Resenha | A improvável Annelise, de Taty Azevedo

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O que você faria se descobrisse que têm poderes especiais? Annelise Toder tem a sua vida mudada como num piscar de olhos.

Taty Azevedo

Sua vida começa a mudar quando ela recebe uma ligação da sua irmã, Elissa, informando que seus pais sofreram um grave acidente e um amigo da família irá encontra-la na Áustria para maiores informações e ajuda-la no que for preciso. Mas sem pensar das vezes, Anne faz suas malas e corre diretamente para o aeroporto a fim de voltar para a casa e descobrir o que realmente aconteceu com seus pais, porém os seus planos vão por água a baixo: ela é impedida de embarcar por um homem que ela não conhece.

Ela descobre que este homem é o que iria encontra-la após o acidente de seus pais. Ele a leva a força para a sua casa. Porém as coisas ficam extremamente estranhas. Pensando em descobrir sobre o que aconteceu realmente com seus pais, Anne acaba descobrindo sobre outro planeta e poderes especiais. Descobre que Oliver é oficialmente o seu guardião nessa nova terra e eles precisam fugir antes que seja tarde demais.


"Como era possível alguém se sentir esperançosa e depressiva, confiante e desconfiada, raivosa e tranquila, tudo ao mesmo tempo?" (pág. 50)

Taty Azevedo
As pessoas dessa nova terra são chamadas de Anterano e todos possuem poderes especiais. Annelise nem sabia que ela tinha poderes e, ainda assim, vai para esse novo mundo e começa a treinar as suas habilidades aos poucos. O que ela não esperava era que sua força surgisse de um modo totalmente inesperado.

Junto com a sua irmã e seu Guardião, e vários amigos anteranos, Anne irá fazer o possível para descobrir se seus pais realmente estão mortos ou fugiram para outro planeta. Será que eles são especiais, assim como ela? E tudo isso será uma longa jornada para descobrir quem ela realmente é e descobrir sobre as coisas que a cercam. O que será que o futuro preparou para Anne?

💭
Taty Azevedo

A improvável Annelise” foi uma grande surpresa para mim. Eu já estava “namorando” este livro desde o lançamento e sempre prorrogava para comprar, mas quando vi uma superpromoção na Saraiva e soube que a autora estaria na Bienal também (que, por sinal, é extremamente fofa), não pensei duas vezes em me aventurar e preciso confessar: foi uma incrível experiência!

Esse livro tem tudo o que eu gosto: fantasia, uma pitadinha de romance e mundo totalmente diferente. A cada novo capítulo vamos descobrindo novos segredos e grandes surpresas vão surgindo, o que deixa o leitor ainda mais conectado com a estória e todo o enredo. Como Annelise fica confusa com todas as suas confissões, a forma como a autora Taty Azevedo narra os acontecimentos, faz com que nós vivamos junto com ela; faz com que a gente sinta plenamente todos os seus medos e receios.


✨ "Certas pessoas são como navios que só passam uma vez pelas nossas vidas. Cabe a nós decidir se arriscamos embarcar, mesmo sem saber o destino final ou se ficamos em segurança do porto já conhecido." (pág. 212)

Taty Azevedo
O que mais gostei neste livro foi a forma como a personagem soube lidar com todas as situações. Apesar do desespero em descobrir sobre seus pais e ser barrada para embarcar para seu país de origem, a forma como ela lidou com tudo depois foi bem madura, afinal, Annelise recebeu uma enxurrada de informações e situações que teria que enfrentar (sem contar sobre a descoberta de seus poderes e um novo planeta). O que você faria no lugar dela? Confesso que eu surtaria. Não tenho estrutura para tantas descobertas.

O livro é totalmente narrado em terceira pessoa e apesar de eu preferir narrativa em primeira, confesso que consegui me apegar facilmente no enredo, compreender todos os sentimentos dos personagens e os cenários descritos. É com toda essa simplicidade narrada e riqueza de detalhes que os personagens secundários também ganham vida e nós, leitores, acabamos nos apegando a todos eles.


Taty Azevedo

É um estória cheia de sensações maravilhosas e surpresas; um livro que vai te transportar para um mundo mágico e cheio de poderes e situações inusitadas. Recomendo muito a leitura para quem é apaixonado por fantasia e quer embarcar em uma aventura fantástica.


Avaliação: 4/5 ❤
*adicione no SKOOB | compre na AMAZON

Título original: A improvável Annelise
Escritora: Taty Azevedo
Editora: Astral Cultural
Ano de publicação: 2017
Páginas: 271
Gênero: Aventura / fantasia / ficção / infantojuvenil / jovem adulto / literatura brasileira

SINOPSE
Era uma vez pessoas de um planeta distante, poderes especiais, um sequestro, um Guardião e uma pedra. Essa realidade fantástica invade a vida da pacata Annelise no dia em que seus pais desaparecem. Longe de casa e cercada de estranhos desconhecidos, ela se descobre descendente do povo de Antera e deve aprender a confiar em seus instintos para salvar a família. Uma aventura cheia de sentimentos e surpresas.



Participe do top comentarista de Setembro

7 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Comecei a ler a resenha já com o pé atrás, porque não sou lá muito fã de fantasia, mas quando cheguei em "narrativa em terceira pessoa", cara, eu tenho que ler, porque os escritores contemporâneos parecem que esqueceram a fantástica fábrica de emoções que é a narrativa em terceira pessoa, o quanto pode ser melhor explorado um enredo, um cenário, uma romance... O cinema não me deixa mentir.
    Dica anotada e assim que puder vou comprar o livro.

    ResponderExcluir
  2. O Titulo do post e a capa do livro me fizeram ficar meio de pé atras, mas quando eu li a resenha amei o livro! Achei que o genero do livro fosse outro, não sei porquê kkk

    Tô simplesmente apaixonada por essa história, já anotei na TBR e vou comprar o livro pra ontem!!

    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Estilos literários como esse não são os meus favoritos, apesar de eu amar fortes emoções, são poucas as fantasia que consigo gostar. Mas não descartarei esse livro, vai para listinha de livros de Fantasias que pretendo conhecer um dia pois eu adorei a sua resenha. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Sou muito apaixonada por fantasia, e faz tempo que estou de olho nesse livro também, mas ainda não tive oportunidade de ler. Espero gostar tanto quanto você, a história parece incrível! Amo quando personagens secundárias também ganham vida e quando um livro nos transmite sensações maravilhosas!

    ResponderExcluir
  5. Oiii, não me recordo de ter lido nada sobre esse livro e nem imaginava que ele traria uma história tão instigante Amei ler a sua resenha e saber um pouquinho sobre o que essa história nos reserva!

    ResponderExcluir
  6. Bom ver um livro de fantasia bem escrito e que faz o leitor se deleitar com a história.
    Achei o enredo bem interessante e dinâmico, fiquei curiosa para poder ler.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. É bem só não a história abordada neste livro mas de certa forma é bem interessante eu já tenho vontade de ler esse livro já tem um bom tempo mas sempre aparece algum outro livro para ler antes de se é um vício que eu tenho que controlar mas pretendo sim terminar essa leitura ainda este ano

    ResponderExcluir