Resenha | Quatro eids e um funeral, de Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar

quarta-feira, 7 de maio de 2025

 Tiwa e Said eram melhores amigos, até que algo aconteceu e agora eles não se suportam mais, porém, com as festividades do Eid chegando, as coisas podem ser diferentes.

Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar



Nessa história, Tiwa não consegue entender o porquê Said começou a ignorá-la, mas desconfia que seja porque ele começou a estudar em um colégio interno chique e que fica em outra cidade. Então, fingir que não se conhecem parece muito mais fácil, ainda mais que estão bem longe um do outro, porém, agora, um reencontro inesperado no funeral da querida bibliotecária, fica difícil evitar um ao outro.

Como se esse reencontro já não bastasse, Tiwa e Said acabam descobrindo que vão ter que cuidar de Laddoo, o gato que era da Sra. Barnes, a bibliotecária que eles tanto adoravam. Como vão fazer isso? Não sabem, principalmente, que agora não são mais amigos, mas sabem que precisam cumprir essa missão.

Além disso, um incêndio atinge o centro islâmico da cidade, ameaçando todas as festividades do próximo Eid que será organizado pela família de Tiwa. Determinada a fazer com que tudo fique perfeito, ela decide salvar o centro fazendo um baixo assinado para que ele não seja demolido, afinal, várias pessoas frequentam aquele local e, para isso, ela vai precisar da ajuda de Said.

Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar

Sabe aquele livro jovem adultorapidinho de ler e que traz bastante diversidade em suas páginas? Exatamente assim que foi a leitura de “quatro eids e um funeral”.

Intercalado no ponto de vista de ambos, Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar souberam como mostrar o que realmente causou para que Tiwa e Said não fossem mais amigos e como eles contornaram tudo isso com o reencontro e tentando reconstruir o centro islâmico.

Outro ponto que gostei dessa leitura foi com relação à cultura. As autoras colocaram toda representatividade da comunidade muçulmana e suas tradições, assim como trouxeram alguns outros assuntos nas entrelinhas, de maneira leve, como racismo e islamofobia.

E gostei de acompanhar a jornada desses amigos que não eram mais amigos, mas que por conta do que descobriram, perceberam que perderam muito tempo e deram uma nova chance para a amizade. Algo que era totalmente impensável para eles, mas que foi importante de diversas maneiras.

Apesar de ter gostado do tema e de tudo o que foi abordado ao longo dos capítulos, senti que alguns acontecimentos demoraram para acontecer e, quando chegou o momento para isso, acabou sendo resolvido rapidamente.

Mas, ainda assim, “quatro eids e um funeral” é uma leitura leve, rapidinha e cheia de representatividade. Um livro que me fez conhecer bastante da cultura, mostrando em como muitas pessoas não se importam com outras religiões e em como é possível mudar muitas percepções com um simples ato.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar
Título original: Four eids and a funeral
Escritoras: Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar
Editora: Plataforma 21
Páginas: 320
Ano: 2025
Gênero: jovem adulto
Classificação: 14+

SINOPSE
Tiwa não entende por que Said começou a ignorá-la, mas desconfia que seja porque o garoto foi estudar em um colégio interno chique que fica em outra cidade. Fingir que não se conhecem é muito mais fácil estando longe, e, quando os dois se reencontram no funeral da querida bibliotecária sra. Barnes, evitar um ao outro passa a ser uma tarefa quase impossível.

Para piorar, um incêndio atinge o centro islâmico da cidade, ameaçando as festividades do próximo Eid. Para Tiwa, isso significa perder a chance de reencontrar o pai. Por isso, quando fica sabendo que o prefeito planeja demolir o lugar em vez de reformá-lo, ela decide tentar de tudo para salvar o centro comunitário – mesmo que, para isso, tenha que pedir ajuda a Said. O garoto, por sua vez, enxerga a missão como o projeto de que precisava para se inscrever na faculdade de Artes. Ele só ainda não teve coragem de contar a quase ninguém, nem mesmo aos pais, que sonha em ser artista plástico, não médico.

