Resenha | Coragem, de Raina Telgemeier

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Coragem, publicado pela Editora Intrínseca, é uma HQ onde vamos conhecer a história de Raina, uma garota de 10 anos e que está lidando com alguns probleminhas sozinha.


Raina Telgemeier



Era para ser um dia comum, mas Raina acordou com uma dor estranha na barriga. A sua mãe também, então talvez seja uma virose. Porém, quando ela retorna a escola, mais probleminhas começam a surgir: a dor causa enjoo que não passa e, consequentemente, o medo de comer, perder suas amigas, os trabalhos da escola e o terror com a palavra que começa com a letra "v".

Mas seria normal uma garota de 10 anos se sentir assim? Felizmente, sua família percebe que há algo avassalador e paralisante tomando conta dela: a ansiedade. Então, com a ajuda da terapeuta, Raina vai descobrir que uma dorzinha pode esconder nossos medos e é preciso ter coragem para enfrentá-los.


Raina Telgemeier

Sabe quando a gente recebe um livro, sem muitas expectativas, mas acaba conquistando de uma forma única? Foi assim que me senti com a leitura de Coragem.

Raina é aquela personagem que a gente gosta facilmente e até se identifica. Quantos jovens (e até mesmo adultos) não sofrem por conta da ansiedade, mas que não procuram ajudam para lidar com todos esses medos, né? E aqui, mesmo com a família bem diferente e engraçada, eles notaram e procuraram ajuda.




Isso mostra em como os pais precisam sempre estar presentes na vida de seus filhos. É preciso notar todos os sinais, os sintomas e procurar a ajuda de um especialista.


Raina Telgemeier

Um ponto super importante é que o livro aborda sobre empatia. Independente dos conflitos internos que estamos enfrentando, outras pessoas talvez também estejam. É preciso ter empatia e não simplesmente julgar.

Além de conhecer a história de Raina, nós conhecemos um pouquinho de suas amigas e o que está assombrando a vida de cada uma. Todos aqueles dilemas de jovens, narrado de uma forma bem envolvente e que é impossível não se identificar em algum momento.

E sabe o que deixa a leitura ainda mais cativante? É que a história da personagem Raina, é a história da autora Raina Telgemeier. Ela recriou, com sensibilidade e humor, as ansiedades da sua infância.


Raina Telgemeier

Coragem é aquele livro com uma leitura leve, rápida e que nos faz pensar em como o medo é algo que pode nos afetar e mudar toda a nossa vida. Uma HQ infanto-juvenil que vai conquistar o coração de leitores de todas as idades.


Adicione no skoob: Coragem

Compre: Amazon | Americanas | Submarino

Título original: Guts
Escritora: Raina Telgemeier
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Lançamento: 2020
Gênero: HQ / infanto-juvenil

SINOPSE
A jovem Raina está com um probleminha. Ela acordou com uma dor estranha na barriga. Sua mãe também, então talvez seja só uma virose. Até aí tudo bem, acontece. É só descansar. No entanto, quando Raina volta para a escola, surgem mais problemas. A tal dor causa um enjoo que não passa, e agora ela está cheia de preocupações: medo de comer, de perder as amigas, dos trabalhos da escola e de uma palavrinha em especial, um terror que começa com a letra “v”. Para completar, ela tem que lidar com a família caótica e com uma menina que vive implicando com ela, além dos colegas de turma, que só querem saber de nojeiras.
    Cada dia traz um novo receio para Raina. Ela só tem 10 anos, e talvez seja um pouco complicado lidar com tudo isso sozinha. Felizmente sua família percebe que há algo avassalador e paralisante tomando conta dela: a ansiedade. Então, com a ajuda dos pais e da terapeuta, Raina vai descobrir que uma dorzinha pode esconder nossos maiores medos, e que é preciso coragem para dominá-los.



7 comentários

  1. Olá!
    Já li essa HQ e simplesmente amei a leitura! É daqueles livros que a gente guarda uma lição pra vida toda, mesmo não tendo a faixa etária para a qual ele foi classificado.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu já vi tanta gente falando dessa HQ, ela parece ser perfeita!
    Eu sinto falta de histórias onde os personagens são mais novos e que falem sobre esses transtornos, quando eu era mais nova eu não falava sobre isso poque eu achava que as pessoas iam achar que eu tava fazendo drama sabe.
    Adorei a sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ahhh, eu adoro leituras infanto-juvenis, então nem preciso dizer que fiquei louca para ler essa HQ, né? Hahaha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Mesmo o tema sendo bem simples eu tenho que dizer que gostei desde o traço dela até a história (que é uma parte da vida dela). Amo este tipo de quadrinhos, creio que já li vários de autobiografias e cada vez mais percebo o quanto gosto do gênero.

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Acho que é a terceira resenha que leio para essa HQ e tenho bastante curiosidade em ler ela. Gosto da forma como a temática foi abordada e acho que é necessário e importante abortar assuntos como esse na literatura, o poder de um livro pode ajudar muitas pessoas.
    As fotos estão lindas!!! AMei

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo literatura infanto-juvenil, justamente porque ela mostra que a infância não é somente mar de rosas e que as angústias das crianças e adolescentes também são reais dolorosas e válidas.
    Essa HQ parece muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse gênero literário, sempre nos ensinando coisas de uma maneira simples e diferente! Essa HQ é do tipo que todos os adolescentes precisam conhecer, para perceberem que não estão sozinhos e que todas as pessoas sentem medo, o que eu mais gosto dela é que os pais levam a menina em um terapeuta, sem neuras ou discriminação.

    ResponderExcluir