Resenha | A carta secreta, de Lucinda Riley

quarta-feira, 24 de abril de 2019

A carta secreta” foi publicada recentemente pela Editora Arqueiro e foi meu primeiro contato com a autora Lucinda Riley e eu não poderia ter ficado mais encantada com sua escrita fluída e cheia de mistério.

Lucinda Riley

O ENREDO

James Harrison é um dos maiores atores da sua geração e morre aos 95 anos, deixando para trás a sua família e um segredo que é capaz de abalar o governo britânico.

Joanna Haslam é uma jovem jornalista e está designada para o funeral de James, no qual encontram-se as maiores celebridades do mundo. Porém, por trás disso tudo, existe uma carta que o falecido deixou, cujo algumas pessoas escondem à sete chaves por mais de setenta anos.


"O problema de nós, humanos, é que temos medo e não gostamos de nenhum tipo de mudança." (pág. 29)

Lucinda Riley
Em busca do furo jornalístico perfeito e o que faria sua carreira melhorar, Joanna começa sua busca por essa carta e todos os segredos escondidos, mas algumas forças mais poderosas tentarão impedi-la de descobrir toda a verdade.

Até que ponto você é capaz de chegar e o que é capaz de fazer para conseguir a matéria perfeita? Você só não pode confiar em ninguém, pois nem todos dizem ser quem são.

A PERSONAGEM

Joanna é aquela personagem totalmente determinada. Apesar de seu emprego não ser o melhor do mundo, ela sempre busca fazer o seu melhor e chamar a atenção do chefe para mostrar que ela pode muito mais. Quando vê a oportunidade de uma matéria perfeita e que isso faria a sua carreira decolar, ela agarra essa chance única de unhas e dentes.

Eu gostei muito da determinação da personagem. Isso me mostrou o quanto ela é apaixonada pela profissão que escolheu e o quanto ela se entrega de corpo e alma para fazer aquilo que ama. Acha que não existe algo mais bonito do que quando fazemos algo por amor.


"Proteger-se e proteger o coração de novas atribulações era o mais segura, mas será que era viver de verdade?" (pág. 214)

Não nego que em determinados momentos Joanna me deixou um pouco irritada. Teve algumas atitudes que ela tomou que me deu vontade de chacoalhar e gritar para que ela aprendesse e seguisse por outro caminho, mas no fundo todas as atitudes tomadas pela mesma tiveram uma consequência e ela levou isso como uma lição para sua vida.

Devo dizer também que os personagens secundários são um grande destaque neste livro, pois nenhum dos acontecimentos teriam acontecido sem a ajuda deles. Foi um dos pontos positivos deste livro.


Lucinda Riley

A NARRATIVA

Como citado acima, apesar da narrativa ser em terceira pessoa e ter o foco principal voltado para Joanna, os personagens secundários também tiveram vida neste enredo e isso foi algo essencial para a trama, fazendo com que tudo se encaixasse e acontecesse perfeitamente.

O livro todo gira em torno do mistério da carta e os segredos de James, mas Lucinda Riley soube o momento exato de dar aquela pitadinha de romance e enriquecer a estória ainda mais.


"Bem, a vida é assim. O amor nos faz tomar as decisões mais temerárias, e muitas vezes equivocadas, como você já constatou." (pág. 422)

Quando o segredo finalmente é revelado, confesso que eu esperava por algo totalmente diferente. A autora cria muitos acontecimentos, diversas coisas acontecem, mas que no final ficou um pouco a desejar. Exceto isso, a forma como tudo ocorreu em cada capítulo só despertava ainda mais o interesse continuar e descobrir o fim dessa jornada.

O livro mostra todas as mentiras e histórias de amor se cruzam, assim como os segredos e subterfúgios, dissimulação e perigo; mostra todo o glamour da vida na frente das câmeras, assim como todos os jogos sujos por trás das mesmas.

FINALIZANDO...

Lucinda Riley
A carta secreta” foi meu primeiro contato com a autora e eu adorei a forma como ela descreveu todos os acontecimentos e apresentou todo o mistério/suspense necessário para a trama, assim como ela soube dar aquela pitadinha de romance nos momentos certos.

Apesar de querer mudar alguns pontos durante a leitura (principalmente o final), a escrita da Lucinda é bem fluída e prende a atenção do leitor, desejando saber todos os segredos escondidos e como tudo acabará.

Para quem pretende começar pelo gênero e procura algo mais leve, recomendo a leitura; assim para quem não sabe por qual obra da autora começar. Este é um livro que pode te surpreender em diversos aspectos.


