Resenha | Nosso Lugar Entre Cometas, de Fernanda Nia

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

 Quantas vezes você imaginou conhecer a sua autora favorita? Garanto que muitas vezes, né? E com os personagens de Nosso Lugar Entre Cometas, publicado pela Plataforma 21 e escrito por Fernanda Nia, não foi diferente.

Fernanda Nia


A série de livros Cometas da Galáxia é bem conhecida e a autora, Cassarola Star, está em um dos maiores eventos literários do país, a LivroCon.

E é quando Lorena faz o possível para conseguir o autógrafo da melhor autora do mundo e sua vida se cruza com o Gabriel, considerado seu inimigo no colégio, e com Stefana, uma garota que, aos seus olhos, é totalmente destemida, mesmo que ela mesma não se sinta assim.


"Mas sentimentos são uma bagunça que ninguém controla. Você pode até tentar, é claro. Mas fugir dos problemas é sempre terrivelmente mais fácil." (pág. 35)

 

Apesar de diferentes, eles possuem o mesmo amor pelos livros – e pela série. E juntos acabam enfrentando diversos obstáculos para conhecer a famosa autora. Só que o plano não funciona exatamente como eles tinham imaginado e terão que fazer o possível e impossível para vencer os próprios obstáculos.

Antes de tudo, quero deixar registrado o quanto eu amo histórias que possuem personagens que também amam livros e apresenta todo esse contexto literário. Isso me prende de uma forma única! E somado a uma escrita bem envolvente, tudo fica ainda melhor.


"Lendo, e lendo, e lendo, todo dia antes de me levantar da cama e todo dia antes de dormir, porque eu não poderia imaginar outra forma de começar ou terminar meu dia que não fosse me entregando ao que alimenta a minha alma e me faz feliz." (pág. 42)

 

Nosso Lugar Entre Cometas foi esse tipo de leitura. Logo quando comecei, não conseguia parar de ler. Me vi em muitos momentos como a Lorena, querendo conhecer sua autora favorita. Quem nunca teve esse sonho? Quem nunca quis dizer para o autor o quanto determinada obra foi capaz de mudar a sua vida?

Mas assim como me identifiquei com essa personagem, também me identifiquei com Gabriel e Stefana. Com narrativas intercaladas em cada um, consegui entender perfeitamente sobre a vida deles, suas inseguranças e ansiedades.


"Ansiedade é um monstro traiçoeiro, e você nunca sabe quando ela vai te atacar de novo e te roubar de você mesmo." (pág. 67)

 

Não nego que sou apaixonada pelo gênero jovem adulto, pois além de apresentar personagens jovens e todos os seus dilemas, muitas vezes consigo me conectar com alguma característica e isso é o que mais me conquista nas obras.

Minha única observação sobre esse livro é que senti que alguns acontecimentos demoraram para acontecer. Senti que poderiam ter sido explorados de uma maneira mais rápida, afinal, eles estavam vivendo apenas aquele dia dentro da LivroCon.


"Esse é o problema das pessoas que leem livros demais. Nós aprendemos a absorver muito rápido os sentimentos dos outros. Estalamos os dedos e pronto, nosso coração está partido por outra pessoa." (pág. 135)

 

Exceto isso, Nosso Lugar Entre Cometas é uma leitura muito boa, que conquista bastante o coração de todo apaixonado por livros e deixa aquele gostinho de voltar a vivenciar todos os eventos literários possíveis.


Mais quotes

"Todos somos construídos por sonhos e medos próprios, e isso pode nos fazer terrivelmente diferentes, mas, no fundo, somos iguais também." (pág. 192)

"Livros podem me mostrar mundos extraordinários e jornadas épicas, mas o que realmente me prende a uma história são os personagens. Arcos de pessoas lutando contra seus próprios fantasmas, brigando e aprendendo a se relacionar, ou simplesmente querendo se pegar loucamente. Isso é o que alimenta minha alma de leitora." (pág. 338)

"Livros sempre salvam. De muitos jeitos diferentes." (pág. 395)


Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: Nosso lugar entre cometas
Escritora: Fernanda Nia
Editora: Plataforma 21
Páginas: 432
Lançamento: 2021
Gênero: jovem adulto

SINOPSE
A série de livros Cometas da Galáxia é o único ponto em comum entre uma menina destemida, um garoto inseguro e uma jovem fugindo de si mesma. Ou, ao menos, é o que Lorena, Gabriel e Stefana pensavam, até que a criadora da série vem pela primeira vez ao Brasil para o maior evento literário do país, a LivroCon.

A visita de Cassarola Star, que deveria ser a melhor notícia que os três já tiveram em seus 17 anos de vida, se torna uma jornada cheia de obstáculos em busca da chance de conhecer a famosa autora. Só que nem o plano mais mirabolante para encontrá-la vai funcionar enquanto cada um não vencer os próprios desafios.

Lorena acha que todo mundo é seu inimigo – especialmente o Gabriel. Gabriel tem dificuldade de se abrir para as pessoas e assumir os próprios gostos e sonhos, principalmente para amigos e familiares. E Stefana sonha em vestir seu tão amado cosplay, mas morre de vergonha de chamar atenção, além da insegurança que tem com o corpo.

No fim das contas, o que está em jogo é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas: a coragem de entender quem somos e do que gostamos.

Postar um comentário