Resenha | Daqui a cinco anos, de Rebecca Serle

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

 Você já imaginou como seria a sua vida daqui cinco anos? Acho que essa é uma pergunta constante em nossas vidas, mas já imaginou se você pudesse realmente viver um desses momentos? Em Daqui a Cinco Anos, publicado pela Editora Paralela, vamos conhecer a história de Dannie e sua jornada que mudou completamente a sua vida.

daqui a cinco anos


Dannie Kohan sabe exatamente o que deseja para o seu futuro e o que precisa fazer para conquistá-lo. Ela sempre almejou um emprego em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e trabalhou duro para consegui-lo, assim como a certeza de que seria pedida em casamento. Porém, é após esse pedido, que as coisas começam a mudar.

Quando deita para dormir, Dannie acorda, entretanto, em um apartamento diferente com outro anel de noivado, outro homem ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite do seu pedido de casamento - 15 de dezembro. O problema é que são cinco anos do futuro. Completamente perdida, ela tenta entender o porquê isso está acontecendo e o que futuro lhe reserva.


"E acho que talvez o amor seja isso. Não a ausência de espaço, mas o reconhecimento dele, o que existe entre as partes, o que torna possível não ser uma coisa só, e sim duas pessoas distintas."

 

Após esse intenso acontecimento, Dannie acorda novamente e ela está lá, com seu namorado e sua vida está conforme ela deixou. É como se nada tivesse acontecido. Completamente abalada e sem entender o que ocasionou tudo isso, ela decide acreditar que tudo isso não passou de um sonho e continua seguindo todos os seus planos.

Esse sonho não a atormenta tanto por quatro anos e meio, até que aquele homem que ela sonhou naquela noite, aparece em sua vida. É a partir desse momento que ela começa a entender o porquê ele apareceu e como tudo tomou um rumo inusitado.


"Você está confundindo amor com outra coisa. Acha que o amor precisa ter um futuro para fazer diferença, mas não é assim que funciona. É a única coisa que não precisa evoluir para nada. Enquanto existir, faz toda a diferença. Aqui e agora. O amor não precisa de um futuro."

 

daqui a cinco anos


Que livro surpreendente do começo ao fim! 

A premissa me instigou logo de cara e quando comecei, vi que havia lido metade da obra e não conseguia parar até que tivesse todas as respostas. Como seria possível alguém ver o seu futuro? Seria um sonho ou o que? Tudo bem que senti falta dessa explicação mais detalhada ao longo dos capítulos, mas ainda assim, a forma como tudo transcorreu, me envolveu completamente com a trama.

A escrita da Rebecca Serle é maravilhosa, envolvente e viciante. Com os capítulos curtos, narrativa em primeira pessoa e personagens cativantes, o livro ficou ainda melhor! A autora nos apresentou Dannie, uma personagem bem ambiciosa e que luta diariamente por aquilo que deseja, assim como personagens secundários incríveis. David, namorado de Dannie, é fofo e paciente. Sempre apoiando as suas escolhas. A melhor amiga, Bella, sempre determinada e apaixonada pela vida. Impossível não se apegar e se apaixonar.


"Queria que você entendesse que pode ter um amor para além dos seus sonhos mais loucos. Um amor de cinema. Você também é capaz disso."

 

E por falar nessa amizade, é incrível o quanto elas são diferentes, mas ainda assim, se completam. Uma amizade que aquece o coração. Não é perfeita, assim como nada na vida. É real. É verdadeiro. Tudo isso deixa ainda melhor e mais envolvente.

Li esse livro em menos de 24 horas. 

Quando eu digo que realmente me envolveu de uma forma única, falo sério. Eu fiquei completamente intrigada e curiosa para saber o que realmente aconteceu na vida de Dannie. Aos poucos, nós vamos entendendo o que realmente aquele "sonho" quis mostrar para ela. Entendemos que tudo pode mudar em um piscar de olhos.

Uma das grandes reflexões que essa obra me trouxe foi que, não importa quanto tempo a gente fique planejando a nossa vida, o nosso futuro, sempre acontecerá algo ao longo da nossa jornada que fará com que tudo mude de planos ou seja diferente. Podemos ficar frustrados por não ter conseguido algo que trabalhamos duro para conseguir, mas também podemos viver com a nova realidade e nos adequar com as mudanças.


"Porque força é isso - correr riscos, sair do caminho predeterminado, tomar decisões baseadas não em fatos, mas em sentimentos."

 

Daqui a Cinco Anos é sobre amor, amizade, lealdade e de um futuro imprevisível. É sobre viver o momento, aproveitar o presente, sem se preocupar com o futuro. A vida pode mudar, os planos podem mudar e tudo que desejamos hoje, pode não ser a nossa realidade. Uma história que vai conquistar, mas também vai emocionar de uma forma jamais esperada.


daqui a cinco anos
Adicione no Skoob | Compre na Amazon

Título original: In five years
Escritora: Rebecca Serle
Editora: Paralela
Tradução: Alexandre Boide
Páginas: 290
Lançamento: 2020
Gênero: romance contemporâneo

SINOPSE

Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.
Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.
   Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.

2 comentários

  1. Olá!
    Ah, amei a sua resenha. Essa foi uma das minhas leituras mais emocionantes do ano passado. Também li em muito pouco tempo e fiquei envolvida do início ao fim, e adoraria ler mais livros da autora.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei também! O livro é tão envolvente e aquele final foi realmente inesperado. Me conquistou muito. Uma das melhores leituras de 2020, sem dúvida.

      Excluir