Avaliação: 4 ❤ - adicione no skoob: a carta secreta
*livro recebido em parceria com a editora arqueiro.

Título original: The Love Letter
Escritora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Páginas: 480
Lançamento: 2019
Gênero: romance / suspense / mistério

SINOPSE
Quando sir James Harrison, um dos maiores atores de sua geração, morre aos 95 anos, deixa para trás não apenas uma família arrasada, mas também um segredo que seria capaz de abalar o governo britânico.
Joanna Haslam, uma jovem e ambiciosa jornalista, é designada para cobrir o funeral, no qual estão presentes algumas das maiores celebridades do mundo. Mas ela se depara com algo sombrio além de todo aquele glamour: a menção a uma carta que James Harrison deixou, cujo conteúdo algumas pessoas escondem há setenta anos a qualquer custo.
Enquanto procura retirar o véu de mentiras que encobre o segredo e dar o furo jornalístico do século, Joanna percebe que forças poderosas tentam impedi-la de descobrir a verdade. E elas não vão se deixar deter por nada para chegar à carta antes dela.

34 comentários

  1. Ainda não li nada dela tb, mas só ouço muito elogios. Acho essa capa linda, a arqueiro faz um belissimo trabalho no design dos livros deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Arqueiro tem um trabalho incrível mesmo e agora eu entendo os elogios para as obras da autora. Super adorei!

      Excluir
  2. Nunca li nada da autora, mas faz um tempo que ela está na minha lista. Não conhecia esse livro, mas amo um livro com um segredo e isso de investigação e tudo mais! Então já quero ler ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai amar este livro, principalmente para começar a ler as obras da autora.

      Excluir
  3. Já li O Segredo De Helena dela, e confesso que no começo eu não tava gostando muito da leitura não, mais depois das 100 páginas ela me prendeu de um jwije, quero muito ler mais livros dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura pode demorar um pouquinho mesmo para fluir, mas a escrita é realmente boa. Espero que tenha a chance de ler outros da Lucinda.

      Excluir
  4. Olá Fabiana!
    Pela sinopse, interpretei que a ação iria estar em evidência nesta obra, porém a autora dá mais espaço para o crescimento da protagonista, o que não deixa de ser bom também. Lisa Kleypas demonstra com a obra que possui um domínio na escrita invejável para misturar a história do mundo com uma trama fictícia, uma vez que faz uma ambientação impecável que é capaz de transportar o leitor para a cena em questão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse livro não é da Lisa haha :x de qualquer forma, a autora realmente tem uma escrita muito boa.

      Excluir
    2. Fabiana!
      Pois é, relendo a resenha vi que é da Lucinda Riley! Às vezes eu me confundo, mas o elogio permanece haha.
      Beijos.

      Excluir
  5. Eu amo a Lucinda e quero muito ler esse livro.
    Ela tem um dom para criar histórias que me fascina.
    Talvez esse não seja o melhor dela, mas recomendo todos os outros.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não li outros da autora, devo dizer que este me surpreendeu em alguns aspectos e me conquistou também. Quero conhecer mais livros da Lucinda!

      Excluir
  6. Oi, Fabiana!
    Amo personagens determinados igual a Joanna, mas sinceramente não me interessei pela trama de A Carta Secreta, apesar de amar mistério/suspense não fiquei curiosa para desvendar o mistério da carta e os segredos de James... Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não te chamou atenção, mas espero que tenha oportunidade de ler outros livros da Lucinda e goste da escrita dela.

      Excluir
  7. Olá!
    Já ouvi fala muito bem dessa autora, porém ainda não li e pretendo muito. Esse livro tem uma premissa ótima e a historia me pareceu ser bem interessante até fiquei curiosa pela carta..Espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu primeiro contato com a autora e eu gostei bastante. Espero que você tenha chance de ler e ame a escrita da Lucinda!

      Excluir
  8. Eu tive uma experiência com a Lucinda e infelizmente não foi exatamente o que eu esperava, mas ainda pretendo ler alguma outra obra dela pra ver se me encaixo em seus leitores. E assim, curti muito a dica dessa história, a dose certa de suspense e romance parece ser um diferencial e fiquei curiosa pra ver o final, que não foi o que você esperava mas parece ter sido bem diferente. Ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que sua experiência com ela não tenha sido uma das melhores. Espero que sua próxima leitura seja muito boa. Quem sabe este livro não te surpreenda?!

