Resenha | O fio que nos une, de Deborah Strougo

terça-feira, 24 de maio de 2022

 Você já parou e pensou em como estamos conectados com alguém, com a nossa alma gêmea, mas nunca saberemos até que este momento realmente chegue? O Fio que Nos Une, escrito pela Deborah Strougo e publicado pela VR Editora, vamos conhecer mais sobre o fio vermelho do destino.

Deborah Strougo


"Que controle tínhamos sobre a vida para mudar o passo e reinventar o futuro? Simples: nenhum." (pág. 8)

Letícia teve um ano bem difícil. Após perder seu noivo, ela sente que nada mais faz sentido em sua vida e acaba se fechando para o mundo, desacreditando em tudo, principalmente no amor.

Um ano após o acidente, sua melhor amiga, Marina, a leva para um festival no bairro japonês da cidade e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local. Apesar de não acreditar muito nisso, aquele senhor na sua frente a deixou bem convincente sobre o assunto.

Desse momento em diante, coisas misteriosas começam a acontecer e Letícia se vê numa missão inesperada: juntar as almas gêmeas que estão conectadas pelo fio vermelho do destino, além de ter que lidar com a sua própria vida e situações inesperadas.


"Assim como acontece em qualquer luto, a pessoa passa por diferentes estágios. Não há uma ordem específica, cada um encara a perda - independente de qual seja a natureza - de sua forma." (pág. 107)

Não é novidade para ninguém o quanto eu amo as obras da Deborah Strougo e ela tem uma escrita totalmente leve e envolvente, fazendo com que a gente se sinta parte da obra e até mesmo um pedacinho da personagem.

Já imaginou como seria sua vida se você conseguisse enxergar fio vermelho na mão de pessoas desconhecidas e conhecidas, e saber exatamente quem é a sua alma gêmea? A forma como a autora abordou essa lenda japonesa me deixou totalmente envolvida com a trama - como não conhecia muito sobre o assunto, fiquei realmente encantada.

E com diversas situações que acontecem ao longo de cada capítulo, a gente se questiona sobre diversas coisas. Muitas vezes acreditamos que aquela pessoa é a nossa alma gêmea, mas será mesmo? Será que o destino não nos reserva algo diferente do que jamais imaginamos? Tudo está conectado com as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas.

"A conexão do amor verdadeiro vê além de um rosto bonito ou de curvas generosas. É a mistura da personalidade e da alma, forjada em pares para se completarem." (pág. 116)

Os personagens são realmente apaixonantes! Letícia mostra que, apesar do tempo que esteve de luto, está disposta a reconstruir a sua vida; Marina é aquela que a gente gostaria de ter como amiga, sempre apoiando e pronta para qualquer situação; e Thiago, um dos colegas de escritório, é um cara divertido, todo trabalhado nas referências geeks e que a gente se apaixona facilmente.

Por falar no Thiago... assim que ele entra em cena, o livro fica ainda mais envolvente. É possível perceber a conexão entre ele e Letícia logo de cara, deixando o leitor totalmente "eufórico" em descobrir mais sobre o seu passado e porque, assim como Letícia, ele não possui um fio vermelho em seu dedo. Será que ele também teve um amor perdido?

Mas assim como os personagens principais, os secundários também possuem uma grande importância na história, afinal, sem o senhor que aparece logo nos primeiros capítulos, nada disso teria acontecido na vida de Letícia. E tudo que ocorre após isso, deixa aquela sensação de "quero mais".


"O destino sempre conspira a favor do que já estava previsto, ainda que não possamos entender." (pág. 234)

Mas O Fio que nos Une é uma história que vai além do romance. Ele fala sobre luto, aceitação e retorno à vida. Sobre as infinitas possibilidades após perder alguém que amamos e a certeza de que merecemos viver intensamente a nossa vida. É um livro repleto de reflexões.

Narrado em primeira pessoa, temos uma história extremamente envolvente, que nos faz repensar sobre muitas questões de nossa vida, além de arrancar suspiros, proporcionar risadas e deixar o coração quentinho.

"Não existem coincidências. Encontramos pessoas e vivemos situações por estarmos predestinados. Tudo o que nos rodeia era pra ser." (pág. 285)


Deborah Strougo
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: O fio que nos une
Escritora: Deborah Strougo
Editora: VR
Páginas: 304
Ano: 2022
Gênero: romance

SINOPSE
Após perder o noivo em um acidente, Letícia se fecha para o mundo, desacreditando no amor com a certeza de que seu coração nunca mais poderá se recuperar. Até que, um dia, sua grande amiga Marina a leva para um festival no bairro japonês da cidade, e Letícia acaba fazendo um pedido no santuário local.
É quando coisas misteriosas começam a acontecer e nossa protagonista se vê numa missão um tanto inesperada: juntar as almas gêmeas conectadas pelo misterioso fio vermelho do destino. Além de ser obrigada a bancar um tipo de “cupido” para pessoas que nem imaginava, a situação de Letícia se complica mais ainda quando Thiago – o novo colega de escritório que sempre usa camisetas engraçadas e é todo trabalhado nas referências geek – surge em sua vida mostrando que o amor pode, sim, renascer após tanta dor.

Postar um comentário