Mídia kit: qual a sua importância?

Já abordei aqui sobre como é ter parcerias, assim como já falei sobre os posts patrocinados. Lembro-me que no post de publis cheguei a comentar sobre mídia kit e hoje vim falar um pouquinho dele e a sua importância.

dicas

O que é mídia kit?

O mídia kit nada mais é que a apresentação do seu trabalho. Quando um fotógrafo, por exemplo, precisa divulgar seu trabalho, ele precisa ter um portfólio, certo? E o mídia kit para os digitais influencers é isso: método de mostrar o que você sabe fazer.


Devo enviar mídia kit para todos?

Não. Geralmente ele é mais utilizado no ato de publis, afinal, para a pessoa contratar os seus serviços, ela precisa conhecer, não é mesmo? Então não saia por aí enviando para todo mundo. É como já disse nos outros posts: você precisa entender o seu momento e ver se você quer seguir para parceria ou publicidade.

Mas se você não pretende fazer publi, não tem problema. O mídia kit também pode te ajudar a mostrar o seu trabalho e a forma como você trabalho, principalmente na hora de diferenciar você de outros.

dicas

O que colocar no mídia kit?

Não tem segredo, pois você pode colocar o que você quiser e informações que julgar necessária. Mas lembre-se: não faça algo que pareça um TCC! Seja breve, mostre seu trabalho, suas mídias sociais, seus números, conte sobre você, seu projeto e é isso.

As informações de seus números, geralmente, as próprias plataformas apresentam. Como eu uso o blogger, ele mostra essas informações, mas geralmente faço toda análise através do Google Analytics. Essa ferramenta é essencial para diversas coisas e você pode integrar todas as mídias sociais nela e saber por onde o seu tráfego está vindo. Se você ainda não tem instalado ou não usa, por favor, mude isso já!

O Instagram com conta comercial você consegue ver suas informações. Você consegue o seu alcance, as impressões, seguidores e tudo. Então se sua conta ainda for pessoal, faça essa alteração. Você vai ver tudo com outra perspectiva.

Uma dica: nunca coloque seus valores em seu mídia kit! Quando um autor/empresa/editora entrar em contato contigo para parceria ou divulgação, converse, envie seu trabalho e se houver interesse, encaminhe seus valores. Ou se preferir, encaminhe seus valores junto no corpo do e-mail, mas nunca dentro do arquivo criado, ok?


Onde criar o meu mídia kit?

Se você não tem habilidades com Photoshop ou não conhece alguém que tenha, pode montar em Power Point! Mas uma dica: salve em PDF. Porque assim a pessoa que receber o seu arquivo vai conseguir uma visualização melhor, né?

Mas deixo aqui uma opção de app que não precisa ser expert em Photoshop para montar: o Canva. Você pode utilizar na versão web e também está disponível para Android e iOS. Tem inúmeros layouts, ilustrações e tudo mais. Se alguém conhecer mais algum app funcional, conta nos comentários.

Para finalizar, sempre coloquem seus números reais. Não invente que você alcança mais de 10k de pessoas, por exemplo, se você não alcança. Ser transparente é o que fará o seu trabalho ser valorizado e reconhecido.

Lembre-se: se a pessoa entrou em contato contigo, é porque gostou do seu trabalho e tem interesse em divulgação, seja em forma de publicidade ou parceria. Então seja sempre transparente e isso fará toda a diferença.


💬 Já relatei sobre parcerias, publicidade e agora mídia kit. O que mais vocês querem ver por aqui? E aproveitem para me contar se gostaram do post ou se ficaram com alguma dúvida.

Mídia kit: qual a sua importância? Mídia kit: qual a sua importância? Reviewed by PS Amo Leitura on setembro 30, 2019 Rating: 5

24 comentários:

  1. Olá!
    Não tinha muito conhecimento sobre media kit, mas adorei você ter abordado aqui e conta para gente mais sobre isso. Adorei as dicas, isso é bom para aqueles que querem mostra seu próprio trabalho.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mídia kit é legal todo mundo ter um. Claro que é mais usado para publis, mas isso é legal, pois é uma apresentação do seu trabalho.

      Excluir
  2. Oiii ❤ Eu não tinha muito conhecimento sobre o que é um mídia kit, então achei legal você ter explicado como funciona, quais são as informações que a pessoa pode colocar, porquê ele é importante, etc.
    O canva é um ótimo aplicativo, já entrei nele por curiosidade e nossa, tem muita coisa útil lá.
    Gostei do post!
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Confesso que estou adorando fazer posts assim! O Canva realmente é maravilhoso. Utilizo bastante.

      Excluir
  3. Olá! ♡ Gostei bastante do post, você explicou tudo tão bem, até eu que sabia muito pouco sobre o assunto, entendi tudo ♡
    As dicas que você deu são ótimas e muito válidas para quem quer apresentar seu trabalho de forma eficiente e que o valorize.
    Parabéns pelo post! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ficado bem explicado <3 estou adorando posts assim. E é realmente uma forma de apresentar o trabalho. Acho isso incrível.

      Excluir
  4. Interessante, ainda não sabia como de fato funcionava.
    Gostei bastante 😃😘

    ResponderExcluir
  5. Achei o post muito útil, pois nem sabia da existência do termo Mídia Kit. E lendo direitinho me parece muito as cartas de apresentação que você entrega junto com o curriculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É praticamente isso. Uma forma de apresentar o seu trabalho e querendo ou não, por mais que o blog seja um hobby, também é seu portfólio. Acho interessante ter um.

      Excluir
  6. Que legal!
    Confesso que eu não sabia nem da existência de um mídia kit, então esse post foi bem útil.
    Não acho que eu vá usar, mas é bom ficar informada.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post agregou em algo <3 eu achava, também, que não utilizaria, mas confesso que ter algo como mostrar meu trabalho, é realmente bom.

      Excluir
  7. Oi!
    Gostei do post porque nunca soube o que fazer em uma mídia kit e ficou bem esclarecido, agora entendo melhor porque os influenciadores tem alguém para administrar e fazer a divulgação.
    Apesar de nem pensar em usar, nunca é demais aprender, vai que futuramente preciso, valeu!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos influenciadores tem agências por trás, pois há agências especializadas apenas nisso, mas tudo depende do momento e também do custo envolvido. De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado do post. Se um dia for criar um, vai ajudar bastante ;)

      Excluir
  8. Oi, primeira vez que venho aqui no seu blog! Gostei de saber sobre o mídia kit, até pq eu não conhecia! Você falou sobre não mentir sobre os números de alcance e eu acho isso super errado também. Só que eu sempre fico receosa de tentar parceria com qualquer editora grande ou autor pq não consigo alcançar tanta gente, e não sei porque. Tenho todo o cuidado com meu conteúdo, estou sempre presente no Instagram e minhas fotos e resenhas não são ruins �� Você podia fazer um post sobre isso, dando dicas, talvez. Amei seu blog ♥️ (Maria do Mensagens Literárias)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda! :D Eu acredito que você não precisa ficar receosa em falar dos seus números, pois quando você mente, a pessoa que trabalha com marketing e está do outro lado, consegue identificar isso, pois existem apps que conseguimos olhar o engajamento do influenciador e por isso digo que não é legal, sabe? Acho que se você tem um bom conteúdo, os números são apenas números. Estou mesmo querendo fazer post com dicas assim. Vou produzir e postar mês que vem <3

      Excluir
  9. Eu ainda não acho que seja necessário ter um midia kit pro meu blog, até porque eu comecei a crescer agora né, eu pretendo fazer ele mais perto do meio do ano, mas com relação à parceria, eu sempre dou bem sincera nos emails que os autores me mandam e tento ser sempre transparente na questão de prazos e ações, teve um caso que um autor pediu prints do meu alcance hahahahah eu achei meio 'eita' na época, mas entendi depois, um dia ainda quero pagar alguem pra fazer o meu.
    Me desculpa a pergunta, mas o midia kit dura quanto tempo? ele tem que ser refeito/atualizado de quanto em quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o alcance é uma segurança para o autor, por isso o mídia kit é importante. Como eu disse no post, você vai colocar seus números, alcance e tudo mais e apesar de ser por parceria, ele vai ter uma noção de como é seu trabalho e a forma que você entrega.
      Ah, sim! Uma pergunta bem importante e acabei esquecendo de mencionar no texto. É importante atualizar a cada 6 meses ou um ano porque os números variam muito :D

      Excluir
  10. Oi Fabiana.

    Eu não tinha conhecimento sobre Kit e achei bem interessante. Não sei bem se vou fazer porque meu blog tem 4 anos e praticamente não tive parcerias, mesmo assim nem sempre tive muito seguidores também. Eu gosto de ler os livros que eu desejo ler no momento e nem sempre com parcerias é assim.Depois vou olhar melhor esse mídia Kit.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende, pois existem várias formas de parcerias. Como citei em um post, algumas editoras você consegue escolher os livros; outras você não tem muita opção. E quando fazemos com um autor, por exemplo, a gente escolheu ler, sabe? Mas é compreensível sua opinião. A gente tem que fazer tudo no nosso momento e aquilo que nos faz bem.

      Excluir
  11. Oiii

    Há muito tempo escuto falar de midia kit, mas te confesso que sei bem pouco e nunca fui atrás pra saber realmente como se faz, acho que é interessante pra quem realmente está atrás de publis e muitas parcerias grandes, no meu caso, pela falta de tempo, decidi não focar em nenhuma das duas opções por enquanto. Acredita que ainda não sei usar direito o Google Analytics pra acompanhar as visualizações do blog? Eu sou muito cismada, e prefiro nem ver porque senão eu começo a me cobrar demais sabe, então escolho não focar em nada e apenas ir criando conteúdo, pra controlar a ansiedade, mas igual, acho bem bacana o uso dessa ferramenta.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mídia kit é realmente ideal para quem procura publi. Acredito que isso é por momento de cada pessoa, sabe? Se você está no momento de fazer publicidade, por que não? E o GA é perfeito para o site. Não devemos nunca nos cobrar pelos resultados ali mostrados, mas ele te ajuda a ter ideia do que as pessoas estão buscando em seu blog e até mesmo quanto tempo estão ficando em determinada página, por exemplo. Ajuda a ter vários insights.

      Excluir
  12. Olá

    O meu está mega desatualizado. Fiz no começo do ano e os números no Instagram subiram muito e o blog também, por mais que no primeiro seja mais fácil aumentar o alcance do que o blog.
    Existem programas que buscam o alcance real facilmente. O próprio Google faz esse favor e acho bem legal, porque a transparência é importante.

    Beijos e obriga pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante atualizar pelo menos a cada 6 meses, pois como você disse, os números variam muito. Comigo também não foi diferente: tive um aumento considerável em 4 meses. E sim, existem ótimas ferramentas para alcance, tanto de forma paga quanto gratuita e isso ajuda muito na hora de montar um mídia kit.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.