Resenha | Será que é o meu número?, de Julie Murphy

terça-feira, 1 de novembro de 2022

 Sabe aquela história moderna da Cinderela e com bastante representatividade? É exatamente isso que encontramos ao longo dos capítulos de "será que é o meu número?", escrito por Julie Murphy, mesma autora de Dumplin'.

Julie Murphy


Sempre lemos alguma obra com personagens que amam livros, né? E isso é sensacional, claro, pois nos identificamos bastante ao longo da narrativa. Mas você já leu algo com uma personagem que ama sapatos?

Aqui a gente vai encontrar uma personagem que ama sapatos, seja com laço ou salto chique. Cindy acredita que os são eles que fazem com que ela se expresse e seja quem ela realmente é. Os sapatos sempre lhe servem perfeitamente bem, porém, por ser uma mulher plus size e apaixonada por moda, essa não é uma missão muito simples, afinal, a moda deveria ser para todos.

Mesmo assim, nada disso abala a sua autoestima e com seu diploma recém obtido em design de moda, mas sem emprego à vista, ela se muda para a casa da madrasta, produtora do maior reality show de namoro do mundo, e ela se vê "jogada" sob os holofotes de uma hora para a outra. E é quando Cindy enxerga a oportunidade de mostrar a sua coleção de sapatos para o mundo e impulsionar a sua carreira.

E claro que além dessa oportunidade, por quê não aproveitar os encontros luxuosos com um solteiro cobiçado? E por ser uma participante gorda em um reality show, isso a transforma em uma sensação viral e coisas inacreditáveis começam acontecer em sua jornada.

"Será que é o meu número?" foi meu primeiro contato com a autora e devo dizer que comecei com o pé direito, pois foi um livro que me conquistou em diversos momentos, fazendo com que me sentisse também parte do reality show.

Um dos pontos mais positivos da obra foi a forma como a Julie Murphy trabalhou toda a representatividade da personagem principal e soube como trabalhar os personagens secundários, fazendo com que essa história fosse realmente um conto de fadas moderno; uma Cinderela moderna e cheia de atitude.

Cindy é aquela personagem com uma confiança inabalável. Ela conhece seu corpo, conhece a si mesma, sabe o que deseja para a sua vida e busca alcançar todos os seus objetivos. Isso foi algo que me conquistou bastante, afinal, é muito difícil ter autoconfiança em nós mesmos. Muitas vezes não estamos satisfeitos com algo em nós e a autoestima fica abalada, e ver a forma como Cindy lidou com diversas questões e mostrou todo o seu poder, me deixou realmente apaixonada.

Um outro ponto que a autora retrata ao longo da narrativa e até citei no começo dessa resenha, é a questão da moda. Tem um trecho ao longo do livro que diz o seguinte: "Sim, roupas podem ser arte, mas também são uma necessidade. Tanta gente nessa indústria age como se vestuário fosse para todo mundo, mas a moda é apenas para poucos. A verdade, porém, é que vestuário é moda, e moda deveria ser para todos, porque vestuário deveria ser para todos. E vestuário para todos significa um pequeno primeiro passo para a equidade. Receber oportunidades e acesso é muito mais fácil quando você impressiona."

E confesso que para mim esse foi o trecho mais marcante e mais realista de todos! Se a gente parar e analisar muitas situações de nosso cotidiano, isso se encaixa perfeitamente bem com a nossa realidade, não é? Por isso, sem dúvidas, foi um dos parágrafos que mais me marcaram.

Além de ter sido meu primeiro contato com a autora, foi a primeira obra que li onde há uma modernização da Cinderela e também com a temática de reality show de pano de fundo. Então posso dizer que "será que é o meu número?" foi uma leitura que mesclou vários pontos importantes, mas também divertidos e que me proporcionou uma experiência muito boa.


Julie Murphy
Compre na Amazon

Título original: If the shoes fits
Escritora: Julie Murphy
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Ano: 2022
Gênero: chick-lit
Classificação: +14

SINOPSE
Cindy ama sapatos. Seja com um laço no lugar certo ou um salto chique de madeira, é com eles que ela consegue se expressar. Mas ser uma mulher plus size obcecada por moda não é fácil. Ela nunca encontra roupas de marca que funcionem em seu corpo ― embora um par de sapatos especial sempre lhe sirva perfeitamente.

Com um recém-obtido diploma em design de moda, mas nenhum emprego à vista, Cindy se muda de volta para a casa da madrasta, Erica Tremaine, a produtora-executiva do maior reality show de namoro do mundo, o Antes da meia-noite. Quando uma das participantes da nova edição desiste de participar do programa no último minuto, Cindy é jogada sob os holofotes. Exibir sua coleção matadora de sapatos em rede nacional parece uma ótima maneira de impulsionar a carreira. E, já que ela está ali, por que não aproveitar alguns encontros luxuosos com um solteiro cobiçado?

No entanto, ser a primeira e única participante gorda em Antes da meia-noite a transforma numa sensação viral ― e num ícone do movimento body positive ― da noite para o dia. E o mais inacreditável? Ela pode realmente se ver apaixonada por esse Príncipe Encantado. Para chegar até o final, além de encarar os fãs, os haters e uma casa cheia de outras participantes em quem ela não tem certeza se pode confiar, Cindy terá de dar um salto no escuro e torcer para que seus saltos ― e seu coração ― não se quebrem no processo.

Postar um comentário