Ao unir forças para salvar o centro islâmico e cuidar de Laddoo, o adorável gato da sra. Barnes, Tiwa e Said podem ter a chance de reconstruir sua amizade em algo novo.

Leia mais

12 lançamentos de maio para aumentar sua wishlist

segunda-feira, 5 de maio de 2025

 Começando o mês com mais lançamentos incríveis para aumentar a sua lista de desejos. Confira!

lançamentos do mês

Leia mais

Resenha | Uma livraria com aroma de canela (Os Amores de Dream Harbor #2), de Laurie Gilmore

quarta-feira, 30 de abril de 2025

 Quem nunca se sentiu sem perspectiva? Mesmo tendo um emprego de que gosta, amigos por perto, se sentir um pouco perdida pode acontecer a qualquer momento, ainda mais com os trinta anos chegando.

Laurie Gilmore



Uma livraria com aroma de canela” é o segundo livro da série Os Amores de Dream Harbor, mas pode ser lido de maneira independente, pois cada livro conta a história de uma personagem. E apesar de os personagens da primeira trama aparecerem de forma secundária aqui, não interfere em nada na leitura.

Aqui, nós vamos conhecer a Hazel, que é gerente da livraria da pequena Dream Harbor e está prestes a completar trinta anos. Ela sempre foi muito caseira e uma leitora voraz, sempre preferiu um livro do que uma balada, mas agora, com o aniversário chegando, ela sente que nunca viveu nenhuma loucura; que nunca acumulou arrependimentos e sente que a hora para mudar é agora.

E é quando ela encontra um livro em torno de uma das prateleiras da livraria e repara que a obra está com uma página dobrada e uma frase destacada. Inicialmente, ela acha que é apenas alguém que danificou o livro e deixou por lá, mas ao encontrar mais frases em destaque entre outros exemplares, ela começa a desconfiar que alguém está deixando essas mensagens com algum propósito. 

Então, Hazel decide seguir essas pistas e realizar tudo que estava em destaque, afinal, talvez esse fosse o momento que ela estava tão esperando para dar aquela mudança em sua vida. Mas, para não fazer isso sozinha, ela vai convidar Noah, seu amigo, para ajudá-la nessa aventura. O problema é que ele mantém sentimentos ocultos por ela e passar um verão inteiro vivendo novas experiências pode trazer à tona muitos sentimentos e confissões também.

Laurie Gilmore

Se eu já tinha gostado do primeiro livro (“amor, café e especiarias”), esse aqui soube me conquistar ainda mais, pois além de ter uma personagem que adora viver rodeada de livros, o romance desenvolvido entre amigos que se apaixonam me deixou com o coração bem quentinho.

Hazel é uma personagem que me fez criar uma identificação muito rápida e não só porque ela ama livros, mas também por ter quase trinta anos, adorar ficar em casa e se sentir um pouco perdida com o rumo que está tomando em sua vida. Quem nunca se sentiu assim? Quem nunca se questionou se está realmente vivendo a vida como sempre imaginou?

Além disso, Noah é um personagem que a gente consegue facilmente gostar. Apesar da fama de ser aquele cara que não cria vínculo com nenhuma mulher, ele sabe que seu coração pertence a outra pessoa. Ele começou a gostar de ler por causa dela, pois sempre ia à livraria comprar um livro e encontrá-la. Mas o quanto ele estaria disposto a arriscar essa amizade?

Então, quando ela pede ajuda para ele em viver diversas aventuras pelas próximas semanas, é o momento perfeito para passar mais tempo com Hazel, assim como tentar desvendar maneiras de demonstrar os seus sentimentos. Mas aí, no meio disso tudo, eles acabam se envolvendo além da amizade e é onde tudo começa a ficar um pouquinho mais complicado.

Outro ponto que gostei muito nessa obra é que, além deles serem amigos, ela é mais velha do que ele. E isso, somado e tantas outras coisas apresentadas, confesso que amei como a Laurie Gilmore trabalhou tudo. Com a narrativa em terceira pessoa e capítulos intercalados entre Noah e Hazel, a gente consegue se apegar facilmente com cada um deles, assim como entendemos mais sobre suas vidas e o jeito que esse sentimento foi florescendo.