      Excluir
  9. Adoro os livros dela pelo jeitinho com que me prendem, falam de vida e sentimentos e toda aquela narrativa boa da autora. Um tantinho enrolada mas cheio de detalhes e muito bom de ler. A trama do mistério da carta já deixa um monte de coisas pra pensar e é bem a cara dela jogar um monte de curiosidade e segredo pra gente assim. A personagem parece interessante, ainda mais por irritar em alguns momentos xD
    Ela tem um jeito bom por isso, acho legal mostrar tantas nuances pro leitor, deixar uns sentimentos do tipo, de gostar, de torcer, de irritar. A gente se conecta mais.
    Gostei disso de surpreender nele, de poder não ter lá exatamente o que a gente imagina nessa trama e no caminho que ela leva. Tem muito que chama atenção no livro e queria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico empolgada em saber que esse é um método que a autora usa em muitos dos seus livros, pois eu gostei da forma como ela abordou. Espero que leia este livro e goste também!

      Excluir
  10. Olá Fabiana!
    Ainda não li nada da autora mas sempre ouço elogios as suas obras. Já estou criando milhares de teorias sobre o conteúdo dessa carta haha. O mistério nos deixa ávidos por respostas e com a protagonista não foi diferente. O amor pela profissão é algo que não tem preço e é um ponto positivo representado na história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente cria muitas teorias mesmo, principalmente quando a leitura está fluindo haha. Espero que você leia e goste do livro!

      Excluir
  11. Ainda não li nada da autora, mas imagino que a sorte da jornalista em encontrar uma situação como essa que pode render uma grande reportagem é uma história perfeita para nos prender do início ao fim. Fiquei curioso pelo tal segredo. Você fala que achou que algo ficou a desejar, isso se refere à revelação do segredo em si ou do desfecho do livro. Meu receio é criar uma trama toda em volta de um mistério e depois ser algo idiota que não justifica toda a importância dada pro mistério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que eu esperava um pouco mais do final, mas é um livro que vale a pena ser lido e conhecer toda a trama por trás dos segredos. E como você ainda não leu nada da autora, começar por este livro pode ser bem bacana!

      Excluir
  12. Ainda não conheço a escrita da Lucinda Riley, mas vejo muitos elogios quanto a ela. Então saber que a escrita dela é fluída e cheia de mistérios é animador. Quero conhecer essa Joanna e espero que ela encontre seu furo perfeito. Quero ler e espero gostar tanto quanto você, principalmente por ter essas pitadinhas de romance que mencionou, então é recomendação anotada.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia a escrita da autora, foi meu primeiro contato! Posso dizer que me surpreendeu positivamente e gostei bastante. Torcendo para o livro te surpreender também.

      Excluir
  13. Sou apaixonada pela Lucinda e seus livros! Meu amor por ela nasceu quando li A Casa das Orquídeas e se firmou com A Luz através da janela (que é, até agora, meu livro preferido dela).
    Estou animadíssima e muito ansiosa para começar a leitura de A Carta Secreta, tenho certeza de que vou amar a história!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo que já leu algum livro da Lucinda fala de "a casa das orquídeas". Após essa leitura, estou muito curiosa para conhecer outras obras da autora e fiquei feliz em saber que as histórias dela são lindas.

      Excluir
  14. Bem, sou fã incondicional da autora, já li vários livros dela e estranhei que aqui ela não trouxe uma história do passado que acaba se juntando a uma que se passa no presente, o que só me instigou ainda mias para apreciar a leitura de mais esse livro dela e ver como toda trama se desenrola e que segredo tem essa carta.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas há sim uma história do passado rs a história da carta, querendo ou não, vem de anos atrás, mas ela é contada no presente, sabe? De qualquer forma, foi meu primeiro contato com a autora e eu super amei, ainda mais em saber que a narrativa dela é sempre similar.

      Excluir
  15. Olá!
    Acredita que nunca li nada da autora? Tenho muita vontade de conhecer suas histórias, sempre leio resenhas e comentários ótimos sobre seus personagens bem desenvolvidos. Gostei desse enredo, adoro histórias com mistérios, seria uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho da Lucinda! Adorei a resenha e espero ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até este livro, eu também não tinha lido nada dela. Fico feliz que tenha gostado da resenha e por você gostara de mistério, com certeza esse livro vai te encantar muito. Espero que tenha a chance de ler.

      Excluir
  16. Sou apaixonada por essa autora. Já li vários livros dela. Amo A garota italiana. Esse será o próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste dessa leitura também :D Ainda só li esse livro da Lucinda, mas quero ler todos.

      Excluir