Resenha | O sorriso do leão, de Leonardo Garzaro

segunda-feira, 29 de junho de 2020

O Sorriso do Leão, escrito por Leonardo Garzaro e publicado pela Editora Rua do Sabão, vai contar o pior dia da vida de Frederico Alberto Valente.

Leonardo Garzaro


Frederico era conhecido apenas como o filho do soldado Alberto Valente, neto do velho Valente e sobrinho do estranho Adoniram Valente. Sua família era famosa por sua coragem, mas ele tinha que disfarçar sua covardia – o que não era fácil.

Aos doze anos, Frederico passou por um momento muito constrangedor: quando um pombo pousou na janela da sala de aula, ao seu lado, ele soltou um gritinho bem agudo e virou o motivo de piada na escola. Até ganhou o apelido de Pombo Valente.

Como lidar com esse novo apelido e com uma família completamente corajosa? A sua única esperança era a irmã gêmea, Valentina Valente. Ela começa o encorajar e a mostrar que tudo isso não passa de algo bobo.

Leonardo Garzaro

Perfeito para o público-alvo!


O Sorriso do Leão é um livro infanto-juvenil e que vai apresentar uma temática simples, com uma narrativa leve e cheia de enigmas. Embarcamos nessa jornada junto com Frederico e entendemos mais sobre seus medos, anseios e todos os dilemas que ele enfrenta.

Me coloquei no lugar do personagem e fiquei imaginando como deve ser ruim você ser comparado com alguém da sua família. Todos da família Valente tinham coragem, mas ele, não. Por que ele deveria ser igual? Por que não podemos escolher nossos próprios caminhos e expressar quem nós realmente somos?

Isso me faz pensar que acontece geralmente com diversas pessoas e diversas família. É preciso se libertar e mostrar que você não é igual, que você tem seus princípios e o que realmente acredita. Você não precisa e não tem que ser igual a ninguém!

Leonardo Garzaro


Uma narrativa instigante.


No começo do livro, nós vamos conhecendo mais sobre o personagem e sua família e nos aventurando junto com ele. Entendemos seus medos, receios e dilemas, e começamos a nos apegar com o pequeno Frederico.

Apesar de em alguns momentos ter ficado um pouco confusa com a narrativa e até mesmo com as referências e metáforas apresentadas, isso não tirou a beleza e a forma singela da história.



Frederico tem muito o que ensinar ao longo dos capítulos tanto para o público mais jovem quanto para o público mais velho que gosta de histórias desse gênero.

Leonardo Garzaro

O Sorriso do Leão mostra que nós precisamos aprender a encarar os nossos “próprios leões”. Precisamos ter coragem para encarar nossa jornada de uma forma diferente e aprender a lidar com todas as situações do nosso cotidiano, mas também mostra que não tem problema você ter medo de algo ou não reagir bem a alguma situação.

É um livro que nos faz crescer junto com o personagem e no final, nos sentimos parte da família Valente.

*também disponível no Kindle Unlimited.
*livro recebido em parceria paga com a editora.


Título original: O sorriso do leão
Escritor: Leonardo Garzaro
Editora: Rua do Sabão
Páginas: 313
Lançamento: 2020
Gênero: aventura / infanto-juvenil / literatura nacional

SINOPSE
Sem dúvida alguma, aquele foi o pior dia da vida de Frederico Alberto Valente. Em seus doze anos de vida, nunca passara por um momento tão constrangedor: quando um pombo pousou na janela da sala de aula, bem ao seu lado, tomado de pavor ele soltou um gritinho com a voz fina e toda a sala imediatamente se pôs a rir, apelidando-o de Pombo Valente.
Antes disso, a vida já era difícil. Todos o conheciam em todas as partes como o filho do soldado Alberto Valente, neto do velho Valente, sobrinho do estranho Adoniram Valente. A família era famosa pela coragem; havia lutado contra os invasores estrangeiros, estavam nas páginas da história, moravam numa fortaleza. Há todo tempo, Frederico Valente tinha que disfarçar a própria covardia, o que não era nada fácil. Tinha medo de panelas de pressão, de cachorros grandes e pequenos, de aves, em especial de pombos… Depois de gritar de medo na frente de toda a sala, as coisas ficaram ainda piores…
A única esperança era a irmã gêmea, Valentina Valente. Nascida com os genes da absoluta coragem, ela encoraja Fred, dizendo que aquilo não era covardia, só “um medinho besta”. Disposta a ajudá-lo, Valentina elabora um programa para ensinar o irmão como se tornar ainda mais corajoso que Tata Valente, conhecido como o mais valente dentre os Valente, personagem das histórias de valentia que cada criança Valente escuta desde a primeira refeição.

26 comentários

  1. Olá!
    Adoro esses livros infato-juvenis que trazem essas mensagens mais profundas. Acredito que todo mundo passe por essa fase da comparação e que é importante trazer esse tipo de questionamento que gera reflexão e aceitação de si.
    Adorei a resenha.

