Resenha | Rede de sussurros, de Chandler Baker

segunda-feira, 2 de março de 2020

Rede de sussurros”, lançado em primeira mão pelo clube Intrínsecos, da Editora Intrínseca, é uma história cheia de mistério, descobertas e de mulheres fortes, lutando para combater o assédio moral.


Chandler Baker
Foto: PS Amo Leitura


Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas.



As três sempre ficaram juntas e sempre apoiam uma a outra em diversos momentos como as promoções empolgantes, reuniões sem fim, casamento, maternidade, divórcio e toda a política imposta pelo escritório, mas apesar de toda essa união, cada uma tem um segredo e se arrependem de algo que fizeram.


O presidente da empresa teve uma morte repentina. Ninguém sabe como ele morreu ou o que aconteceu. Tudo indica agora que Ames, o chefe delas, ganhará a liderança. O problema que Ames é um homem que sempre esteve nas fofocas da empresa, pois ele tratava muito mal (e até alguns casos assediava) suas funcionárias. O problema maior era que esses sussurros eram acobertados pelos mais poderosos.


É problemático porque, quando permitimos que os meninos chamam uma menina de "louca" de forma tão casual, bem, isso dá a todas as outras pessoas permissão para que não acreditem nela. (pág. 84)


Quando Ames contrata uma nova funcionária e todos percebem como ele adotou uma conduta inaceitável em relação à ela, a mudança começa a provocar uma catástrofe no escritório e é nesse momento que as mentiras serão reveladas, segredos expostos e a vida de muitas pessoas estão prestes a mudar drasticamente.


Chandler Baker
Foto: PS Amo Leitura


Esse livro mexeu comigo.


Em primeiro lugar porque ele mostrou a realidade de que muitas vezes o assédio moral e até mesmo sexual dentro de uma empresa acontecem, mas percebemos o quanto isso é ignorado e é visto como “nada demais”.


Em segundo lugar, como um homem ganha um cargo maior dentro de uma companhia, mesmo com todas as fofocas rolando e isso não é investigado. Simplesmente preferem arrastar toda a sujeira para baixo do tapete e fingir que nada está acontecendo.


Nunca chorávamos no trabalho, quase nunca, mas, quando chorávamos - ao chegar em casa ou talvez antes disso, usando óculos escuros no carro -, geralmente era por causa do trabalho. (pág. 133)


E por último, eu já passei por assédio moral. Assédio moral é a exposição de alguém as situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.” Quantas vezes ouvi coisas do tipo “cuida do seu trabalho ou vai perder” e não tive reação?


Muitas vezes eu pensava que saberia como lidar com situações assim caso acontecesse comigo, mas não. É algo que a gente nunca espera, mas que infelizmente acontece inúmeras vezes e são reveladas. Hoje, após ter lido esse livro, garanto que eu agiria de forma diferente.


Chandler Baker
Foto: PS Amo Leitura


Além de assuntos importantes, também tem o mistério.



Chandler Baker soube criar uma obra que vai evidenciar muitas coisas e até mesmo abrir a mente de muitas pessoas. Vai mostrar a importância das mulheres permanecerem unidas e não criar uma rivalidade entre as mesmas.


Mas, além disso, a autora criou um mistério no enredo. Quando o chefe morre, tudo começa acontecer: os segredos são revelados, as máscaras são finalmente tiradas e todas as mentiras que estavam assombrando aquele escritório são expostas e tudo começa a desenrolar.




Confesso que gostei como tudo ocorreu sem tirar o foco principal da proposta do livro. Ela soube como mesclar bem os acontecimentos importantes e que apesar de ser um livro de ficção, é algo que acontece no dia-a-dia de muitas mulheres.


Chandler Baker
Foto: PS Amo Leitura
Um outro ponto legal do livro é como a narrativa é intercalada entre os acontecimentos do escritório e o depoimento na delegacia para descobrir sobre a morte. Isso deixa o leitor ainda mais envolvido na trama.


Então se você ainda não leu “redes de sussurros”, tenha em mente que você vai encontrar muito além do poder feminino nessa obra. Vai encontrar um grande mistério e que o vai deixar no final de queixo caído.


adicione no skoob: rede de sussurros


Título original: Whisper network
Escritora: Chandler Baker
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Lançamento: 2019
Gênero: suspense / mistério

SINOPSE
Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende.
Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.
Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente. 

16 comentários

  1. Oi Fabi
    Mulher , que livrão né

    tenho vergonha de dizer que recebi esse livro na caixinha do Intrinsecos mas nunca o li. Espero ler esse mês e ter uma sensação de felicidade com a leitura assim como percebi em sua resenha.
    Espero que mexa comigo e me faça pensar.
    Tenho a ligeira impressão que vou amar e me inspirar com essa história.

    Amei a foto com a lupa no nome do livro kk

    Bjos
    http://www.livreando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me trouxe alguns pensamentos, assim como me proporcionou uma boa leitura. Eu espero que goste da história.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Caramba, esse livro parece ser realmente bom! Além de tratar de um tema super importante, traz um mistério, o que deixa a obra ainda mais interessante. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando há um pequeno mistério envolvido nas obras. Acredito que isso instiga de uma forma diferente e conquista mais. Vale a pena conferir.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Essa mistura de assuntos importantes com mistério parece ser boa. Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha dado tanta credibilidade. Agora fiquei super curiosa para ver o desenrolar e como acontecerão as coisas. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que me chamava atenção, mas não imaginava gostar tanto, sabe? Vale a pena conhecer.

      Excluir
  4. Eu adoro a capa desse livro e a história parece ser maravilhosa, com certeza vou incluir ele na minha lista de leituras, pois ele parece ter muitas das coisas que curto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante e espero que tenha a chance de ler também.

      Excluir
  5. Esse livro deve ser um tapa na cara.
    Eu gostei muito da sua resenha, também sinto que mexeria bastante comigo. Mas parece ser uma leitura extremamente necessária. Dica anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, em alguns momentos tem um tapa na cara mesmo. Me fez refletir sobre diversas atitudes que acontecem por aí e a gente acaba "ignorando", sabe? Vale a leitura e acredito que você vai gostar bastante.

      Excluir
  6. Essa obra foi uma das que mais gostei das minhas ultimas leituras realizada, singular em diversos aspecto é surpreendente o desenrolar da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O final do livro, então, me deixou com a sensação de "dever cumprido", sabe? É um livro que vale a pena.

      Excluir
  7. Eu estou louca para ler esse livro, além de gostar muito do gênero a premissa do livro me interessou demais e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa, parece ser um livro que vau me agradar bastante e não vejo a hora de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale realmente a leitura e espero que você tenha uma ótima experiência, assim como eu.

      Excluir
  8. que obra diferente, ter o tema dentro de outras historias mas agora um livro focado nesse ambiente de assedio e nesses personagens é bem diferente do comum e muito atual, uma obra que eu quero ler muito ainda mais lendo como ela te afetou de modo a refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que o foco dele em assédio é algo que mexeu muito comigo, principalmente por algumas situações. Realmente vale a pena conhecer.

      Excluir