Resenha | A Biblioteca de Paris, de Janet Skeslien Charles

terça-feira, 10 de maio de 2022

 O poder das bibliotecas e dos livros. Isso é o que encontramos em A Biblioteca de Paris, baseada em uma história real, escrita por Janet Skeslien Charles e publicado pela Editora Record.

Janet Skeslien Charles


Paris, França, 1939.

Odile é uma jovem que tem tudo: um namorado policial e o emprego dos sonhos, na Biblioteca Americana de Paris. Porém, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas começam a tomar conta da cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela.

Os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile tem uma grande paixão pelas obras e não vai permitir que seus adoráveis livros sejam destruídos.

Montana, Estados Unidos, 1983.

Lily é uma jovem em busca de aventura, porém, a sua vizinha lhe chama atenção. Conforme vai conhecendo mais sobre seu passado misterioso, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso.

Seria apenas coincidência ou algo que aconteceu no passado faz a conexão entre essas duas mulheres?

A Biblioteca de Paris foi uma leitura que me conquistou logo de cara. Não sei vocês, mas para mim, sempre que alguma obra tem no título “biblioteca” ou “livraria”, já me desperta o interesse em ler. Nessa obra, somando-se aos acontecimentos de um período tão difícil de nossas vidas, me deixou ainda mais curiosa e me envolveu demais ao decorrer de cada capítulo.

A forma como Odile ama literatura, com toda certeza representa várias pessoas. Ela protege os livros de uma maneira única, não se importando a consequência que isso pode gerar com relação aos nazistas. Ela protege a biblioteca da melhor forma possível. E é admirável observar isso no decorrer da trama.

Porém, apesar de abordar sobre esse período histórico, ainda assim ele é relatado em um segundo plano. Aqui, a autora aborda com um foco maior em outras questões, como o poder do amor, da amizade, a importância da família e o poder da literatura na vida das pessoas.

E que poder os livros têm em nossas vidas, né? Me questionei bastante ao longo de cada capítulo e refleti como eles também foram capazes de me ajudar em diversos momentos, principalmente naqueles mais delicados, onde eu achava que não havia uma solução. Os livros têm o poder de salvar vidas e isso fica bem claro em cada virar de página de A Biblioteca de Paris.

Intercalando entre os anos de 1939 e 1983, conhecemos mais sobre duas personagens incríveis e suas forças. Mostra tudo o que cada uma teve que enfrentar em sua vida e como elas podem estar conectadas de alguma forma. E em cada capítulo vamos nos perguntando mais sobre a trajetória de cada uma, ficando realmente envolvida com toda a trama.

Para quem gosta de livros com a temática de Segunda Guerra Mundial, talvez sinta um pouco de falta dessa contextualização mais elaborada, mas que ainda assim, pode causar um misto de emoções. E para quem não tem o hábito e adoraria se aventurar, essa obra é fortemente recomendada.


Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: The Paris Library
Escritora: Janet Skeslien Charles
Editora: Record
Páginas: 392
Ano: 2021
Gênero: romance histórico

SINOPSE
Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca - afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles. Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição.

Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas.

Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura em nos unir.

Postar um comentário