Resenha | A pequena livraria dos sonhos, de Jenny Colgan

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Ler um livro, em um lugar tranquilo é algo realmente maravilhoso. Imagina ler um livro, com uma personagem totalmente bookaholic. É ou não é para se encantar? “A pequena livraria dos sonhos”, publicado pelo selo Romances de Hoje da Editora Arqueiro, é aquele livro que todo fã de literatura vai se identificar e se apaixonar.

Jenny Colgan

O ENREDO

Nina Redmond é bibliotecária e passa o dia toda rodeada e falando sobre livros – algo que todo leitor ama! Ela ajuda cada leitor e consegue descobrir a história ideal para cada um, para cada momento perfeito.

Trabalhar entre os livros é algo que ela sempre sonhou e ama fazer, porém quando a biblioteca pública na qual trabalha fecha as portas, ela se sente totalmente perdida e não sabe por qual caminho trilhar a nova fase de sua vida.


"O problema das coisas boas é que, muitas vezes, elas se disfarçam de coisas horríveis. Imagine como seria ótimo se, ao passar por uma situação difícil, sempre houvesse alguém que cutucasse seu ombro e dissesse: 'não se preocupe, vai valer a pena. Agora tudo parece uma droga, mas prometo que as coisas vão se resolver no fim'." (pág. 14)

Como sempre leu muito, Nina acredita que sua vida será igual de um livro. Totalmente sonhadora e buscando algo que a deixe conectada com os livros, ela decide que é hora de abrir sua própria livraria. Afinal, sua paixão é maior que qualquer coisa.

Jenny Colgan
Então ela encontra um anúncio em um classificado sobre a venda de uma van. E aí ela tem uma grande ideia: transformar essa van em uma livraria volante, dirigir por diversos locais e transformar a vida de muitas pessoas em cada lugar com a literatura.

Porém nem tudo será tão simples: para realizar esse seu sonho, ela precisará ir até a Escócia. Sua vida será totalmente diferente daquele momento em diante. É hora de arriscar; é hora de compartilhar amor pelos livros em outros lugares.

A PERSONAGEM

Nina é aquela personagem super fácil de cativar e de se identificar. Assim como eu e todos amantes de livros, ela vive rodeada deles, acumulando diversos exemplares, edições e acredita que sua vida será como em um deles, até mesmo quando se trata do amor (principalmente do amor).

E por que é tão fácil de se identificar?  Porque todos os desejos e emoções que ela tem com os livros, foi como se fosse eu a personagem principal e estivesse sentindo tudo aquilo. O sonho de trabalhar rodeada por livros, viver e compartilhar esse amor com mais pessoas foi o que me identifiquei mais porque foi assim que comecei o blog.


"Algumas pessoas passam a vida inteira sem conseguir tomar muitas decisões, sem querer se comprometer, sempre com medo das consequências de tentar algo novo. É claro que essa própria postura é, em si, uma decisão. Sempre chegamos a algum lugar, por resultado do nosso esforço ou pela falta dele. Contudo, fazer algo novo é muito difícil." (pág. 36)

Devo dizer que além da personagem totalmente sonhadora, ela é muito determinada e luta por aquilo que ela acredita. Pensa sempre em ajudar o próximo e acredita que um livro pode mudar a pessoa.  E ela não está errada. Livros transformam pessoas!

Além dessa personagem, nós temos personagens secundários como Lennox e Surinder que são maravilhosos. Eles possuem um humor muito sarcástico e deixa a narrativa ainda mais divertida. Você acaba se apegando e gostando de cada coisinha em cada um.

Jenny Colgan

A NARRATIVA

Com muito humor e amor, Jenny Colgan soube como conquistar o leitor desde a primeira linha. Afinal, como não de identificar com todas os acontecimentos, ainda mais envolvendo livros?  É quase impossível. A escrita da autora é muito fluída e no final deixa com gostinho de quero mais.

Apesar de ter sentido que nos últimos capítulos os acontecimentos foram mais rápidos e ter sentido falta de alguns detalhes, isso não tira em nada a beleza e a simplicidade deste livro que traz uma temática diferente do qual estou acostumada.


"Nina acreditava que havia um livro perfeito para cada pessoa. Pena que isso não valia para todas as outras coisas da vida." (pág. 210)

Gostei da descrição da Escócia, dos moradores daquele local e do porquê o nome do livro. Realmente é aquele clichêzinho gostoso e que enche o coração de amor e alegria.

FINALIZANDO...

Jenny Colgan
Este livro faz parte do selo romances de hoje da editora arqueiro e devo dizer que esse livro encaixou perfeitamente com a proposta deles: uma mulher forte, determinada e que luta por todos os seus sonhos e objetivos. O amor pelos livros vem em primeiro lugar e uma paixão avassaladora em segundo plano. Isso me conquistou imediatamente!

Então “a pequena livraria dos sonhos” é um presente para todos os apaixonados por livros. Ele mostra a importância da literatura para as pessoas e de como os livros são capazes de mudar as pessoas em nossa volta e principalmente nós mesmos.


