Resenha | Vilão (Villains #1), de V.E. Schwab

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Vilão”, da mesma autora de Tons de Magia, publicado pelo Grupo Editorial Record, é uma estória sobre ambição, inveja, desejo e cheia de superpoderes.

V.E. Schwab


Victor e Eli são adolescentes brilhantes, mas também solitários. Se conheceram na Universidade de Merit e logo perceberam quantas coisas em comum eles tinham, principalmente a sagacidade e ambição.

No último ano de faculdade, o interesse em comum foi em uma pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais. Essa pesquisa oferece a possibilidade de que, uma pessoa, sob as condições corretas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias.

Porém as coisas não acontecem como esperado. Muitas coisas dão errado e acaba saindo do controle de ambos. A amizade começa a criar uma barreira entre eles e a distância começa a aparecer.

Dez anos depois, Victor sai da prisão após um grande erro e totalmente determinado a encontrar Eli que agora é seu maior inimigo. É hora de fazê-lo pagar por tudo o que fez! Para concluir o seu objetivo, ele terá ajuda de algumas pessoas ExtraOrdinárias.

V.E. Schwab

Vilão foi meu primeiro contato com a autora V.E Schwab.

Após ler inúmeros comentários positivos sobre a sua escrita, principalmente da série tons de magia, confesso que estava com a expectativa lá em cima, mas, infelizmente, esperei demais desse livro.

Talvez tenha sido a forma como tudo foi narrado que deixou um pouco a desejar – no meu ponto de vista – pois a estória é realmente boa, abordando questões importantes como a ambição e a inveja podem destruir a vida de alguém, e como isso gera uma traição e desentendimentos entre todos.


"Os momentos que definem a vida de alguém nem sempre são evidentes." (pág. 56)

Um enorme potencial? Sem dúvidas. Mas senti que faltou algo na escrita dela que me prendesse aos personagens e até mesmo na narrativa. Como os capítulos eram intercalados entre 10 anos atrás e alguns dias/horas antes do incidente, isso me deixou um pouco perdida, assim como a narrativa em terceira pessoa. Em certos momentos eu precisava entender o que realmente estava acontecendo, em qual momento eu estava para entender o todo o enredo.

V.E. Schwab

A estória é uma fantasia com ficção científica.

Confesso que é uma somatória que eu amo, mas nesse contexto achei que ficou um pouco vago. Senti que alguns momentos poderiam ter sido mais explorados que outros e os personagens poderiam ter sido mais explorados, pois acredito que há muito o que explorar de seus sentimentos e a real situação por ter feito tudo que fez.

Para mim, personagens secundários ganharam mais vida que os principais; ganharam um destaque importante e chamou muita atenção, principalmente quando os seus poderes são revelados. Sem eles, com certeza Victor e Eli não tinham feito metade do que fizeram. São personagens de extrema importância no enredo.

Já pesquisei e vi que “Vilão” é o primeiro livro de uma trilogia. Se eu vou ler a continuação? Talvez, mas não estou muito empolgada para isso. Torcendo para que em um próximo livro algumas coisas sejam explicadas e mais exploradas.

V.E. Schwab

Vilão não é um livro ruim; é aquele livro cheio de ambição, inveja, rivalidade, vingança e superpoderes. Um livro que vai te fazer questionar quem realmente é o vilão da estória: seria Victor ou Eli? Ou os dois?

Não me conectei com os personagens e demorei para me conectar com a estória. Senti falta de alguns pontos e os personagens precisavam ser mais explorados, principalmente no passado, onde foi o início de tudo. Intercalar entre o passado e futuro é excelente, mas para isso precisamos de explicações mais completas.

Apesar de ser um livro de fantasia e ficção cientifica, não espere uma leitura movimentada e cheia de ação, pois não é. É uma leitura devagar, um pouco arrastada, mas que, apesar de não conseguir me apegar aos personagens, a escrita de V.E Schwab me prendeu e me instigou a continuar para saber como tudo iria finalizar.


Avaliação: 3 ❤ - adicione no skoob: vilão
*livro recebido em parceria com o grupo editorial record.

Título original: Villains
Escritora: V.E Schwab
Editora: Record
Páginas: 364
Lançamento: 2019
Gênero: trilogia / fantasia / ficção científica

SINOPSE
Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes, da autora da série Tons de Magia.
Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.
Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.
Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.


24 comentários

  1. Também nunca li nada dela e queria começar por esse, achei legal o jeito da história. Mas talvez seja melhor mesmo não ir com tanta expectativa. Chamou atenção isso do jeito da narrativa, essas diferenças do tempo e como a gente fica querendo umas respostas, meio perdido...
    Pode ser legal pra deixar curiosidade pela trama, aquele certo mistério e vontade de acabar pra entender tudo certinho, mas também pode empacar um pouco a leitura isso aí. Sei lá, me passou essa impressão. E já parece um livro fácil de empacar, então...Bem, tem que ler sabendo que a coisa pode ser um pouco arrastada. Mas no geral gostei dele e ainda quero ler. A autora é tão bem falada né, tem que ter algo de muito bom na escrita dela pra tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas estão amando esse livro, mas infelizmente não funcionou tanto pra mim. É como eu disse: é uma leitura boa, mas esperava mais. Talvez se você ler sem tanta expectativa acabe gostando. Eu fui com expectativa demais pois é uma autora bem aclamada. Espero que você tenha uma boa experiência.

      Excluir
  2. Esse livro ta tendo um boom pelos bookstagram ou booktubers e mesmo assim não tenho vontade de ler. Nao pelo hype, pq ja li muito livro hype e se for bom mesmo, gosto mais ainda. Mas n vejo muita coisa diferente na historia, ou nas resenhas vistas, n me chama atençao e nem toma minha curiosidade. Mas acho que é o livro mais bem avaliado dessa autora neh. Que quem leia, aproveite bastante da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lançamento de uma autora bem aclamada, então o boom está realmente enorme! Infelizmente foi um livro que eu esperava mais. De qualquer forma, ainda quero ler outros da autora para ter uma opinião diferente.

      Excluir
  3. Desde o lançamento eu vi várias pessoas elogiando esse livro, mas a sua resenha é a primeira que eu paro pra ler e gostei de ver o seu ponto de vista. Acredito que eu me incomodaria com as mesmas coisas que você. Mesmo com a ressalva, acredito que daria uma chance por gostar de fantasia e scifi, então fiquei curiosa para saber como isso foi trabalhado na história.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos devem dar uma chance ao livro. Independente se me conectei com ele ou não, a premissa é boa, só tinha expectativa demais. Espero que tenha uma boa experiência de leitura.

      Excluir
  4. tava com curiosa com esse livro, mas sabendo que é uma leitura mais arrastada e é dificil se apegar aos personagens já to pensando em adiar...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que amou! Uma menina comentou comigo que foi uma leitura bem fluída. Talvez seja só questão de opinião. Dê uma chance, talvez o livro te surpreenda.

      Excluir
  5. Olá!
    Eu comecei a ler esse livro recentemente, estava bem animada, mas já desanimei um pouco após sua resenha. Tava indo com muita cede ao pote por causa da autora que tantos falam... fiquei ainda mais desanimada em saber que é uma trilogia. Mas ainda vou tentar finalizar o livro! rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, isso aconteceu comigo. Nunca tinha lido nada dela e fui com muita expectativa. Mas continue sua leitura. Quem sabe o livro não te surpreenda em algum ponto?! :D

      Excluir
  6. Oi, Fabiana!
    Não conhecia o livro e confesso que a sinopse me chamou a atenção! Mas lendo sua resenha, já vi que seria um tipo de leitura que eu não iria gostar. Uma das coisas que mais odeio num livro, é a falta de organização com os capítulos! Passei por uma experiência literária bem parecida com a sua e esse livro, e odiei! Acho importantíssimo que os autores saibam desenvolver bem uma história, ainda mais essa que tinha um grande potencial, mas que infelizmente decepcionou :(
    Amei a resenha! E já estou te seguindo também ♥

    Beijos!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu adorei a premissa do livro e achei algo bem original, mas infelizmente, a composição dos capítulos e até mesmo dos personagens deixou um pouco a desejar. Esperava bem mais. É péssimo quando um livro não atende nossas expectativas.

      Excluir
  7. Que bom conhecer sua opinião, trouxe um outro ângulo da história e para quem tem dúvidas é muito bom.
    Não estou tão empolgada com essa leitura, mas achei bem original.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem original, sim. Infelizmente não foi uma leitura que me surpreendeu. Esperava bem mais :/

      Excluir
  8. Oi, da autora eu já li Um tom mais escuro de magia e gostei bastante. Pena que a leitura de Vilão não superou suas expectativas. A premissa de não sabermos quem é o vilão da história é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é muito boa mesmo, mas infelizmente algo deixou a desejar. Ainda quero ler outras obras da autora para ter outro ponto de vista.

      Excluir
  9. Nunca li nada da autora, mas quando vi várias pessoas falando sobre o livro me interessei. Tem uma proposta boa e ainda estou decidindo se leio ou não.
    Adorei sua resenha e as fotos ficaram lindas!

    Beijos!

    https://ldesaturno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você precisa dar uma chance, sabe? Infelizmente eu criei muitas expectativas com esse livro, mas ele pode te surpreender positivamente.

      Excluir
  10. Oi Fabiana.

    Eu li uma resenha positiva deste livro e estava bem empolgada para conferir a história. Tomara que o próximo volume seja mais exploradas como você mencionou. Ainda tenho interesse em lê-lo, mas não tem tanta prioridade.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, acredito que o próximo livro pode ser mais explorado em alguns aspectos, mas já sei que se eu for ler, não será com tanta expectativa haha. Espero que curta a leitura.

      Excluir
  11. Oi Fabiana, tudo tranquilo?

    Nossa, um dia desses eu tava vendo no twitter uma discussão de como os livros de fantasia estavam com ilustrações genéricas na capa e eu já fiquei: aí, fandom só reclama. Mas aí fui ler sua resenha e fiquei impressionada com Vilão ser uma fantasia.

    Eu tinha visto a capa do livro algumas vez, mas não tinha lido sobre ele e achei que fosse um thriller kkkk

    Enfim... Pena que tenha sido uma leitura arrastada, as vezes eu sinto isso com trilogias, parece que estão esticando a história.


    xoxo
    Tiffannyk
    @thereviewbooks | #TheReviewBooks
    https://thereviewbooks.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo trilogias, mas muitas vezes não há mesmo uma necessidade, né? Às vezes livro único pode ser perfeito para aquela história.

      Excluir
  12. Olá!
    Uau! Eu estou com muita curiosidade em ler os livros dessa autora, ouvir muitos comentarios bastante positivos e pretendo ter-lo na estante em algum momento. A historia é interessante, tem uma ótima premissa. Espero poder ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa realmente é boa :) espero que o livro te surpreenda.

      Excluir