Resenha | Quando você passar por mim, de Marina Machado

segunda-feira, 9 de março de 2020

Quando você passar por mim”, lançamento da mesma autora Marina Machado, publicado de forma independente na Amazon, vai contar a história de Melinda e seu vizinho, Nando.

Marina Machado
Foto: PS Amo Leitura


Melinda é uma garota de 17 anos, mas está preparada para enfrentar todos os dilemas da sua vida adulta. Há alguns anos ela tem um objetivo: fazer intercambio e conseguir uma bolsa em alguma universidade estrangeira.

Seus pais nunca concordaram muito com essa sua decisão, então falaram que se ela conseguisse o dinheiro necessário para isso, ela poderia seguir. Determinada em realizar algo que sempre desejou, Melinda passeia com alguns cachorros da vizinhança.

Às vezes, devemos ouvir as pessoas e, quando forem pessoas de que gostamos, precisamos tentar entender com carinho o que a fez agir ou não agir. Julgar o outro não nos leva a nada.

Na casa ao lado, um vizinho recém-chegado começa a mudar seus planos. Nando é aquele rapaz misterioso e cheio de segredos. Pensando apenas em se manter afastada para não gerar nenhuma encrenca, ela acaba fazendo totalmente ao contrário: se aproximando.

Afinal, como evitar um garoto que compartilha a carona de sua mãe para o colégio e que criou um vínculo sobre basquete com seu irmão mais novo? É quase impossível, assim como se sentir atraída por ele.

Marina Machado
Foto: PS Amo Leitura


Esse foi o meu segundo contato com a autora. Quando li “uma janela para o céu”, em 2017, lembro que me proporcionou uma montanha-russa de emoções e, apesar de não possuírem nenhuma semelhança entre si, com essa obra não foi diferente.

A leitura de “quando você passar por mim” é bem gostosinha. Temos aquele clichê básico entre uma menina se apaixonar pelo garoto da casa ao lado, assim como toda a jornada e dilemas que somente a adolescência é capaz de proporcionar.


E por falar em dilemas adolescentes...

Devo dizer que muitas vezes senti vontade de entrar na obra e dar uns tapas na melhor amiga de Melinda, a Jasmine. Algumas atitudes, por algumas ações, transpareceram a personagem de forma imatura (sem contar a “vingança” que ocorreu por conta disso).

Mas, tudo é justificado porque são adolescentes e fico imaginando-me, nessa fase, quantas coisas imaturas eu também não fiz ou algumas atitudes que tomei sem pensar. São coisas que se já não aconteceram, vão acontecer com qualquer adolescente.

Quando alguém toma uma decisão na vida, é provável se governar por ela até o fim.

Outro personagem que me tirou do sério foi o pai de Nando, Ferdinando. Pensa uma pessoa egoísta e mesquinha. PensouEntão aqui você tem a característica de um personagem desse livro. Juro que se eu pudesse, teria dado uma boa lição de moral nesse senhor.

Mas claro que tem personagens maravilhosos como o irmão de Melinda, Jorge. Ele é uma criança maravilhosa, animada, que adora tirar sarro da irmã e fica fazendo joguinhos dizendo que ela irá se apaixonar por Nando. É aquele personagem que a gente sente vontade de colocar em um potinho!

É sempre assim quando sua vida está boa demais, alguma coisa acontece para desestabilizar um pouco.

Um YA maravilhoso!

Marina Machado sabe como escrever um young adult e conquistar o coração do leitor de qualquer idade. Eu me vi completamente presa no enredo, torcendo para que tudo desse certo na vida deles, assim como eu queria ser a Melinda muitas vezes por conseguir perdoar fácil e por ser totalmente determinada.

Devo dizer que os capítulos intercalados entre Melinda e Nando me deixaram ainda mais apaixonada pelo enredo. Adoro quando isso acontece nas obras, pois assim conseguimos ter uma visão melhor de cada personagem, todos os seus medos e anseios (e sem contar que me proporcionou muitas risadas também).

Para chegar aonde queremos, precisamos subir os degraus, um por um, e se esforçar muito.

Apesar de ter me apaixonado muito por “quando você passar por mim”, senti que o final do livro transcorreu muito rápido. A autora criou todo um enredo, todo um dilema entre os personagens, mas que no final, achei que tudo desenvolveu rápido.

