Avaliei com 3 estrelas, é ruim?

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Hoje, dia 25 de junho, o PS Amo Leitura completa 6 anos e para comemorar, decidi fazer esse post falando sobre as classificações dos livros.

avaliação no skoob



Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo sempre acontece. Quando avalio um livro com três estrelas, algumas pessoas comentam com "que pena que você não gostou da obra" e eu sempre fico me questionando: "Como não gostei da obra? Eu gostei, mas com ressalvas".

O livro é bom, mas...


Esse título é praticamente o que eu penso quando avalio um livro com 3 estrelinhas. Sabe quando a gente gosta de um livro, mas sente que faltou algo? É isso. Eu não considero que seja uma leitura ruim pela nota.

Até mesmo quando vamos avaliar no Skoob (me segue lá), existem as seguintes classificações:
  1. Ruim
  2. Razoável
  3. Bom
  4. Muito bom
  5. Ótimo
Então consegue perceber que essa nota não é ruim? Estamos avaliando uma obra de 1 a 5 estrelas, ou seja, o livro é bom, mas precisava ser mais explorado, mais trabalhado em alguns pontos...

Quando avaliar com 3 estrelas?

Eu não tenho um método exato de classificar minhas leituras. Eu levo em consideração o cenário criado, o desenvolvimento dos personagens, se a leitura foi fluída ou não e até mesmo a minha conexão com a obra.

Acho que avaliação é algo muito pessoal. É algo que você leu, você sentiu, você criou a sua opinião. Então não tem um método específico para avaliar um livro, mas é importante ressaltar que três estrelas não é uma nota ruim!


Ler ou não ler um livro com essa nota?

Acredito bastante que uma nota pode influenciar na decisão de um leitor, mas digo por mim que o livro pode estar com uma avaliação péssima, muitas pessoas não gostando, mas se eu tiver com vontade, eu vou ler da mesma forma. Talvez demore um pouco, principalmente quando acabar o hype, mas irei.

Então é isso o que eu sempre digo quando faço uma resenha: eu não gostei de alguns aspectos narrados na história, mas isso não significa que você não vai gostar. É questão de opinião e é importante todo mundo ler e descobrir.

Para quem me acompanha aqui no blog e até mesmo no Instagram, deve ter percebido que eu parei de classificar os livros no final de cada resenha. Deixo apenas a nota no Skoob e na Amazon, pois acredito que são importantíssimas para o destaque da mesma nas plataformas.

E por que eu fiz isso?



Eu acredito que você não dando uma nota para para o livro em sua resenha, por exemplo, isso incentiva as pessoas a ler e compartilhar mais com a sua opinião. Acredito que a nota limita muito nisso.

Claro que isso é só a minha opinião! Não julgo quem faz isso, mas eu senti essa diferença quando parei de avaliar os livros nas resenhas.

💬 Agora é com vocês: o que vocês acham de avaliações? Sempre leva em consideração na hora de ler um livro?

2 comentários

  1. Olá, como vão as coisas por aí?

    Primeiramente, parabéns pelos seis anos de blog! Que você continue com ele por mais e mais anos... Também sou como você: mesmo uma obra tendo avaliações negativas, às vezes eu ainda arrisco, caso a premissa me agrade haha.

    Abraços! 😍
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E acho que é importante a gente arriscar, sabe? Pois tenho em mente que o que não agradou alguém, pode acabar me surpreendo.

      Excluir