    Beijos.

    https://www.garotasdevorandolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que temos mesmo e por isso é sempre importante discutir e refletir sobre o tema, né?

      Excluir
  2. Que obra maravilhosa adorei conhecer ela por aqui, acredito ser uma leitura muito especial, fiquei mega curiosa para ler também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura cheia de reflexões e gostei bastante disso.

      Excluir
  3. Ai eu amo um livro YA! Acho que esse genero é um dos poucos que realmente não tem erro comigo, qualquer livro eu vou gostar! E nossa, só pela capa eu soube que queria ler esse livro, sua resenha me deixou muito curiosa!
    Já aluguei o livro pelo Kindle Unlimited e já quero ler, adorei seu post e suas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você leia e curta a obra. As reflexões que a mesma proporciona são ótimas.

      Excluir
  4. Oiieee

    Achei a edição tão bonita e amei saber que é aquele livro que faz a gente se envolver com o personagem e sua família, crescer de certa forma e evoluir junto com eles, que experiência bacana quando acontece gente conectar assim. Não conhecia o livro, adorei a dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E a forma como tudo foi descrito, a gente consegue se apegar e entender perfeitamente tudo que acontece ali.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem por aí?

    Que capa fofa, aliás, a edição inteira parece ser muito linda. Parece ser uma ótima história, principalmente para o público-alvo, como você mesmo explicitou em sua resenha. Eu gosto de, vez ou outra, ler livros ou contos infanto-juvenis. Adorei a resenha!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição é lindíssima mesmo! E, sem dúvidas, o público-alvo foi acertado em cheio.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Eu ainda não conhecia esse livro mas, só de saber que possui uma história infanto-juvenil, nacional, onde o personagem se desenvolve durante ela e está disponível no KU, já fiquei animada para realizar a leitura. Estou dando muitas oportunidades para os livros nacionais, principalmente, os que estão disponíveis em e-books porque fica mais fácil e rápido para eu ler, caso favorite o livro, compro a versão física.

    Gostei muito da sua indicação e com certeza vou adicioná-lo a minha lista de leituras.
    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre importante conhecer novas leituras nacionais, né? Espero que conheça essa obra e goste da sua narrativa.

      Excluir
  7. Oii!

    É a segunda resenha que leio da obra, já estou com ele no meu leitor, e ansiosa para conhecer o enredo mais a fundo. Gostei de saber que você gostou do livro, faz muito tempo que não leio infanto juvenil e gente, olha essa capa!! Eu já tinha me apaixonado por ele no Unlimited, agora então, vendo o fisico, é perfeito hehehe.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha um tempo que eu não lia também, então foi uma surpresa muito boa <3

      Excluir
  8. Oi Fabi.

    Eu não conhecia a obra e devo dizer que fiquei completamente encantado com a premissa da história! Como você mesma disse é preciso ter coragem para encarar nossos problemas, mas, isso não quer dizer que não podemos ter medo não é mesmo? Adorei a resenha, espero ter a oportunidade de ler esse livro em algum momento.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre temos medo de encarar os problemas, né? É algo tão comum, mas é importante que a gente enfrente isso e de cabeça erguida. Essa é uma das mensagens que mais gostei ao longo da narrativa.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Realmente achei que seria uma obra infanto-juvenil, e pela sua resenha pude comprovar. Gosto bastante da mensagem por trás do enredo, e com certeza por conta disso encararia a mesma. Acho a capa e o título bem interessantes e que traz uma ironia bem formulada. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mensagens ótimas mesmo e isso é o que deixa a leitura ainda mais envolvente.

      Excluir
  10. Taí um ótimo presente pra minha sobrinha
    Ela está na fase de bullying na escola e está cada vez mais difícil lidar com isso. Todo dia conversando, incentivando o amor próprio... gostei demais da premissa desse <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto muito :( é uma fase extremamente difícil mesmo e a leitura pode ajudá-la nesse processo <3

      Excluir
  11. Sendo bem honesta, leria esse livro só pela capa, precisa nem de resenha para me convencer hahahahhaha sou dessas, compro linda pela capa hehehehehhe e ainda para melhorar, adoro infanto-juvenil, como não conheço a editora, vou dar uma pesquisada nela, mas que pretendo ler a obra. adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma editora nova no mercado, então vale a pena conhecer alguns lançamentos dela já publicados. Espero que tenha a chance de ler essa obra e goste também.

      Excluir
  12. Eu não conhecia o livro ainda e agora que vi a sua resenha eu fiquei louca para ler, parece ser uma leitura que nos envolve completamente e que nos traz muitas mensagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas mensagens importantes mesmo. Espero que leia e curta também.

      Excluir
  13. Oi Fabiana, tudo bem?
    AMEI a proposta desse livro e sem dúvida quero ler!
    Adquirir coragem é um tema que, se bem explorado, pode render obras maravilhosas e pelo jeito que tu falou dele na resenha, já me deu uma impressão muito boa.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acredito que a obra soube trabalhar perfeitamente o tema, principalmente acertou em cheio ao público-alvo.

      Excluir