Resenha | A anatomia de um coração, de Jenn Bennett

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

 Sabe quando você não se importa com o que falam sobre você? Mesmo que isso te afaste de qualquer tipo de relacionamento? Exatamente como Beatrix, de "a anatomia de um coração", se sente.

Jenn Bennett

Beatrix é aquela personagem que se sente num limbo quando se trata de relacionamento. Estranha demais para qualquer relação, seja com esportistas, geeks ou qualquer pessoa.

Mas o fato é que ela é uma jovem artista e geralmente sua peculiaridade assusta, pois ela adora fazer ilustrações da anatomia humana. Como não causar essa comoção, quando o assunto é abordado? Mas para ela está tudo bem, pois não está preocupada em se encaixar em nenhum padrão.

Sua maior determinação é ser uma grande ilustradora, tendo como sua maior inspiração Leonardo da Vinci, Então ela planeja realmente desenhar cadáveres de verdade. Só que para isso, ela precisa se infiltrar na aula de anatomia de uma universidade e é quando seu caminho será cruzado com Jack.

Ele é um rapaz misterioso, mas ao mesmo tempo encantador, atraente e ela acaba descobrindo que é um dos grafiteiros anônimos mais procurados de São Francisco. Porém, Beatrix e Jack acabam se aproximando bastante e ela desvenda muitos de seus segredos escondidos e toda a melancolia que envolve sua vida.

E é quando os dois criam uma forte conexão, tentando ignorar fantasmas do passado e lidar com todas as situações do cotidiano.

Desde quando li a outra obra da autora - o cara dos meus sonhos (ou quase) - gostei da forma como ela conduziu a narrativa. Então esse livro estava parado na minha estante, esperando o momento certo para ser lido.

"A anatomia de um coração" foi uma leitura que acabou me fazendo criar inúmeras teorias, principalmente com relação ao plot, e em cada capítulo queria saber como tudo iria acabar.

Apesar dessa curiosidade em saber mais sobre a trama, mais sobre a conexão que Beatrix e Jack criaram, ainda assim demorei para me apegar com a narrativa. É um livro que fala sobre uma personagem bem diferente do que estamos acostumados em ler em outras obras do gênero, então talvez esse tenha sido o ponto que a história demorou para desenrolar.

Além disso, o começo do livro é um pouco mais parado mesmo. A autora vai nos conduzindo pela história aos poucos, fazendo com que a gente realmente entenda a paixão de Beatrix, entenda sobre seu cotidiano, entenda como sua jornada vai acontecer ao longo dos capítulos.

Jack é aquele personagem que julgamos por suas ações e até mesmo pela família. Ele é filho do prefeito da cidade. Então as pessoas esperam que ele seja perfeito, que a família seja perfeita. O que ninguém sabe é o que realmente acontece dentro de casa.

E quando Jenn Bennett vai nos apresentando essa outra parte da história, foi o exato momento que fiquei totalmente envolvida com ele e em descobrir mais sobre sua trajetória e todos seus dilemas.

A conexão que ele e Beatrix criaram desde quando se conheceram é outro ponto bem positivo. Adoro obras young adult pois apresentam personagem adolescentes, mas também gosto dos outros temas que são abordados ao longo da narrativa. Temas que nos fazem pensar, refletir e tudo é feito de uma maneira leve.

O único ponto que acabei não gostando tanto desse livro quanto do outro que já li da autora, foi a questão do plot. Confesso que conforme a leitura vai avançando, a gente cria inúmeras coisas que poderiam acontecer, mas não é bem assim. Quando tudo é revelado, parei e pensei: só isso? Essa foi a minha única reação.

Então posso dizer que eu gostei, sim, de "a anatomia de um coração". É um jovem adulto que acaba cumprindo com o que promete: entregando uma obra leve, descontraída e com personagens descobrindo sobre eles mesmo e o primeiro amor.

Uma leitura que vale a pena ser lida sem pretensão, sem expectativa. Não pense em inúmeros acontecimentos para o final, pois garanto que a maioria (ou quase todos) serão descartados.



Jenn Bennett
AMAZON

Título original: The anatomical shape of a heart
Escritora: Jenn Bennett
Editora: Plataforma21
Páginas: 340
Ano: 2016
Gênero: jovem adulto
Classificação: +15

SINOPSE
Beatrix se sente num limbo quando o assunto é relacionamento. Estranha demais para os esportistas, não estranha o suficiente para os geeks. O fato é que ela é uma jovem artista, mas geralmente os rapazes se assustam com um detalhe: seu talento peculiar em fazer ilustrações da anatomia humana. E, na real, ela não está nem um pouco preocupada em se encaixar num padrão. Determinada a ser uma grande ilustradora, ela sabe muito bem o que fará nas férias de verão antes de concluir o Ensino Médio: seguir os passos de grandes mestres como Leonardo da Vinci, ou seja, desenhar cadáveres de verdade. Contudo, enquanto tenta se infiltrar nas aulas de anatomia da universidade, Beatrix conhece um rapaz misterioso que vira seus planos de cabeça para baixo. Jack
é encantador, irresistivelmente atraente e... um dos grafiteiros anônimos mais procurados de São Francisco. Entre passeios noturnos, fugas da polícia e palavras douradas dominando a cidade, ela começa a desvendar quem Jack realmente é, assim como o grande segredo escondido sob sua melancolia. E Beatrix também precisa enfrentar os próprios fantasmas, como os problemas financeiros, o pai ausente e a solidão. Numa paixão irreprimível, os dois vão descobrindo um ao outro – e como transformar essa profusão de sentimentos em expressão, arte e amor.

Postar um comentário