E já que estou falando no final, ele me lembrou completamente o filme “a nova Cinderela”. E se isso me deixou encantada? Totalmente! Esse foi um dos melhores filmes românticos da minha adolescência e ver essa semelhança no enredo me deixou completamente nostálgica e ainda mais apaixonada.
Ainda tem dúvidas se eu recomendo essa obra?

Todo mundo diz que a vida tem um plano para a gente, mas, se tem mesmo, eu nunca fui avisada de nada. Na verdade, sempre gostei de programar meus próprios planos.

Então se você gosta de um livro clichê, YA, com um casal fofíssimo, recomendo que dê uma chance para “quando você passar por mim”. Esse livro vai encher o seu coração de amor e te proporcionar bons momentos.



adicione no skoob: quando você passar por mim
*e-book disponível no kindle unlimited




Título original: Quando você passar por mim
Escritora: Marina Machado
Editora: Independente
Páginas: 365
Lançamento: 2019
Gênero: young adult / romance

SINOPSE
Melinda tem apenas 17 anos, mas sente-se mais do que preparada para enfrentar os perrengues mais difíceis do início da vida adulta. Seus objetivos são muito claros: fazer intercâmbio e conseguir uma bolsa em uma universidade estrangeira. Para juntar uma grana e atingir suas metas ela passeia com alguns cachorros da vizinhança.Como hobby, Melinda gosta de tirar fotografias de pessoas em momentos de distração, e ela não resiste em fotografar, da janela de seu quarto, seu vizinho recém-chegado, um rapaz conturbado e cheio de segredos que a amedronta. E a atrai – e isso não estava nos planos!Mas a foto, que deveria ficar no fundo da gaveta, acaba viralizando e indo parar de no celular de todo mundo, deixando a vida de Melinda de pernas para o ar.

14 comentários

  1. Eu sou a louca do YA, amo com todas as minhas forças, sempre são leituras que me fazem muito bem! Ainda mais, como você disse, se o livro tiver uma personagem ue dá vontade de socar e falar sobre dramas adolescentes, é com toda certeza meu tipo de leitua HAHAHAHA
    Adorei tua critica e suas fotos ficaram lindas, já quero ler pra ontem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não sentir vontade de "entrar no livro" e dar umas boas chacoalhadas em alguns personagens, né? hahaha Mas esse YA é realmente maravilhoso!

      Excluir
  2. Uau, eu não conhecia o livro ainda e adorei a premissa, parece ser uma ótima leitura, eu gosto muito de livros com essa temática e fiquei bem curiosa com esse. Adorei a resenha e poder ver como foi a sua experiência com a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Foi uma leitura super gostosinha e eu recomendo!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Amo YAs e saber deste, que é nacional, me fez querer lê-lo agora mesmo. Gosto de narração intercalada e acho ótimo dar protagonismo para as coisas "comuns" da adolescência. Vou procurar, com certeza, adorei saber sobre o livro! Não conhecia a autora e vou ficar de olho :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YAs são maravilhosos mesmo e ainda mais nacional, né? Narrativa intercalada é algo que me conquista muito também. Espero que leia e goste também.

      Excluir
  4. Eu acho que quando a gente gosta muito da história é isso que acontece, o final transcorre rápido demais e a gente acaba por não perceber. Eu não conhecia a obra e nem a autora mas sinto que é uma leitura bastante impactante, dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom quando nos conectamos com a história e não percebemos isso mesmo. É uma obra que vale a pena conhecer.

      Excluir
  5. Olá,
    Gosto de livros com essa coisa de mudar de fase de vida, apesar de ão ler tantos quanto eu gostaria, e gostei desse mostrar a questão financeira do negócio. Nunca li nada da autora porém fiquei curiosa já que tem elementos que com certeza irei gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marina tem uma escrita bem fluída e vale a pena conhecer. Espero que você leia e goste também.

      Excluir
  6. Quando vi a capa nunca imaginei se tratar de um YA, pensei ser sobre um NA e gostei dessa surpresa. Vou já colocar a obra na lista de leituras do kindle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que a leitura te surpreenda :D

      Excluir
  7. Oiii!!
    Ainda não conhecia a autora mas fiquei doida para conhecer essa obra. Adoro um bom clichê e um YA, fiquei bastante curiosa para saber tudo que acontece nessa história.
    Obrigada pela dica!
    Garotas Devorando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clichê é algo maravilhosooo! Espero que a leitura te conquiste também.

      Excluir