Resenha | Sonhos em flor, de Estelle Laure

quinta-feira, 12 de abril de 2018

O que você faria ao acordar do coma? Tentaria ter sua vida de volta, independente da sua realidade? Ou tentaria ser alguém diferente, tentaria novas emoções? Eden Jones tinha um futuro completamente planejado, mas após um acidente, ela entrou em coma. Como será sua vida após acordar?


Estelle Laure


Aos 17 anos, Eden já tinha o seu destino traçado: entraria na melhor escola de Nova York e seria uma bailarina, assim como sempre sonhou. Seus pais, sempre tão carinhosos, sempre a apoiaram para realizar este sonho e seu irmão gêmeo  era como seu melhor amigo, pois a compreendia como ninguém, assim como Lucille - sua melhor amiga.

Só que todos os sonhos de Eden que pareciam tão próximos, estão cada vez mais distantes. Após não se sair tão bem em um teste no balé, descobrir que Lucille e seu irmão estão namorando, Eden começa a sentir que está sem chão. Mas o destino foi um pouco além disso: era um dia completamente frio e ela acaba escorregando, batendo a cabeça e entrando em coma.

📖 "Porque, antes de mais nada, se uma garota quer algo da vida, ela nunca deve se colocar no drama de outra pessoa, muito menos ser o pivô desse drama." (pág. 13)

Estelle LaureAs prioridades de antes não importam mais. Eden precisa lutar pela sua vida e fazer o possível para sobreviver e voltar para o mundo real. Só que esse mundo de "quase morte" é incrível. Ela tem alucinações com flores negras e sempre com a mesma garota. Mas quem é ela? O que essas flores negras representam? E é quando ela desperta.
Não conseguindo parar de pensar em todos os sonhos que teve, ela decide que é hora de desvendar todos esses mistérios sozinha. Como ela contaria tudo isso para alguém? Será que acreditariam nela? Talvez. Mas ela prefere não arriscar e é quando descobre que a garota que ela vinha sonhando está na sala ao lado, em coma. Será que ela queria transmitir alguma mensagem? O que tudo isso quer dizer? Uma longa jornada a espera para desvendar essa grande incógnita.

📖 "Quando a pessoa vê isso, quando enxerga de verdade e aceita o que viu, o Universo inteiro desmorona." (pág. 40)

Estelle Laure

📖 "As coisas podem mudar num minuto, sem aviso, e só nos resta lidar com isso." (pág. 69)

"Sonhos em flor" é o segundo livro de "essa luz tão brilhante". É possível perceber a mudança de alguns personagens no decorrer da estória e, principalmente, da personagem principal e isso foi o que mais gostei neste livro.

Em muitos momentos eu senti raiva das atitudes de Eden; muitos momentos senti vontade de gritar para ela parar de ser egoísta e começar a perceber as coisas ao seu redor e ajudar o próximo e não focar apenas no que ela deseja. Quando ela percebe que não irá conseguir se livrar dos pensamentos e das alucinações após o coma, ela realmente foca nisso fazendo com que ajude aquela garota em coma, conforte todos ao redor e isso é libertador para ela também.


📖 "As coisas simplesmente mudam. Tornam-se outras coisas. Nós nos adaptamos. E às vezes adquirimos asas." (pág. 165)

Estelle LaureOs capítulos são narrados todos no ponto de vista de Eden, sendo dividido em três partes: antes, durante e depois. Vai abordar assuntos diferentes e delicados, mas com certo humor. A escrita da Estelle Laure é tão boa que você fica viciado querendo mais e curiosa pelos próximos acontecimentos.

Confesso que gostei muito do rumo da estória, porém senti falta de alguns detalhes, algumas explicações. Há coisas que descobrimos conforme outras acontecem, mas algumas ficaram com um grande ponto de interrogação. Tudo aconteceu por um exato motivo, certo, mas por que logo ela? Por que essa conexão não poderia existir com outro paciente em coma? Qual a explicação das flores neste contexto? São alguns pontos que eu me questionei, mas nada disso atrapalha essa apaixonante leitura.

📖 "Quando as coisas ficam complicadas e você não consegue entender o que está acontecendo, simplificar e buscar maneiras de estar no momento presente podem ajudá-la a obter clareza." (pág. 172)

Estelle Laure

De qualquer forma, "sonhos em flor" é um livro intenso que fala sobre perdas e anseios, sobre dar adeus ao passado e abraçar o futuro, a mudança na vida de uma pessoa após um grave acidente e a compaixão em ajudar o próximo.

📖 "Eu nunca tinha percebido como as coisas podem ser assustadoras, empolgantes e possíveis... Quanto existe numa escolha." (pág. 196)

Avaliação: ❤❤❤❤


Título original: But then I came back
Escritora: Estelle Laure
Editora: Arqueiro
Ano de publicação: 2018
Páginas: 272
Gênero: Ficção / jovem adulto / literatura estrangeira / romance

SINOPSE | SKOOB
"
Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina. Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando. Mas o destino achou que isso não era o bastante. Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida. As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.

Um comentário

  1. Oi! Que trama confusa
    O primeiro livro não tinha nada assim, e de repente esse traz isso. Não sei se eu acharia bom, mas mesmo assim quero ler a obra porque é uma autora que ouvi falar muito no ano passado e pretendo conhecer.
    Espero gostar!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir