Resenha | A filosofia do amor, de Deborah Strougo

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

 Você já imaginou se apaixonar por um cara e descobrir que ele é seu professor? Em A Filosofia do Amor, lançamento da Deborah Strougo, vamos conhecer a história de Rodrigo e Ingrid, e tudo o que aconteceu em suas vidas e os tornaram quem eles são hoje.

a filosofia do amor

"Na vida real, os homens não resgatam ninguém além deles mesmos quando as coisas ficam sérias."

 

Nessa história nós vamos conhecer a adorável Ingrid: uma jovem de 22 anos e que sempre sonhou entrar para a faculdade. Após 12 anos ajudando sua mãe a cuidar dos irmãos mais novos, finalmente ela conseguiu encontrar essa oportunidade. Durante esse tempo, ela trabalhou e sempre buscou métodos para não deixar a sua mãe sozinha nessa jornada.

Por outro lado, nós conhecemos o Rodrigo: um homem de 29 anos que precisa encontrar uma maneira de seguir com a sua vida após os acontecimentos do passado. Ele adora citações dos grandes filósofos como Platão, Sócrates, Nietzsche e Freud, e com todos seus conhecimentos, começará a lecionar em uma faculdade como professor de Filosofia da Educação.


"As expectativas de quem amamos podem ser tão sufocantes quanto as cobranças da sociedade."

 

Porém, antes de Ingrid e Rodrigo se cruzarem em uma sala de aula, eles se encontram em uma noitada e passam uma grande e inesquecível noite juntos. Mas, após esse grande acontecimento, eles não se encontram mais e jamais imaginaram que se reencontrariam, mas a vida é uma caixinha de surpresas e é quando Ingrid descobre que Rodrigo será seu professor. Como essa situação irá se desenrolar?

a filosofia do amor


"As cicatrizes na pele são fáceis de identificar. As da alma, nem tanto."

 

Quem estava com saudade de ler uma obra da Deborah Strougo? Com certeza eu estava e não poderia ter sido com outro livro. A Filosofia do Amor é aquela obra onde nos envolvemos completamente, fazendo com que a gente se apaixone pelos personagens e entenda tudo o que aconteceu em suas vidas antes de terem os destinos cruzados.

Junto com toda a história, também somos presenteados com cenas hots. Para quem já me acompanha há mais tempo sabe que sempre fico relutante em ler algo assim, né? Porém, a forma como ela nos apresenta essas cenas junto com uma história por trás, não me incomodou. Deborah soube perfeitamente ressaltar os pontos do passado dos personagens e construir um presente para cada um.


"Tem dias que simplesmente não são bons. Quando as coisas parecem erradas e fora do lugar e tudo o que a gente quer é ir para casa e fingir que aquelas vinte e quatro horas nunca aconteceram."

 

E já que falei sobre os personagens, devo ressaltar que me encantei com ambos! Ingrid é aquela jovem da qual sentimos vontade de colocar em um potinho. Por tudo o que ela passou em sua vida, é possível perceber o quanto ela é corajosa, determinada e altruísta. É admirável tudo o que ela fez, assim como Rodrigo. Ele é aquele crush que a gente fica sonhando! Dedicado e fofo, também passou por momentos conturbados no seu passado, mas aprendeu uma forma de seguir em frente.

Confesso que eu adoro descobrir sobre isso durante a narrativa. A gente cria um vínculo indescritível com a história, afinal, conhecer o que levou uma pessoa a agir de determinada forma ou tomar determinada atitude, nos proporciona uma visão diferente e nos envolve ainda mais com tudo ali descrito. E a forma como eles se encontraram e começaram a se envolver, é como se eles encontrassem a força necessária em cada um, entende?


"Não podemos deixar que o passado determine o futuro. A força de nos reerguer vem de nós, de nossas cicatrizes e da nossa esperança do que está por vir."

 

Além de todo esse contexto, também somos apresentados com citações de filósofos famosos e de artistas bem renomeados. Tudo isso deu um ar mais descontraído e divertido ao longo do livro. Em outras palavras: é aquele chick-lit que a gente se apaixona, se envolve e não quer mais largar.

A Filosofia do Amor foi uma leitura maravilhosa! Li em menos de 24 horas de tão apegada que fiquei com todo o desenrolar da história e a forma fluída como foi trabalhada. É um livro divertido, apaixonante e sexy, onde não conseguimos parar de ler até chegar a última página. Se você está procurando uma leitura assim, vale a pena conhecer esse nacional incrível.


"Amar é permitir que desvendem nossas camadas, as bonitas e as feias e, ainda assim, torcer para que gostem do que vejam e nos aceitem como somos."

 

*E-book disponível no Kindle Unlimited.


Conheça outras obras da autora:


a filosofia do amor
Adicione no skoob: A Filosofia do Amor
Compre na Amazon: A Filosofia do Amor

Título original: A Filosofia do Amor
Escritora: Deborah Strougo
Editora: Increasy
Páginas: 255
Lançamento: 2020
Gênero: chick-lit / new adult / literatura nacional

SINOPSE

Depois de passar os últimos 12 anos ajudando sua mãe a cuidar dos irmãos mais novos, Ingrid enfim poderá realizar seu sonho de entrar na faculdade.
   Mas o destino tem uma maneira engraçada de fazer as coisas e tudo o que ela não imaginava era reencontrar o mesmo cara de quem fugiu após uma noite inesquecível.
   Nem Platão, Sócrates, Nietzsche ou Freud poderiam prever que Rodrigo retornaria à sua vida. E, acima de tudo, como seu professor.

Postar um comentário