Resenha | Resistência, de Affinity Konar

segunda-feira, 10 de abril de 2023

 Aushwitz, 1944. Um começo de um mundo completamente diferente e que afetará a vida das gêmeas Pearl e Stasha, de apenas 12 anos, para sempre.

Affinity Konar


As irmãs desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia e aos poucos, elas vão conhecendo o horror desse mundo que as cercam, assim como suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento.

Elas fazem o possível para confortar uma à outra, criando códigos e jogos para se protegerem e tentarem recuperar parte da infância que estão sendo obrigadas a deixarem para trás, assim como tantas outras crianças.

Só que quando Pearl desaparece sem deixar nenhuma pista, Stasha se recusa a acreditar que sua irmã esteja morta e tenta, de uma maneira desesperada e sem muitos recursos, buscar pela justiça, paz e descobrir onde sua gêmea está.

É impossível não sentir toda dor e sofrimento que livros com temáticas da Segunda Guerra podem causar em cada virar de página, certo? Com "Resistência" não foi diferente.

Uma coisa que me impactou muito nessa história é que conhecemos a jornada de duas crianças, enfrentando todos os confrontos e problemas da época. Crianças que tiveram as infâncias roubadas e perdidas. Crianças que foram obrigadas a crescerem antes do tempo e enxergarem um mundo além do que precisavam. Crianças que foram obrigadas a agirem de maneiras que não queriam.

Dói imaginar que isso realmente fez parte da nossa história. Dói ainda mais em saber que a história de Pearl e Stasha é uma obra inspirada na trajetória real das gêmeas Eva e Miriam Mozes. Isso foi o que me deixou ainda mais com o coração partido.


"Livros nunca me levaram na direção errada. Parecia tolice tentar sobreviver sem os conselhos deles ao meu lado."

 

Com o ponto de vista intercalado entre ambas as personagens, a autora Affinity Konar soube como apresentar a personalidade própria de cada uma delas, assim como os dilemas que enfrentaram para sobreviver em um período tão devastador e como ainda conseguiram encontrar esperança com tudo que estavam vendo e vivendo.

É um livro que toca no fundo do coração e deixa o leitor envolvido com toda a trama, com todos os acontecimentos aterrorizantes da época, compartilhando todos os sofrimentos e dores vivenciados ali.

"Resistência" é um livro que também possui uma narrativa poderosa, delicada e sensível, explorando toda essa devastação, assim como a esperança em dias melhores após o fim.


Affinity Konar
Título original: Mischling
Escritora: Affinity Konar
Editora: Fábrica 231
Páginas: 320
Ano: 2017
Gênero: romance histórico
Classificação: +16

SINOPSE:
Auschwitz, 1944. As gêmeas Pearl e Stasha têm 12 anos quando desembarcam no campo de concentração nazista na Polônia. à medida que conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e sofrimento, tentam confortar uma à outra e criam códigos e jogos para se proteger e recuperar parte da infância deixada para trás. Mas quando Pearl desaparece sem deixar pistas, Stasha se recusa a acreditar que a irmã esteja morta e embarca numa jornada desesperada em busca de justiça, paz e de si mesma.

Postar um comentário