Além disso, esse é um livro com uma capa lindíssima, porém com bastante cenas hots. No primeiro livro apresenta algumas, mas aqui a autora trabalhou várias vezes essas cenas, que acabaram fazendo muito sentido com tudo que os personagens estavam vivendo naquele verão.

Para mim, “uma livraria com aroma de canela” é aquela história conforto, sabe? Uma obra perfeita para ler em uma tarde, comendo rolinhos de canela e tomando um chazinho. Uma obra que traz um conforto no coração, sorrisinhos bobos e que deixa com vontade de viver em Dream Harbor.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Laurie Gilmore
Título original: The cinnamon bun book store
Escritora: Laurie Gilmore
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2025
Gênero: romance contemporâneo / cidade pequena
Classificação: 18+

SINOPSE 

Hazel Kelly, a gerente da livraria da pequena Dream Harbor, está prestes a completar trinta anos, mas não se sente muito animada com a perspectiva. Caseira e leitora voraz, ela sempre preferiu um bom livro a uma balada, mas a ideia de chegar aos trinta sem ter feito nenhuma loucura parece entediante demais, e Hazel sente que está na hora de dar uma chacoalhada em sua vida.

Um dia, Hazel vê um livro torto em uma das prateleiras da livraria e repara que o volume está com uma página dobrada e uma frase destacada. A princípio, ela acha que é apenas um livro danificado, até encontrar mais frases em destaque entre as páginas de outros exemplares e começar a desconfiar de que talvez aqueles trechos sejam mensagens destinadas a ela. Curiosa para descobrir quem tem feito aquilo, a livreira decide seguir a trilha de pistas e quem sabe dar o gás que tanto queria em sua vida... ela só precisa de alguém para ajudá-la.

Noah, um pescador sexy e extrovertido, está sempre pronto para uma aventura. Então, quando a linda livreira por quem ele está apaixonado há meses pede sua ajuda para desvendar um mistério, é óbvio que ele topa.

Assim, Hazel e Noah se lançam em um verão de novas experiências ― algumas delas bem picantes ―, e, à medida que ficam mais próximos, a química entre eles se torna inegável. Mas será que os dois estão prontos para viver algo mais profundo do que isso?

Leia mais

Resenha | Até o fim do verão, de Abby Jimenez

segunda-feira, 28 de abril de 2025

 Já parou para se perguntar se outras pessoas podem estar passando pela mesma coisa que você?

Abby Jimenez


Nessa história, Justin acha que sofre com uma maldição, pois toda vez que termina um relacionamento, a ex-namorada encontra o amor de sua vida logo depois. Seria coincidência ou não? Mas graças a um post no Reddit, ele acaba descobrindo que não é o único enfrentando essa maldição.

Emma também passa por isso. Então ela decide enviar uma mensagem para ele contando que o mesmo acontece com ela e os dois começam a conversar. Entre vários diálogos, eles decidem bolar um plano: namorar um com o outro e ter uma data para terminar. Assim, a “maldição” seria quebrada e eles poderão encontrar o amor verdadeiro em seguida.

Só que para que isso funcione, eles vão precisar sair em, no mínimo, quatro encontros e com algumas regrinhas, mas o problema é que Emma é enfermeira itinerante e ela não tem um lugar fixo para ficar. Já Justin não pode sair de Minnesota por questões familiares. Quais as chances disso dar certo?

E é no meio de uma troca de roteiro que Emma e sua melhor amiga, Maddy, vão parar em Minnesota e o plano será colocado em prática, porém, o que nenhum dos dois esperava era que muitas coisas pudessem acontecer ao longo de quatro semanas.

Abby Jimenez

Até o fim do verão” é um livro que está em pré-venda e será lançado no dia 6 de maio, mas a Editora Arqueiro liberou para os parceiros a leitura antecipada e eu não poderia ter ficado mais feliz com isso!

O que mais me encanta nos livros da Abby Jimenez é que a autora consegue escrever romances arrebatadores, de conquistar imensamente o coração, mas, ainda assim, trazer outros assuntos nas entrelinhas, fazendo com que a gente se apegue imensamente aos personagens.

