Resenha | Paris para um, de Jojo Moyes

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Escritora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 240


Sinopse: "Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.
No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.
Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.
E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor."


"Paris para um" é um livro diferente do que Jojo costuma escrever. Como conhecemos a Jojo, ela sempre nos apresenta histórias destruidoras, porém esse livro são histórias curtas. Nesse livro o leitor é apresentado a 10 contos e diversos personagens. Então vou contar um pouco de cada conto que o livro apresenta:

Primeiro conto: "Paris para um" e somos apresentados a personagem Nell - ela compra passagens para um final de semana em Paris com seu namorado. Quando chega no dia da viagem ele inventa uma desculpa e não viaja com Nell, porém ela viaja pela primeira vez a Paris sozinha. Chegando em Paris, Nell se depara com o mesmo quarto de hotel reservado para ela e para outra pessoa e onde o desenrolar do conto começa.


"Você acaba destruindo aquilo que ama. Quando o sobrecarrega." (pág. 60)

Segundo conto: "Entre os Tuítes" conta sobre o personagem Declan Travis - ele começa a sofrer uma onda de calúnias na internet por uma tal de @Becca_Loura no Twitter e contrata pessoas especialistas para descobrir quem está por trás de todas essas mensagens raivosas.

Terceiro conto: "Tarde de Amor" conhecemos Sara e Doug. Doug sempre esqueceu o dia do aniversário de casamento deles, então para compensar - mesmo com atraso - ele programa um dia super romântico, mas nem tudo pode acabar como o planejado...


"Sabe, não acho que você foi meu erro. Acho que pode ser a minha melhor coisa." (pág. 96)

Quarto conto: "Um Pássaro na Mão" vai contar a história do reencontro entre Beth e Ben em uma festa. Ben é uma paixão do passado e seguiu a sua vida, assim como Beth, porém cada um tem uma visão diferente de tudo como ocorreu e é isso que o conto irá retratar: o ponto de vista do término do relacionamento entre eles.

Quinto conto: "Sapatos de Couro e Crocodilo" relata a história de Sam que estava na academia quando uma das senhoras nomeadas como "Mães Gostosonas" estavam de saída e levaram a sua bolsa embora. Esse não é um dos maiores problemas e sim a reunião que ela tem a seguir e só tem a roupa daquela senhora...


"Percebi logo que não poderia me casar com um homem que não tinha uma estante de livros." (pág. 145)

Sexto conto: "Assalto" conta a história de Alice que estava na joalheria trabalhando quando começou um assaltou. Eram três homens, porém ela não se sentia ameaçada por um deles, ao contrário, ela estava enfrentando e tentando descobrir quem estava por trás daquela meia calça que ele usava na cabeça.

Sétimo conto: "O Casaco do Ano Passado" conta como o casal Greg e Evie vem enfrentando dificuldades e não podem gastar o dinheiro que tem com futilidades. Porém as garotas do Marketing onde Evie trabalha sempre chegam com roupas novas, enquanto ela permanece com um casaco com forro rasgado.



Oitavo conto: "Treze Dias com John C" vai contar como Miranda encontrou um celular perdido durante a sua caminhada. Havia mensagens de um John C. Ela tentou encontrar a dona daquele aparelho, porém acabou gostando de trocar mensagens com aquele rapaz. O problema que ela não sabia a surpresa que a esperava.

Nono conto: "A Lista de Natal" conta como próximo do natal Chrissie é obrigada a ir atrás de presentes para a sua sogra, para um queijo especial e todos os preparativos para a chegada dela. Durante esse percurso ela descobre o que realmente faltava em sua vida e decide seguir seu coração.

"Algumas paixões são muito grandes para serem deixadas de lado." (pág. 185)

Décimo conto: "Lua de Mel em Paris" finalmente vai contar a história de dois casais - um em 1912 e outro em 2002 - e os casais são aqueles relatados no livro "a garota que você deixou para trás" (resenha). Em 1912 nós temos o casal Sophie e Édouard (que conta como eles enfrentaram situações difíceis) e em 2002 somos apresentados para Liv e David (que estão em lua de mel, mas que sempre surge imprevistos).

Ufa, foi difícil montar essa resenha. Percebi que nunca havia escrito uma resenha sobre contos, mas enfim. "Paris para um" foi um ótimo livro. Não vou dizer que amei todos os contos porque não amei, porém me diverti em muitos e gostei de outros. O último conto - lua de mel em Paris - é um presente para os fãs da escritora. Para quem leu "a garota que você deixou para trás" vai adorar viver mais um pouquinho da vida desses casais.


"Lembre-se sempre disso: eu não conhecia a felicidade até encontrar você." (pág. 200)

Como disse, não gostei de todos os contos, porém os que mais gostei foram: Paris para Um, O Casaco do Ano Passado, A Lista de Natal e Lua de Mel em Paris. Alguns, como por exemplo, Sapatos de Couro de Crocodilo me tirou algumas risadas. 

Se você gosta de conto ou nunca leu, assim como eu, vale a pena investir nessa leitura. Não fique com medo de não entender o último conto por ser baseado em outro livro, pois Jojo sabe escrever perfeitamente para que o leitor não se sinta "prejudicado" por não ter lido o livro no qual o conto foi baseado. Jojo sabe escrever um bom livro!


"Beijei-o então. Beijei-o e fiz meu beijo lhe contar que eu o adorava com toda a minha força, que minha vida antes dele fora uma coisa cinzenta, sem cor, e como achava que um futuro sem ele era apavorante e sombrio. Disse a ele no beijo que o amava mais do que jamais pensei ser capaz de amar alguém." (pág. 231)

Avaliação: ♥♥♥♥

4 comentários

  1. Olá!
    Ahhh estava querendo muito saber mais sobre esse livro da Jojo *-*
    Não sabia que eram contos, não leio muitos livros com essa estrutura mas acho sensacional ter várias histórias em um único livro. Achei super legal ter esse último conto sobre A garota que você deixou para trás, é meu livro preferido dela ❤️
    Adorei a resenha, parabéns!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou fã de contos, mas a Jojo (como sempre) fez um trabalho incrível nesse trabalho e vale a pena conferir. E se é seu livro favorito, com toda certeza vai amar o conto de "a garota que você deixou para trás".

      Obrigada! <3 Beijos.

      Excluir
  2. Olá, quero muito ler esse livro de contos da Jojo Moyes. Ainda mais agora que tô sabendo que vai ter adaptação cinematográfica de um dos contos desse antologia. Espero gostar, ótima resenha.
    Beijos!

    Luan Henrique - Blog Carpe Diem Literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não sabia que teria uma adaptação. Já estou ansiosa para saber qual conto será adaptado (torcendo para ser um dos quais eu mais gostei rs).

      Obrigada!

      Excluir