9 gírias literárias para você conhecer

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Garanto que em algum momento da sua vida de leitor(a), você já ouviu plot-twist, sprint, book haul, entre outros, e você fica um pouco perdido(a) com os termos, cero? Isso é perfeitamente normal e geralmente acontece o mesmo comigo. Por isso, decidi fazer esse post para explicar algumas gírias literárias.


1. Plot twist


Na tradução, plot twist significa reviravolta na trama e é exatamente isso. Sabe quando você está lendo um livro e algo surpreendente/inesperado acontece, mudando o rumo da história? É o que chamamos de plot twist, ou apenas de plot.


2. Sprint


Traduzindo, sprint é um período curto de atividade intensa, ou seja, um sprint de leitura é um tempo de foco apenas no livro. Geralmente, o sprint acontece em leituras coletivas ou maratonas literárias, mas você pode determinar um período do seu dia para ler, sem nenhuma distração.



3. TBR


TBR, também conhecido como to be read, são livros que você deseja ler. Geralmente, a gíria é utilizada no começo de cada mês com uma determinada meta de livros, porém, também são usadas para montar uma lista de livros para ler durante o ano.



4. Flop


Na língua inglesa, flop é o significado de fracasso ou fiasco e na literatura não é diferente. Vou dar um exemplo: sabe quando você monta uma tbr com os livros que deseja ler, mas o mês acaba e não consegue ler nem a metade? Você acaba não atingindo o seu objetivo. Então você flopa.



5. Cliffhanger


Confesso que esse termo também é algo novo para mim, então achei muito válido apresentar neste post. Cliffhanger significa "à beira do precipício" ou "à beira do abismo". Esse é um recurso utilizado na literatura para expressar uma situação limite. É quando você precisa saber o que vai acontecer (o famoso gancho) no desenrolar da história.


6. Book haul


Um termo que ficou muito conhecido entre os Youtubers, e que pode ser traduzido como livros adquiridos. Porém, o termo também pode ser utilizado para livros que você ganhou e/ou trocou. Um book haul geralmente é feito através de um vídeo, mostrando esses exemplares ou em formato de post. Não há regras.




7. LC


Eu AMO uma LC e não é a toa que eu e uma amiga fizemos o @clubepsteratura. Mas, traduzindo: LC significa leitura coletiva ou leitura conjunta. É um ato onde duas ou mais pessoas leem o mesmo livro e compartilham experiências literárias.



8. Easter egg


Na tradução, easter egg é ovo de páscoa e lá nos EUA, eles possuem a tradição de fazer uma caça ao ovo de páscoa: os pais escondem o ovo e a crianças procuram. Quando acham, há uma surpresinha dentro desse ovo. E na cultura pop, easter egg é uma surpresinha que o autor coloca na obra. Um exemplo disso é quando o autor cita outros livros dentro de suas obras.



9. Ressaca literária


Sabe quando você lê um livro e fica completamente envolvido(a) com a história e quando acaba, você só consegue pensar naquela obra e não consegue ler mais nada? Essa é a famosa ressaca literária.

via GIPHY



Alguma gíria apresentada você ainda não conhecia? Qual outra você conhece? Conta para mim nos comentários.

6 comentários