Resenha | Anexos, de Rainbow Rowell

terça-feira, 10 de abril de 2018

Como você se sentiria se tivesse que trabalhar lendo e-mails das pessoas, invadindo suas privacidades e, ainda por cima, advertir essas pessoas por uso indevidos de palavras? Lincoln O'Neill foi contrato para olhar o e-mail do pessoal da redação e seguir com a política da empresa. Mas será que é possível se apaixonar por alguém através dos e-mails enviados?

Rainbow Rowell



"Agente de segurança da internet". Essa era a vaga para qual Lincoln se inscreveu. Logo começou a imaginar como criaria firewalls e impediria hackers de invadir o sistema. 

Só que tudo foi apenas imaginação. Quando ele começou a trabalhar na empresa logo viu que seu trabalho não era o que ele esperava: sua função era ler e-mails de todos do departamento da redação e fazer relatórios sempre que violassem a política da empresa com palavras inapropriadas e piadas sujas.

📖 “Amor. Propósito. Essas eram coisas para as quais não se podia planejar. Essas eram coisas que simplesmente aconteciam.” (pág. 106)

Rainbow Rowell
O que fazer já que o emprego que tanto esperava não atendia suas expectativas? Lincoln trabalhava à noite e quase nunca tinha com quem interagir. Então, já que foi contratado para ler e-mails, por que não começá-los a fazer? E é quando ele se depara com as trocas de e-mails entre Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snider.

Beth utilizava palavras que estavam no código vermelho e poderia muito bem ser advertida por isso, mas Lincoln jamais o fez. Quando ele lia os e-mails entre Beth e Jennifer, ele sentia como se as conhecessem, como se elas fossem suas amigas. Sentiu a incrível amizade que elas tinham, assim como acreditou que Beth era uma das melhores pessoas que ele conhecia.

📖 “Ainda é romântico apaixonar-se por alguém por quem ela é e pelo que ela diz e as coisas em que acredita.“ (pág. 203)

Observando sempre essas trocas de mensagens entre elas, Lincoln acabou criando um sentimento. Mas, como ele explicaria para ela que estava apaixonado se nunca a encontrou pessoalmente? E tudo muda quando ele começa a ser citado em seus e-mails. Seria um sinal para finalmente agir e se apresentar ou é tarde demais para fazer isso?

Rainbow Rowell

O que dizer de mais um livro da Rainbow Rowell? A escrita dela é completamente leve, fluída, com personagens carismáticos e completamente intensos. A autora sabe como colocar um romance e ao mesmo tempo apresentar com bom humor grandes acontecimentos do cotidiano.

📖 “Acredito que se preocupar com algo ruim prepara você para o fato quando ele ocorrer. Se você se preocupar, a coisa ruim não te atinge tão forte. Você pode aceitar o golpe se o vir chegando.” (pág. 261)


"Anexos" foi o quarto livro que li da autora, sendo o primeiro (e favorito da vida!) Eleanor & Park. O que mais gosto na narrativa da autora e de seus livros é como em cada um ela apresenta uma história completamente diferente, mas todas repletas de suspiros e risadas. Neste livro não foi diferente! Muitas vezes me peguei rindo com a troca de e-mails entre Beth e Jennifer e como Lincoln ficou viciado em ler seus e-mails e acabou se divertindo junto com elas.

Rainbow RowellPor mais que eu tenha me divertido com o desenrolar da estória, ainda senti falta de algo. Torci muito para que o final acontecesse exatamente como aconteceu, mas demorei para me apegar com os personagens. Como os capítulos são narrados no ponto de vista de Lincoln e nas trocas de e-mails de Beth, você começa a viver os dois mundos distintamente e sente a necessidade de se aprofundar mais na estória.

📖 “Existem momentos em que você não consegue acreditar que algo maravilhoso está acontecendo. E existem momentos em que toda a sua consciência é preenchida com o conhecimento absoluto de que algo maravilhoso está acontecendo.” (pág. 354)

Sobre o romance: há romance, claro (aliás, é a Rainbow!), mas sabe quando não tem aquela intensidade? Talvez tenha sido mais esse ponto que senti falta no enredo. Gosto da forma sutil como a autora relata os acontecimentos, porém quando o romance surge, é muito rápido. Confesso que queria mais dos personagens, mais envolvimentos, mais demonstrações de amor.

Rainbow Rowell

De qualquer forma, o livro traz grandes mensagens. Ele nos mostra o relato sobre uma verdadeira amizade, sobre a solidão, insegurança, medos e como é o amor nessa era digital. Apesar de tudo, é um livro bem divertido.


Avaliação: ❤❤❤

Título original: Attachments
Escritora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano de publicação: 2014
Páginas: 368
Gênero: Ficção / literatura estrangeira / romance
SINOPSE | SKOOB
Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. Todo mundo na redação sabe. É política da empresa. Mas elas não conseguem levar isso tão a sério e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln O'Neill não consegue acreditar que esse é, agora, o seu trabalho, ler os e-mails de outras pessoas. Quando candidatou-se para ser "Agente de Segurança da Internet", imaginou-se construindo firewalls e desmascarando hackers, e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada duma piada suja. Quando Lincoln depara-se com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de cativar-se e divertir-se por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está apaixonando-se por Beth, é tarde demais para apresentar-se. Afinal, o que ele diria... ?

2 comentários

  1. Oi!
    Eu adoro os livros da autora, tenho Ligações que até hoje não li dela, mas estou ansiosa para ler Anexos porque é o tipo de trama que procuro.
    Tomara que eu goste!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      "Ligações" foi o livro que menos me agradou da autora. Achei a história muito blah, sabe? Mas, espero que você goste. E leia "anexos". Com certeza você vai gostar :D

      Beijos.

      Excluir