Resenha | Três coisas sobre você, de Julie Buxbaum

quinta-feira, 15 de março de 2018

Se você recebesse um e-mail de Alguém Ninguém e começasse a conversar e percebesse que essa pessoa é a que você mais precisava naquele exato momento, mesmo sem conhecê-la? E se tivesse que sempre contar a ela três coisas sobre você, quais seriam? E assim os dias de Jessie eram preenchidos de certa forma já que sua vida tinha virado de pernas para o ar.

Julie Buxbaum
“Só porque você é forte não quer dizer que não possa pedir ajuda às vezes.” (pág. 34)

Jessie tinha a vida que considerava perfeita: era feliz com seu pai e sua mãe, tinha sua melhor amiga por perto, frequentava a escola e as pessoas eram legais (na maioria das vezes). Mas sua vida mudou completamente quando sua mãe morreu e seu pai, após um tempo, conheceu uma nova pessoa e tiveram que se mudar para outro estado. Mesmo não aceitando essa mudança em sua vida, Jessie não tinha outra opção a não ser mudar para a casa da nova esposa do seu pai na Califórnia.

Julie Buxbaum
Sete dias após começar na escola nova, Jessie ainda era uma completa estranha. A escola era de alto padrão e só haviam pessoas completamente diferentes do que ela estava acostumada. Ela não conhecia ninguém apenas o filho da mulher de seu pai, mas ele não queria falar com ela em público, quando de repente chega um e-mail para ela de alguém chamado Alguém Ninguém. Afinal, como ele a conhecia e sabia do seu dia-a-dia? Com certeza ele (ou seria ela?) estava por perto, mas quem seria?

“Os dias perfeitos são para pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contêm alguma coisa irrevogável e irrecuperavelmente perdida.” (pág. 70)

Mesmo achando estranho receber uma mensagem anônima, Jessie decide responder e com isso acaba criando um vínculo com essa pessoa. O que poderia acontecer já que sua vida está praticamente virada de cabeça para baixo? Nem ela reconhece mais a sua própria vida, receber um e-mail com um nome diferente como esse seria apenas mais uma coisa bizarra para a sua lista. E com essas trocas de e-mail, Jessie tentará descobrir quem está por trás dessas mensagens, afinal, essa pessoa parece conhecer mais ela do que ela mesma.

Julie Buxbaum

Três coisas sobre você” é aquele livro clichê, mas que é uma delícia de ler. A escrita da autora Julie Buxbaum é completamente fluída e você fica conectada com os personagens e cada virar de página você quer descobrir como tudo irá acabar. O que torna a leitura ainda mais fluída é a narrativa dos capítulos através de mensagens, e-mails e a própria personagem contando sobre o seu dia e seus pensamentos.

“Tudo passa. Lembre-se disso. O que parece enorme hoje vai parecer pequeno amanhã.” (pág. 121)

Quando Jessie começou a receber mensagens de Alguém Ninguém e a estória foi se desenrolando, eu logo de cara desconfiei quem era. Surgiu pequenas dúvidas no decorrer do livro, mas quando no final contou quem era, tudo ficou completamente esclarecido e beirando ao óbvio. Mas preciso confessar que não escolheria outra pessoa para ser quem foi. No final foi a coisa mais fofa e me fez sorrir pelo final dos personagens.

Julie Buxbaum
Mas você já imaginou como seria receber um e-mail de um desconhecido e continuar trocando essas mensagens? E até mesmo contando coisas sobre a sua vida? Eu confesso que não responderia, apesar da curiosidade. O que me chamou mais atenção foi que na contracapa do livro diz que a autora recebeu um e-mail anônimo e foi isso que inspirou a estória. Não é engraçado?

“Algumas pessoas são ótimas, a enorme maioria não é, e no fim das contas você só precisa ser você mesma. Se não gostam de você, que se danem.” (pág. 168)

E se você tivesse que contar três coisas sobre você para mim neste post, o que você contaria? Bom, o que eu posso contar? (1) eu sou completamente apaixonada por livros e às vezes compro tanto livro que esqueço que preciso de roupas também; (2) sou completamente viciada em seriados também e atualmente não sei qual é meu favorito, porém F.R.I.E.N.D.S sempre será o melhor seriado da minha vida; (3) amo viajar e comecei a realizar esses sonhos há quatro anos atrás junto com meu namorado e tenho muita vontade de conhecer Londres (todos livros que sejam narrados por lá eu quero ler).

Há também assuntos delicados que a autora relata no decorrer do livro como o caso do bullying, mas ela sabe como relatar tudo sem fazer com que a leitura fica sofrida, entendeEla aborda os assuntos com certo bom humor, mas presando a importância das pessoas aprenderem a lidar com as diferenças e não fazer que as pessoas se sintam piores ou inferiores a você.


“Às vezes a saudade é tão grande que até fico maravilhada com a precisão da palavra, com a forma como o sentimento me domina como um vazio no estado-maior. Violento, implacável. Sem cura. Só esperando que passe.” (pág. 202)
Julie Buxbaum

A descoberta da verdadeira amizade, aprender a lidar com a dor de uma outra forma, aceitação de um novo amor e até mesmo conhecer melhor quem você é, e o sentimento do primeiro amor. “Três coisa sobre você” aborda tudo isso de forma leve e com uma pitadinha de ironia que somente a personagem é capaz de apresentar. Conheça mais dessa apaixonante estória.

“Algumas coisas são mais difíceis de serem ditas do que outras, não importa quanto sejam verdadeiras.” (pág. 264)


Avaliação: 4/5 ❤

Título original: Tell me three things
Escritora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Ano de publicação: 2016
Páginas: 288
Gênero: Ficção / jovem adulto

SINOPSE | SKOOB
"Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante."

3 comentários

  1. Oiieee

    Até hoje esse é um dos meus juvenis favoritos, quando eu li a história me tioou muito, acho que essa coisa de amar alguém que a gnete nem conhece, só com base naquela intimidade criada por acaso foi muito terna e a autora conseguiu construir de uma maneira que se torna convincente ao leitor. Estou louca pra ler outros livros dela.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu gostei muito do livro, principalmente por tratar de temas importantes :)
    Parabéns pela resenha! Amei as fotos e o novo layout ficou sensacional ♥
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Adorei essa resenha! Parabéns!
    Fiquei muito intrigada e interessada pelo livro, mesmo que tenha falado que é clichê e que ficou meio óbvio quem estava enviando os e-mails. Gosto desse cenário de mistério saudável que deixa o leitor ansioso.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir