Resenha | Não pare!, de FML Pepper (#1)

sexta-feira, 13 de março de 2020

Não pare!”, primeiro livro da trilogia escrita por FML Pepper e publicado pela Editora Valentina, foi um livro que me surpreendeu muito. Você seria capaz de entregar sua vida nas mãos da morte?

FML Pepper
Foto: PS Amo Leitura


Nina, uma adolescente de 16 anos, vivia mudando de país a todo instante. Não aguentava mais essa vida de nômade e solitária que ela e sua mãe viviam.
Ela tinha tantas perguntas: quem era o seu pai? Por que sua mãe sempre mudava de assunto quando tocava no assunto? Por que elas viviam mudando de cidade e de país? Eram perguntas que ela arriscava, mas que sabia que nunca teria as respostas.

Quando Stella, sua mãe, decide mudar para Nova York, Nina acredita que finalmente chegou o momento de ter a vida normal que sempre sonhou. Ela conseguirá terminar o ano letivo no colégio, fazer amigos, se apaixonar e ser uma adolescente comum.

Porém, o que Nina não esperava era que sua vida tomaria um rumo totalmente inesperado. Coisas estranhas começam acontecer ao seu redor, mortes inexplicáveis, calafrios, perda de visão e memória... e o que justificaria esses recentes acontecimentos? Somente sua mãe tem a resposta.

O que será que assombra tanto a vida de Nina?

FML Pepper
Foto: PS Amo Leitura


Faz muito tempo que queria ler algo da FML Pepper.

Sempre li inúmeros comentários positivos sobre “não pare!”, mas confesso que tinha receio de algo não me cativar. Bobeira! Quando decidi dar uma chance para essa obra, me vi totalmente presa no enredo e devorando cada capítulo.

Sim, devorando. A escrita da autora é realmente boa e viciante, tanto é que li essa obra em menos de 3 dias. O contexto que ela criou sobre uma personagem mudar de cidade a todo instante, buscando respostas e um encontro com a Morte, foi algo bem diferente do que já havia lido. Acredito que nunca li algo assim.

Despedidas mexem fundo com a nossa alma e eu estava cansada de sofrer.

Muitas emoções!

Durante a narrativa, você vai conhecendo melhor a personalidade da personagem principal e acabei percebendo que ela é uma personagem muito impulsiva. Age totalmente pelos sentimentos e nunca pela razão.

Isso não me incomodou na leitura, afinal, é uma adolescente e tem um turbilhão de perguntas sem respostas em sua mente. Então, de certa forma, até entendo algumas atitudes que ela tomou ao longo da trama.

Devo dizer que comigo não foi diferente. “Não pare!” me proporcionou muitas emoções. Em muitos momentos fiquei aflita, junto com a personagem, questionando o porquê tudo isso estava acontecendo e em outros estava do lado dela, torcendo para tudo acabar bem.


Mas, nem tudo são flores...

Sim, eu adorei esse livro e todo o contexto, porém alguns pontos incomodaram ao longo da leitura, como foi o caso de repetições de palavras, principalmente da palavra “hã?”. Entendo que a personagem estava com dúvidas e precisava de respostas, mas essa repetição me incomodou durante as 280 páginas.

Veja bem, isso me incomodou, mas não me atrapalhou durante a leitura. É como eu já citei aqui na resenha: a autora criou um contexto incrível e cheio de reviravoltas que era impossível deixar um detalhe como esse atrapalhar a minha experiência. É apenas uma observação que achei necessária fazer.

Um sentimento maior pouco se importa com a aparência e pode aflorar das situações mais improváveis.

Se você gosta de livros de fantasia, com aventura e uma enorme reviravolta no final, deixando com aquele gostinho de “quero mais” e cheia de expectativa para o próximo livro da série, recomendo que leia “não pare!”. Ele pode conquistar seu coração.


adicione no skoob: não pare!


Título original: não pare!
Escritora: FML Pepper
Editora: Valentina
Páginas: 280
Lançamento: 2015
Gênero: mistério / fantasia/ jovem adulto

SINOPSE
Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.


18 comentários

  1. Oi Fabi!!
    Tem alguns ano que eu li Não Pare! e também amei demais esse livro, concordo com tudo o que você falou em sua resenha em relação a escrita da autora e a forma como ela cria toda a história é simplesmente hipnotizante, fico feliz que você tenha gostado da leitura, vou aguardar as resenhas dos próximos livros! Minha experiencia com eles não foi completamente feliz, mas são boas leituras.

    Beijos!
    Eita Já Li


    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei lendo o segundo livro, "não olhe", e foi uma leitura boa, mas esse primeiro é um pouco melhor. Espero concluir a trilogia em breve.

      Excluir
  2. Olá, li esse primeiro livro há uma bom tempo e adorei a proposta da autora nessa obra, preciso muito retomar a leitura dos demais livros e saber o desfecho de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta é bem diferente e instiga, não é? Eu gostei do segundo, mas ainda não tive a chance de concluir. Espero fazer isso em breve também.

      Excluir
  3. Oi, que bom saber que a leitura lhe cativou tanto e que sua primeira experiência com a escrita da Pepper foi positiva. Dela, eu já li Treze e gostei bastante, preciso me organizar para conseguir encaixar Não Pare! nas minhas leituras, acho a premissa super interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas elogiam "treze" e falam que é o melhor livro da autora. Quero conhecer!

      Excluir
  4. Eu cheguei a comprar esse livro, mas acabei me decepcionando com outra obra da autora e passei o volume pra frente. Gostei da sua resenha, quero dar outra chance para a escrita dela.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa :( eu gostei da escrita dela, mas ainda quero ler outras obras para conhecer um pouquinho mais além da trilogia.

      Excluir
  5. Eu adoro essa série da FML Pepper, me vi mega curiosa por todo o desenrolar da vida da Nina!!! Espero que continue a leitura dos outros livros... Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei completamente curiosa com o desenrolar também! Ainda não tive a chance de concluir a trilogia, mas quero fazer isso logo, logo.

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Não sou uma grande fã de fantasias e talvez por isso ainda não tenha dado uma chance a trilogia Não pare!.
    Curti muito saber o quanto você gostou desse livro, mesmo com essa repetição de palavras que te incomodou ao decorrer do livro. Não li o mesmo, mas concordo com você em relação a impulsividade da personagem - que é adolescente - não ser um ponto negativo. Acho super normal, até! rs
    Adorei sua resenha,me deixou com vontade de ler o livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que algumas atitudes são super normais, principalmente para a faixa etária da personagem. O que realmente me incomodou foram as repetições, mas tudo bem. Vamos ver como essa trilogia irá acabar haha.

      Excluir
  7. Já vi esse livro mas ainda não tinha despertado a vontade de ler. Não sabia que era fantasia e eu adoro, principalmente quando tem mistérios. Não gosto muito de personagens sentimentais, mas pelo enredo talvez eu goste, né.
    Bjos floooor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei para me aventurar nesse livro também, mesmo que sempre eu tenha ficado curiosa com a proposta do livro. Acho que vale a pena conhecer.

      Excluir
  8. Voce poderia me ajuda? aonde que justifica o titulo da obra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem uma coisa exata para justificar. É como uma soma de diversos acontecimentos.

      Excluir
  9. Ameeeeeei a resenha! Ficou simplesmente incrível! Muito feliz que tenha gostado, linda! Bjsss no <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaaa que eu não acredito que é você comentando na minha resenha! SOS! hahahaha Eu realmente amei seu livro <3 ainda preciso ler o último da trilogia, mas sigo admirando ainda mais seu trabalho. Parabéns pela obra! Beijosss!

      Excluir