Resenha | Árvore dos desejos, de Katherine Applegate

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 Árvore dos Desejos, um infanto-juvenil que veio primeiramente na caixinha de setembro do Clube Intrínsecos, vai contar uma história um pouquinho diferente sobre um carvalho centenário.

árvore dos desejos


Red é o nosso personagem principal nessa trama. Ele é um carvalho centenário que já viu de tudo acontecendo aos seus longos anos de vida.

Também conhecido como árvore dos desejos do bairro, pois todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido, onde fazem os mais variados pedidos, compartilham seus sonhos e todos os seus anseios.


"Às vezes nós discordamos, mas isso é normal entre amigos, não importa a que espécie pertençam. Já vi muitas amizades surpreendentes na vida: um pônei e um sapo, um falcão e um camundongo, um arbusto lilás e uma borboleta-monarca. De tempos em tempos, todos eles acabavam se desentendendo por alguma razão." (pág. 22)

 

Não é algo natural das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve diversas coisas e presta atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Mas então, uma certa noite e um pedido sussurrado de uma solitária mulher, faz Red perceber que tenha chegado a hora de usar a sua voz. E é onde tudo muda e começa acontecer.

árvore dos desejos

Antes de começar essa resenha, te faço uma pergunta: você já parou para imaginar que as árvores têm sentimentos? E que elas escutam e observam tudo ao seu redor? Confesso que até o momento dessa leitura eu nunca tinha parado para pensar nisso, mas Árvore dos Desejos mudou minha perspectiva.

E sabe quando você não espera gostar tanto de um livro, mas a forma como tudo é narrado e vai acontecendo te conquista de uma forma diferente e única? Foi assim que me senti durante a leitura.


"É uma tremenda dádiva amar ser quem você é." (pág. 49)

 

árvore dos desejos

Eu nunca tinha lido nenhum livro com a perspectiva de uma árvore. Toda essa narrativa apresentada pela autora Katherine Applegate foi algo diferente, mas de um modo super positivo e que me fez enxergar tudo com outros olhos.

Tudo isso me fez pensar em quantas vezes encostamos em uma árvore e sussurramos coisas, deixamos nossos pensamentos voarem para longe e ela está lá, ouvindo tudo o que está dentro de nós, nos observando. É uma visão tão diferente e tão magnífica ao mesmo tempo. Não encontro palavras para descrever melhor como essa obra é apaixonante.


"Mas a verdade é que todo mundo precisa de um pouco de esperança." (pág. 157)

 

Além disso, o livro consegue trazer inúmeras reflexões sobre diversos pontos da vida, seja em questão de amizade, questão familiar, sobre relacionamentos... é um livro infanto-juvenil, mas que, ao mesmo tempo, cativa o coração do leitor de qualquer idade.

árvore dos desejos

Árvore dos Desejos é um livro super rapidinho de ler. Durante os capítulos, encontramos ilustrações maravilhosas e que são capazes de encher os olhos,  fazendo o leitor se apegar ainda mais ao personagem principal e toda a trama apresentada.

Completamente delicado, profundo e com uma pitadinha de humor, esse livro fala sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes precisamos desafiar os nossos próprios medos para defender quem mais precisa.


"Se esta história fosse um conto de fadas, eu diria que uma mágica aconteceu naquele dia dos desejos. Que o mundo mudou e que vivemos todos felizes para sempre. Mas estamos falando da vida real. E a vida real, como um bom jardim, é uma bagunça. Algumas coisas mudaram. Outras, não. Mesmo assim, otimista que sou, ainda tenho muita esperança no futuro." (pág. 213)


árvore dos desejos
Adicione no skoob: Árvore dos Desejos
Compre: Amazon | Americanas | Submarino


Título original: Wishtree
Escritora: Katherine Applegate
Editora: Intrínseca
Ilustração: Charles Santoso
Tradução: Thaís Paiva
Páginas: 224
Lançamento: 2020
Gênero: infanto-juvenil

SINOPSE
Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.

Postar um comentário