Resenha | O gato que amava livros, de Sosuke Natsukawa

terça-feira, 23 de maio de 2023

 O título "o gato que amava livros" me instigou bastante e a fofura da capa foi um complemento a mais. Não sei dizer o que eu esperava dessa história, mas posso garantir que trouxe algumas reflexões.

Sosuke Natsukawa


A livraria Natsuke era uma loja de livros usados e quem passava por lá via estantes que iam do chão até o teto, com diversas obras literárias.

E Rintaro Natsuki amava aquele lugar que foi onde seu avô criou com todo seu coração. Ele passava horas lendo e entre os corredores da sua loja. Era realmente um refúgio.

Mas após perder seu avô que tanto amava, ele se sente sozinho. Sente que não conseguirá dar conta de cuidar da livraria e precisará fechá-la. E é quando surge um misterioso gato malhado, chamado Tigre, que vai ajudá-lo nessa jornada.

Como falei no começo dessa resenha, a premissa do livro e todo o conjunto da mesma acabou me chamando bastante atenção, porém, ao longo da leitura, não foi um livro que me conquistou tanto.

"O gato que amava livros" é um livro que apresenta capítulos longos. Isso é um ponto que sempre me incomoda em obras, ainda mais quando não há aquela "quebra" no meio do mesmo, sabe? Então isso já me desanimou um pouco.

Um outro ponto que senti diferença foi na narrativa. Sosuke Natsukawa trouxe reflexões ao longo dos capítulos, pois cada um apresenta uma trajetória diferente do gato Tigre e Rintaro. E com essas reflexões, a forma como foi escrita, acabou sendo até difícil de entender algumas palavras mais complexas.

Em cada capítulo, que também é dividido em partes, o autor apresenta uma vertente diferente. Ele fala sobre o fato das pessoas não relerem livros. De comprarem diversas obras simplesmente por status e ter ali, na estante, como um prêmio, mas nunca pegar de fato para ler. Essa reflexão foi algo que me instigou, afinal, quantas vezes não compramos diversas obras por um impulso e deixamos ali?

Em outro momento ele aborda sobre a leitura dinâmica. Muitas pessoas acabam buscando resumos na internet ou até outras maneiras de entender a obra sem ao menos lê-la de verdade. Acabam "acelerando" uma leitura e porquê? A leitura não tem que ser algo prazeroso? Você não tem que ter um tempo único para você e apreciar um bom livro?

Essas e outras reflexões que o autor aborda ao longo de sua obra. São pensamentos que acabam refletindo, de certa maneira, em nossa sociedade e atualidade. Só que não é um livro para ser lido em um piscar de olhos. É um livro para ser apreciado e entendido, afinal, são questionamentos que vão além das palavras escritas.

Então posso dizer que "o gato que amava livros" é um livro bem complexo. Uma obra que apresenta diversas vertentes sobre a forma que ele enxerga o mundo e que pode mudá-lo de alguma forma quando o assunto é literatura.


Livro disponível no Prime Reading e também no Kindle Unlimited. Se você não é assinante, aproveite agora mesmo para testar 30 dias grátis.


Sosuke Natsukawa
Título original:
Escritor: Sosuke Natsukawa
Editora: Outro Planeta
Páginas: 240
Ano: 2022
Gênero: aventura
Classificação: +14

SINOPSE
A livraria Natsuke era uma loja de livros usados quase fora da cidade. Quem passava por lá via estantes que iam do chão até o teto, abarrotadas das mais maravilhosas obras literárias. Rintaro Natsuki amava aquele lugar, erguido pelo trabalho do avô que o criou, com todo o seu coração – passou muitas horas felizes lendo o que desejava por aqueles corredores. A livraria era o refúgio perfeito para o garoto doce, porém recluso.

Depois que o avô morre, Rintaro percebe-se só e arrasado: tudo indica que ele precisará fechar a livraria. É quando surge um misterioso gato malhado, de nome Tigre, que pede a ajuda do garoto. O gato deve encontrar um verdadeiro amante dos livros para acompanhá-lo em uma missão. A improvável dupla, então, enfrentará três aventuras mágicas para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados.

Postar um comentário