Resenha | Se Você Ficasse, de Brittainy Cherry

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

 E se a pessoa que você amou na adolescência perdesse a memória por causa de um acidente do qual você também fez parte?

Brittainy Cherry

Nessa história, conhecemos Kierra, uma mulher casada com um gênio da tecnologia, mas presa em um relacionamento sem amor. O que a mantém nessa relação é o amor por sua filha adolescente que não é de sangue, mas por quem ela faria qualquer coisa.

Por outro lado, temos Gabriel, que perdeu todas as lembranças. Após um trágico acidente, ele não se recorda de nada do que aconteceu antes dos 19 anos. Tudo o que sabe veio das histórias contadas por sua mãe e da vida que reconstruiu depois da recuperação.

Agora, ele é arquiteto da casa de Kierra. O problema é que não se lembra dela, enquanto ela nunca o esqueceu, afinal, Gabriel foi seu primeiro melhor amigo, seu primeiro beijo, seu primeiro amor. Mas como Kierra conseguirá fingir que não o conhece e, ao mesmo tempo, disfarçar as batidas fortes e insistentes do próprio coração?

Brittainy Cherry

Mais uma vez, Brittainy Cherry conquistou meu coração com uma trama sobre perdas, traumas, superação de obstáculos, relacionamentos tóxicos, mas também sobre amor.

Intercalado no ponto de vista de ambos os personagens, essa é uma história envolvente, daquelas que prendem do começo ao fim, pois você quer entender o que realmente aconteceu no acidente, como Gabriel seguiu sem suas memórias e de que maneira Kierra lida com sua vida e com um casamento conturbado. A autora vai nos envolvendo em cada página, fazendo com a gente não sinta vontade de parar de ler até descobrir o desfecho desse casal.

Confesso que adorei a forma como ela construiu essa narrativa. Fiquei completamente envolvida com as questões do passado, a maneira como a amizade entre eles começou, como tudo caminhou até o acidente e a conexão que ressurgiu anos depois, mesmo sem Gabriel se lembrar dela.

Um ponto que senti que a autora desenvolveu bastante foi a questão do relacionamento abusivo. Ao longo dos capítulos, ela apresenta situações que nos permitem identificar essa toxicidade e, em determinado momento, traz acontecimentos que realmente deixam o coração apertadinho.

Apesar de ter gostado da forma como Brittainy Cherry abordou todos esses temas, senti que faltou explorar um pouco mais sobre a memória de Gabriel. Mesmo com capítulos no passado que ajudam a compreender a relação entre os personagens, alguns aspectos foram tratados de forma rápida, assim como o próprio casamento de Kierra.

Nos capítulos finais, muitas coisas acontecem e mudam completamente a vida da protagonista, mas tive a impressão de que tudo se resolveu de maneira apressada. Depois de tudo o que ela enfrentou, esse ponto merecia maior aprofundamento, principalmente por se tratar de um assunto delicado.

Exceto essas observações, Se Você Ficasse foi uma leitura que adorei. A autora tem uma escrita que conquista imensamente o coração, traz referências ao longo de suas obras, traz personagens que também amam livros, deixa o coração despedaçado em diversos momentos, mas também sabe como proporcionar alguns sorrisinhos e fazer com que a gente não sinta vontade de largar a obra.


COMPRE NA AMAZON — clique aqui.

Brittainy Cherry
Título original: If you stayed
Escritora: Brittainy Cherry
Editora: Record
Páginas: 336
Ano: 2025
Gênero: drama
Classificação: 16+

SINOPSE
Gabriel Sinclair seria para sempre meu “primeiro”. O primeiro melhor amigo, o primeiro beijo, o primeiro amor... e o primeiro término que partiu meu coração. O acidente que quase tirou a vida dele arrancou da sua memória todas as lembranças que tinha de mim – e, nas últimas décadas, deixei que a culpa pelos acontecimentos daquela noite terrível nos mantivesse separados.

Levei anos para fazer as pazes com o fato de que Gabriel não estaria mais na minha vida; então, quando ele reapareceu, meu mundo virou de cabeça para baixo. Mas, agora, estou presa em um casamento sem amor, criando uma filha adolescente, enquanto Gabriel, o arquiteto da minha nova casa, que não se lembra dos seus primeiros vinte anos de vida, desperta em mim sentimentos que eu pensava ter enterrado muito tempo atrás. Parece que minha alma está acordando após anos em um sono profundo, mas meu marido controlador fará o que for preciso para me manter sob seu jugo.

Sei que deveria afastar Gabriel para protegê-lo das sombras que me cercam. No entanto, não posso negar a esperança que floresce sempre que ele está por perto: a chance de que ele se lembre de mim, de que possamos recuperar os capítulos perdidos da nossa história.

Nada de bom pode resultar de nós dois, mas não posso deixar de me perguntar o que aconteceria se desta vez... ele ficasse.

Era uma vez um homem que me amava... E agora ele é minha única esperança para o amanhã.

Postar um comentário