Resenha | O peso de nossos nomes, de Emily Giffin

sexta-feira, 23 de junho de 2023

 Ele é da realeza americana. Ela tem um passado conturbado. Será que eles são mesmos destinados um ao outro? É o que vamos conhecer em "o peso de nossos nomes", lançamento da autora Emily Giffin.

Emily Giffin


Nessa história vamos conhecer dois personagens: a Cate e o Joe. Eles não se conhecem e vivem um mundo bem diferente um do outro.

Cate é uma personagem que perdeu seu pai quando ainda era criança e desde então, sente que sua família nunca mais será a mesma. O lar em que cresceu parece disfuncional e sem perspectiva do futuro, mas que ela ainda tenta buscar maneiras de fazer diferente.

Do outro lado conhecemos Joe, um personagem que também perdeu seu pai muito cedo, mas ele foi um herói de guerra. Com seu pai ter sido uma pessoa de extrema importância, Joe sabe que carrega isso em suas costas; sabe que não pode simplesmente fazer o que quiser sem pensar nas consequências que isso pode gerar para ele e, principalmente, para a sua família.

Quando finalmente o caminho de Cate e Joe se cruza em uma praia, uma conexão é criada entre eles. Apesar de todas as diferenças, será possível que apenas o amor seja suficiente para sobreviver a qualquer pressão dos holofotes?

Sabe aquele livro que te prende logo nas primeiras páginas, te deixando completamente imersa na leitura e curiosa para saber como tudo vai desenrolar? Exatamente dessa forma que me senti com "o peso de nossos nomes".

Esse foi meu quarto contato com a escrita da Emily Giffin e posso dizer que fiquei completamente apaixonada na forma como ela apresentou os acontecimentos ao longo dessa narrativa, principalmente por se tratar de assuntos delicados, mas que ao mesmo tempo, precisam ser discutidos.

Intercalado entre duas perspectivas, o leitor consegue entender claramente a jornada de cada personagem, como tudo aconteceu em seu passado e os levaram até o que eles são hoje.

Confesso que os capítulos de Cate eram os que mais me deixavam empolgada no começo da leitura. Saber que ela cresceu em um lar complicado, que enfrentou situações delicadas ao longo da sua infância e adolescência, era algo que estava deixando meu coração apertadinho e com receio de como tudo poderia acabar. 

Os capítulos narrados por Joe era onde tudo aparentava mais leve. Apesar dele também ter enfrentado algumas situações em seu passado, o seu maior dilema era realmente lidar com o peso que ele carrega por ter tido um pai famoso. Ele não pode simplesmente fazer o que tiver vontade, afinal, toda ação tem uma reação.

E quando os dois se conhecem e a jornada começa a desenrolar dessa outra forma, foi quando fiquei ainda mais imersa na leitura e cheia de expectativa para a trama. O melhor de tudo? É que dessa vez, Emily Giffin soube como atender todas as esperanças e deixar meu coração em fragalhos antes de juntar os caquinhos.

Achei sensacional a forma como a autora desenrolou a jornada desses dois personagens. Apesar do romance, ela foi além, não deixando de lado nenhum momento o passado dos personagens, mostrando a importância e a relevância de quem sempre fomos para a construção de quem somos.

Uma história que mostra que independente do que você passou em sua vida, isso não te define. Que atitudes de outras pessoas de sua família não definem a sua personalidade ou quem você realmente é. Que apesar de toda decisão que tomamos em nossa vida ter uma consequência, ainda assim precisamos estar preparados para o que der e vier.

"O peso de nossos nomes" é um livro que me conquistou imensamente! Uma obra que tem vários momentos de partir o coração, mas que também proporciona esperança e como o amor verdadeiro é capaz de superar tudo.


*Pode conter gatilhos de violência doméstica.


Emily Giffin
Título original: Meat to be
Escritora: Emily Giffin
Editora: HarperCollins
Páginas: 336
Ano: 2023
Gênero: romance contemporâneo / drama
Classificação: +16

SINOPSE
Os Kingsley são conhecidos como a realeza americana, famosos por seus heróis e políticos, e com Joe não poderia ser diferente; ele só não está pronto para assumir as expectativas que acompanham essa realidade. Enquanto isso, Cate Cooper cresceu em um lar disfuncional, sem expectativas de futuro. Ainda assim, ela conseguiu se tornar uma modelo de sucesso e deixar esse mundo para trás.

Quando Joe e Cate se veem pela primeira vez na praia, criam uma conexão instantânea e irrefreável. E, apesar de os Kingsley esperarem que ele se case com alguém da elite americana, ele não tem olhos para outra pessoa desde que a viu pela primeira vez. Mas será que o amor será suficiente para sobreviver à pressão dos holofotes e de suas diferenças?

Postar um comentário