"Dentro de cada ser humano havia um universo tão vasto quanto o universo à sua volta. Para Nina, livros - e, às vezes, música - eram a melhor forma de cobrir essa distância, de ligar o universo interno e externo; palavras agindo como um mero duto entre os dois mundos." (pág. 213)

Com uma leitura leve e descontraída, este livro vai te transportar para a Escócia e viver todas as aventuras com Nina. Você vai se apaixonar, vai se identificar e vai amar. Um livro para deixar o coração cheio de amor.


Avaliação: 5 ❤ - adicione no skoob: a pequena livraria dos sonhos
*livro recebido em parceria com a editora Arqueiro


Título original: The little shop of happy-ever-after
Escritora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Lançamento: 2019
Gênero: romance / chick-lit

SINOPSE
Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.
Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

20 comentários

  1. Achei uma gracinha essa história, ainda mais porque dá pra se identificar de cara com a garota e esse amor por livros. Que leitor não ama ler livros que falam de livros? E tem um humor, uma garota determinada, romance, tudo daquele jeitinho leve e gostoso de ler. E ah, tem Escócia minha gente. Só de imaginar as aventuras e lugares já fico bem feliz. Animei bastante com ele e deu vontade de ler ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo leitor vai amar esse livro, afinal, ler um livro que fala sobre essa nossa paixão é algo sensacional! Tenho certeza que vai se apaixonar por este livro também.

      Excluir
  2. Quero ler esse livro, me encanto muito sempre a cada resenha que leio dele. Desse novo 'selo' da arqueiro, to muita interessada nessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse novo selo da Arqueiro realmente está ótimo. Já li dois livros publicados por ele e só amor!

      Excluir
  3. Oiii ❤ Tô louca pra me presentear com esse livro! Esse livro parece ter sido feito sob encomenda para todos os leitores. Meu sonho também é poder trabalhar com livros e viver rodeada deles, tem coisa melhor?! Rsrsrs.
    Nina parece uma personagem cativante, que te faz querer ler o livro até a última página. Gistei de saber que ela é uma personagem forte, determinada e que luta por seus sonhos.
    Além da história parecer encantadora, a capa é maravilhosa. As cores, os detalhes, é tudo tão acolhedor ❤
    Vou colocar esse livro no topo da minha lista de leituras ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente é um presente para todos os leitores. Com certeza você vai se apaixonar do começo ao fim por este livro.

      Excluir
  4. Essa história parece ser bem amorzinho <3
    Já me identifiquei com ela e com esse amor pelos livros! Já quero muito ler ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo leitor irá se identificar com essa história :D

      Excluir
  5. Olá! Logo de cara já me identifiquei com a Nina! ♡ Adoro livros com personagens leitores, me sinto representada. Adorei o fato da personagem principal ser determinada e lutar pelos seus sonhos. Esse parece um livro que aquece o nosso coração, adoro livros assim. Espero poder ler o livro em breve e acompanhar Nina nessa nova jornada de sua vida! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ser representada em livros haha e esse, com certeza, é um livro que todos leitores irão se identificar. Espero que se apaixone por este livro também.

      Excluir
  6. Que resenha linda!
    Amo quando há essas referências literárias nos livros, nos traz uma identificação e aproximação, né?
    Também amo um bom clichê, e mesmo com esse final mais corrido, acredito que será uma leitura bem prazerosa.
    Com certeza vou querer ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa aproximação do livro com o leitor é algo incrível e neste, sem dúvidas, o leitor se identifica do começo ao fim. Espero que tenha a chance de ler em breve. Ele é maravilhoso!

      Excluir
  7. Olá!
    Eu quero muito ler o primeiro livro e com toda certeza irei me identificar com a personagem, quem não irá..Todo leitor amar estar rodeada de livros.. Eu amei a trama e muito envolvente e quero muito ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo leitor vai se identificar, isso eu realmente não tenho dúvida :D

      Excluir
  8. Olá Fabiana!
    Estava cheia de expectativa para essa resenha. Acho que todos desejamos ter acontecimentos épicos como os dos livros em nossas vidas, principalmente romances, e a autora representou bem essa face dos leitores em Nina. A capa é muito meiga e já estou apaixonada pela história. Mal posso esperar pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que eu tenha atendido suas expectativas com minha resenha. Leia este livro. Garanto que você não vai se arrepender e vai adorar conhecer mais sobre a trama.

      Excluir
  9. Aaaah! Esse livro me encanta bastante! Tanto a sinopse quanto a capa!Sou louca pra ler!!

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a proposta desse livro e me lembrou muito um projeto que eu conheci na última edição da Bienal Pernambuco ponto final a senhor que tinha uma van estacionada no centro de convenções fazia essa mesma atitude da Nina e era muito interessante Pois você também poderia trocar livros lá ponto final é um livro que me chamou bastante atenção e eu com certeza quero ver ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante isso! É maravilhoso ver pessoas dessa forma, comprando/trocando livro assim. <3

      Excluir