, "Nora sai do roteiro" é um livro que mostra que devemos recomeçar quantas vezes forem necessárias. Uma obra que mostra que podemos escolher nossos caminhos e a maneira que iremos seguir. Somente quando escolhemos "sair do roteiro" que entendemos em como a vida pode ser sem amarras e regras.


"É possível que o que me faz escrever filmes românticos com tanta facilidade seja ter crescido vendo a fantasia desse casamento. Meus pais fazem com que eu acredite que algumas pessoas são realmente feitas uma para a outra e que um casamento alegre e fácil é possível. Que duas pessoas que se amam e olham para a mesma direção podem construir uma vida maravilhosa. Eu me peguei usando gestos e peculiaridades deles nos filmes, e me pergunto se eles são o casal modelo que estou sempre alterando."


Annabel Monaghan
Título original: Nora goes off script
Escritora: Annabel Monaghan
Editora: VR Editora
Páginas: 248
Ano: 2023
Gênero: romance
Classificação: +15

SINOPSE
Como roteirista de filmes românticos para a TV, Nora Hamilton conhece a fórmula do amor melhor do que ninguém. Mesmo tendo sido abandonada com os dois filhos por um marido imprestável, ela transforma o colapso de seu casamento em dinheiro, escrevendo o melhor texto de sua vida. O roteiro , então, é escolhido por Hollywood e filmado em sua casa centenária . Além disso, o ator escalado para o papel de seu ex é ninguém menos que Leo Vance, o homem que já foi considerado o mais sexy do mundo . E, assim, a vida de Nora tem uma nova reviravolta, ou o famoso plot twist. Depois da filmagem, Nora encontra Leo em sua varanda com uma garrafa de tequila pela metade e uma proposta. Ele quer pagar mil dólares por dia para ficar na casa dela por uma semana. O dinheiro extra já seria bastante útil, mas é a necessidade nos olhos dele que a faz dizer sim. Sete dias: é um piscar de olhos ou uma eternidade, dependendo do ponto de vista. Tempo suficiente para se apaixonar. Tempo suficiente para partir um coração. Cheia de vivacidade, perspicácia e sabedoria, Nora sai do roteiro é o melhor tipo de história de amor – o tipo real em que o amor é complicado pelo trabalho, filhos e a bagagem emocional que vem com a vida. O tipo de história que foge de qualquer roteiro. Para Nora e Leo, um amor tão grande que nem cabe numa tela de cinema.

Postar um comentário