Resenha | Deu Match, de Emma Lord

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Já pensou em realizar um teste de DNA para ajudar um amigo e com isso acabasse descobrindo que você tem uma irmã? É o que vamos encontrar na história de "deu match".

Emma Lord


Abby, nossa personagem principal, se inscreveu em um teste de DNA por correio para dar apoio ao seu amigo. Ela sempre soube quem ela era: fotógrafa ávida, escaladora de árvores propensa a lesões, melhor amiga de Connie e Leo.

Só que esse crush secreto que ela mantém por Leo, e até mesmo após um grande incidente constrangedor acontece, as coisas ficam um pouco estranhas entre eles. Ainda assim, ela está determinada em apoiá-lo nesse teste.

O que Abby não esperava era que ele fosse revelar que ela tem uma irmã. Aparentemente, Savannah é mais velha que ela e é bem conhecida nas redes sociais. Fica até difícil de acreditar que elas são do mesmo planeta.

Mas por que seus pais esconderam essa informação? Por que ela nunca soube da existência de Savvy? Como ela vai lidar com tudo que acabou de descobrir? Será que deve confrontar os pais ou simplesmente ir atrás da sua irmã?

É com esses e outros questionamentos que a história começa a desenrolar.

Já tinha lido "tweet cute", outra obra da Emma Lord, e fiquei encantada com a forma que ela apresenta uma trama adolescente, mas que, ao mesmo tempo, conquista o coração do começo ao fim.

Aqui em "deu match", a gente conhece uma jovem toda determinada, mas que tem seus sentimentos conflitantes com seu melhor amigo. Algo muito comum, ainda mais depois do incidente que aconteceu entre eles e ainda precisa lidar com a descoberta sobre sua irmã.

Muitas coisas para uma adolescente? Provavelmente. Mas a forma como a autora desenrolou a trama me deixou totalmente fisgada desde a primeira página, pois conhecemos perfeitamente sobre a personagem, as suas emoções, seus sentimentos e em como ela lida com as situações em seu cotidiano.

Quando Abby decide embarcar para as férias de verão em um acampamento onde Savannah também estará, é quando todo o contexto vai desenrolando. É onde conseguimos perceber que elas são bem diferentes em diversos aspectos. É onde, juntas, vão tentar entender o porquê seus pais nunca comentaram sobre isso.

Confesso que em alguns momentos criei algumas teorias do motivo por trás disso tudo, mas quando a autora revelou a verdade, percebi que não era nada do que eu estava pensando. A história acaba indo um pouco além do esperado — pelo menos foi como me senti — e eu gostei disso.

Além disso, tem um ponto conectado com essa verdade que acabei descobrindo algumas páginas mais para frente. É algo sutil e comentado anteriormente em alguns capítulos, mas que acabei não fazendo a conexão. Então para mim, ler sobre isso também foi um ponto bem positivo e que me conquistou ainda mais.

Nessa obra, Emma Lord explora um pouco além do romance adolescente. Apesar de ter conflito de sentimentos e ver a personagem lidando com isso, nos aventuramos mais pela descoberta, a forma de agir e a importância de se manter essa conexão além das duas.

Então posso dizer que "deu match" foi uma leitura muito gostosinha. É um livro jovem adulto onde conhecemos alguns dilemas adolescentes e embarcamos em uma férias de verão, mas que também descobrimos com a Abby em como uma simples escolha, pode mudar completamente o rumo da nossa trajetória.

Sem dúvidas é uma história fofa, de aquecer o coração, e que não dá vontade de parar de ler até chegar a última página!


Você pode gostar também:


Emma Lord
Título original:
Escritora: Emma Lord
Editora: Plataforma 21
Páginas: 376
Ano: 2023
Gênero: jovem adulto
Classificação: +14

SINOPSE
Quando a jovem Abby se inscreve em um teste de DNA por correio, a ideia era cutucar seu amigo (e crush secreto) Leo. Afinal, Abby não tinha dúvidas de quem ela era: fotógrafa ávida; escaladora de árvores propensa a lesões; melhor amiga de Leo e Connie... embora desde o Grande Incidente Constrangedor (GIC) com Leo, as coisas estejam estranhas entre eles. Mas o que ela não sabia era... ter uma irmã. Quando o teste de DNA revela que Abby tem uma irmã mais velha, e que essa irmã é simplesmente a estrela de cabelos sedosos do Instagram, Savannah Tully, fica difícil acreditar que elas sequer são do mesmo planeta – quanto mais dos mesmos pais (especialmente considerando que Savannah, rainha dos sucos verdes, é só um ano e meio mais velha que Abby). O plano de ação? Encontrar Savvy no acampamento de verão e descobrir por que os pais de Abby deram-na para adoção. Mas há complicações. Savvy é certinha demais e super bitolada. Leo é o assistente de cozinha do acampamento, e os sentimentos crescentes de Abby por ele estão incontroláveis. Para piorar, os pais de Abby têm um segredo que ameaça tudo. 

Postar um comentário