Resenha | Se ele estivesse comigo, de Laura Nowlin

quinta-feira, 29 de junho de 2023

 Como mudar o destino das coisas que acontecem em nossas vidas? É impossível mudar o rumo de certos momentos e é exatamente isso que a autora Laura Nowlin vai retratar ao longo de "se ele estivesse comigo".

Laura Nowlin


Nessa obra vamos conhecer a trajetória de Autumn, uma jovem que está prestes a entrar no ensino médio, mas sua vida já começou a mudar antes mesmo disso. Ela acabou se separando de um grupo de amigas, ficando apenas com Sasha, uma das melhores pessoas que ela poderia ter conhecido, e acabaram montando um novo grupo de amigos "estranhos", como costumam chamar.

Mas como deixar de lado toda a sua história e trajetória com Finny, um dos seus melhores amigos desde a infância? Suas mães são melhores amigas e moram uma ao lado da outra, então eles cresceram juntos, fizeram diversas coisas juntos, mas essa nova fase do ensino médio faz com que cada um siga para um lado, afinal, ele se tornou o garoto que todo mundo quer estar perto.

Mas será que as coisas poderiam ter sido diferentes se eles nunca tivessem se distanciado? Será que essa decisão de "fingirem que não se conhecem" e que não possuem nada em comum foi a melhor? Então a trama vai desenrolar desde o ponto antes de tudo acontecer até o ponto que algo mudou completamente tudo.

"Se ele estivesse comigo" foi uma obra que ficou super hypada e desde então fiquei curiosa para saber mais sobre a trajetória desses personagens e o motivo de tanto sucesso. Após finalizar a última página, entendi perfeitamente.

Esse é um livro jovem adulto, mas que vai além disso. A autora soube como retratar os dilemas de personagens jovens, as situações delicadas que podem acontecer ao longo do ensino médio, mas também mostrou como um relacionamento pode afetar totalmente a nossa jornada.

E com essa premissa, Laura Nowlin seguiu em um tom mais melancólico em sua obra, apresentando uma história cheia de altos e baixos. Ao longo da narrativa, é possível perceber como a trama vai desenrolar, mas ao mesmo tempo, não queremos acreditar que tudo seguirá daquela forma, sabe?

Com isso, devo ressaltar que esse livro pode conter gatilhos, principalmente por se tratar de assuntos delicados como transtornos psicológicos e tentativa de suicídio. Acho importante deixar esse alerta, afinal, o livro vai além de um romance juvenil; ele retrata assuntos importantes e com uma boa dose de carga emocional.

A história acontece aos pouquinhos, mostrando tudo na visão de Autumn e como a amizade dela e de Finny foi criando barreiras ao longo do ensino médio. Como era difícil lidar com essa distância, com as questões do coração e até mesmo com as amizades.

Mas se tem uma coisa que essa obra mostrou foi que todas as escolhas que fazemos ao longo da vida, seja ela pequena ou não, causam consequências. Então antes de agirmos por impulso, é importante pensar e traçar possíveis caminhos que tal ato pode ocasionar em nossa vida.

Apesar de ter gostado bastante do livro e entender todo o hype, ainda assim, o final ficou aberto. Fiquei, sim, esperando algo a mais, mas acredito que a forma como acabou deixa o leitor imaginar diversas possibilidades.

Exceto isso, "se ele estivesse comigo" foi um livro que me causou muitas emoções. Não chorei, mas meu coração ficou apertadinho em acompanhar a trajetória de dois personagens que, de alguma forma, acabei me apegando. Então recomendo a leitura, mas sempre com a importância dos gatilhos!


Laura Nowlin
Título original: If he had been with me
Escritora: Laura Nowlin
Editora: HarperCollins
Páginas: 352
Ano: 2023
Gênero: jovem adulto / drama
Classificação: +15

SINOPSE
Autumn consegue imaginar em detalhes a noite do acidente, a chuva enlameando o asfalto, a discussão entre Finny e a namorada dele, Sylvie, o carro vermelho deslizando pela estrada. Mas nada disso é tão claro para Autumn quanto a certeza de que se ele estivesse com ela, tudo teria sido diferente.
Desde que nasceram, Autumn e Finny eram inseparáveis. Além de terem nascido com poucos dias de diferença, suas mães são melhores amigas e moram uma do lado da outra. Só que isso era antes… A chegada do ensino médio os levou a mundos opostos: Autumn passou a fazer parte do grupo de excluídos e Finny se tornou aquele garoto que todo mundo quer estar por perto. Mas o que fez tudo mudar de forma tão drástica? E como as coisas poderiam ter sido diferentes se eles nunca tivessem se distanciado?

Postar um comentário