Aqui, Emma é uma personagem que, além de viajar por vários lugares por conta de sua profissão, também enfrenta muitas questões do seu passado, principalmente referentes à sua mãe. Aos poucos, a autora vai explorando todas essas camadas, mostrando toda a dor, sofrimento e vulnerabilidade que Emma se encontra por tudo que passou e continua passando em sua vida.

Por outro lado, Justin também tem questões familiares para lidar, ainda mais agora que sua vida vai mudar completamente. Apesar da raiva que o consome por conta de alguns ocorridos, ainda assim, ele consegue fazer tudo pela pessoa que ama e isso fica visível ao longo dos capítulos.

Apesar de cada um estar lidando com seus próprios fantasmas, eles se conectam muito bem! O que era para ser, inicialmente, um experimento para “quebrar uma maldição”, acaba se tornando algo a mais. Uma conexão muito forte surge entre eles e não somente com relação ao romance, mas também com a amizade. Eles começam a compartilhar muito de suas vidas um com o outro e o apego vai ficando cada vez mais forte.

E posso dizer que amei como a Abby Jimenez trabalhou todas essas questões, sabe? “Até o fim do verão” acaba sendo um romance bem slow burn, pois tudo que a autora retratou ao longo dos capítulos foi acontecendo aos pouquinhos, fazendo com que a gente se apegasse e entendesse tudo que estava sendo apresentado.

Minha única ressalva com relação a isso é que, em muitos momentos, senti que ela explorou muitas questões repetidas vezes, principalmente os dilemas e as barreiras que Emma colocava em sua vida. Mas, exceto isso, a leitura fluiu muito bem, me proporcionando várias risadas, sorrisinhos bobos, mas também deixando meu coração apertadinho pela personagem.

E o que dizer do plot completamente inesperado dessa trama? Juro que aquilo era algo que eu não esperava. Abby Jimenez soube fazer uma grande conexão com outros livros de sua autoria (“parte do seu mundo” e “para sempre seu”), proporcionando momentos marcantes, inesperados e que me deixou de queixo caído! Então, sim, esse é um livro que recomendo que leia na ordem porque se não, pode pegar um grande spoiler por conta de tudo que acontece nessa trama.

Para mim, “até o fim do verão” foi uma obra em que consegui criar empatia pela personagem, me apaixonei completamente pelo mocinho (afinal, como não?), senti raiva por alguns personagens secundários, mas outros amei por terem um coração gigante e foi uma leitura muito envolvente e marcante.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.
Lançamento oficial: 6 de maio de 2025

Abby Jimenez
Título original: Just for the summer
Escritora: Abby Jimenez
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2025
Gênero: romance contemporâneo / romances de hoje
Classificação: 16+

SINOPSE
Justin acha que sofre com uma maldição e, graças a um post no Reddit, todo mundo fica sabendo qual é. A questão é que, toda vez que um relacionamento dele termina, a ex-namorada encontra o amor de sua vida logo depois.

Quando uma desconhecida lhe envia uma mensagem contando que o mesmo acontece com ela, os dois bolam um plano: namorar um com o outro e ter uma data marcada para terminar. Assim a “maldição” será quebrada e eles poderão encontrar o verdadeiro amor depois. É uma ideia maluca... mas pode dar certo.

Emma não planejava que sua próxima parada como enfermeira itinerante fosse em Minnesota, mas a oportunidade de namorar Justin é boa demais para deixar passar. Sobretudo quando ela e a melhor amiga conseguem alugar um lindo chalé numa ilha particular no lago Minnetonka.

Era para ser só um casinho e durar apenas até o fim do verão. Mas quando a mãe instável de Emma surge do nada e Justin de repente tem que assumir a guarda dos três irmãos mais novos, eles encontram um no outro um porto seguro inesperado para lidar com as surpresas da vida.

E a surpresa maior é o fato de estarem se apaixonando de verdade.

Leia mais

Dia Mundial do Livro: 6 livros lançados em 2025 para você conhecer

quarta-feira, 23 de abril de 2025

 Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e por isso separei 6 livros publicados em 2025 que já li, amei e todo mundo deveria dar uma chance.

dia mundial do livro

Leia mais