Resenha | Medley ou os Dias que Aprendi a Voar, de Keka Reis

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

 Essa é uma obra nacional, escrita por Keka Reis e publicada pela Plataforma21, onde vamos conhecer um pouco da trajetória de Lola em busca de respostas e também de descobertas.

Medley ou os dias em que aprendi a voar


Essa história se passa em 1990 e nós vamos conhecer Lola, uma personagem de 15 anos e que tem como maior interesse a natação, além de uma pergunta da qual ela nunca soube a resposta: “como foi que seu pai morreu?

Então nas férias, Lola decide ir para uma cidade no interior, longe da sua mãe e irmão, onde ela acredita que encontrará a resposta para a sua pergunta. Porém, ela não esperava que muitas coisas iriam acontecer em sua vida, assim como muitas memórias já esquecidas há muito tempo viriam à tona.


“Eu sou a heroína da minha própria história. Eu quero suspirar no final. Eu não sentia nada até agora. Eu não preciso ser salva. Mas decidi que o nome dele é Amor.”

 

Medley ou os dias em que aprendi a voar

Só de ler a premissa não conseguimos imaginar muito da história, né? A gente fica se perguntando se Lola encontrará as respostas que procura, se ela mesma irá se reencontrar nessa jornada e o que mais irá acontecer em sua vida. E eu acho que esse é o ponto principal da obra. Além disso, o título foi outro ponto importante que me deixou bem intrigada em conhecer mais sobre a obra, afinal, o mesmo também não revela tanto.

Claro que pela capa é possível imaginar que o esporte é algo presente na vida da personagem principal e a narrativa vai além dos desafios na piscina: é um grande desafio que Lola precisa enfrentar durante a fase de transição da infância para a vida adulta e a viagem para Salto Bonito é o ponto chave da história, afinal, lá ela irá descobrir sobre amizades, amor e até mesmo sexualidade.


“Esperei a vida toda pela verdade, mas acho que não estava preparada para ela.”


 

A forma como a Keka Reis descreveu alguns acontecimentos ao longo da história, conseguimos entender o que se passa na vida da personagem, mesmo que fique nas entrelinhas. Gosto quando isso é colocado nas narrativas, pois nos traz algumas reflexões sobre a mesma, mas senti que faltou explorar um pouco mais algumas questões, sabe? Apesar da autora descrever temas importantes, mesmo de uma forma sútil, ainda senti que os mesmos precisavam de mais atenção.

Ainda assim, foi uma leitura que me deixou bem envolvida, afinal, Lola é uma adolescente passando por inúmeras questões e garanto que se você é ou já foi um dia, saberá como essa transição é algo difícil, ainda mais quando há outras questões envolvidas.


Medley ou os dias em que aprendi a voar
Adicione no SKOOB | Compre na AMAZON

Título original: Medley ou os dias em que aprendi a voar
Escritora: Keka Reis
Editora: Plataforma21
Páginas: 232
Ano: 2021
Gênero: jovem adulto / literatura nacional

SINOPSE
O ano é 1990 e Lola tem 15 anos. O que mais lhe interessa é nadar e ler, além de uma pergunta que nunca teve resposta: "como foi que meu pai morreu?". Nas férias, ela decide ir para uma cidade do interior, e o que era pra ser só uns dias longe da mãe e do irmão vira a maior revolução de sua vida. Lá vão emergir não só memórias há muito esquecidas, mas novas partes dela mesma que Lola nem sabia que poderiam existir.

2 comentários

  1. Oieee!Tudo bem?

    Adoro resenhas de livros que me são desconhecidos, pois instiga minha vontade de lê-los e esse com certeza entrou para a lista. Gosto de livros que tem como temática a descoberta pessoal.
    Amei a resenha!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D Tudo e contigo? Fico feliz que tenha gostado e espero que goste da obra. Foi uma leitura bem rapidinha e que gostei de conhecer.

      Excluir