Resenha | As agentes secretas de Paris, de Pam Jenoff

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

 As Agentes Secretas de Paris, publicado pela Editora HarperCollins, vai contar a história de três mulheres incríveis durante o período da Segunda Guerra Mundial.

as agentes secretas de Paris


1946, Manhattan.

Um ano após a Segunda Guerra Mundial, Grace Healey encontra uma mala debaixo de um banco da Grand Central Station, em Nova York. Completamente curiosa em saber o que havia ali, ela descobre uma dúzia de fotografias de mulheres com seus nomes escritos no verso.

Com a vontade de descobrir a verdadeira história por traz daquelas fotos, Grace descobre que a mala pertence a Eleanor Trigg, líder de uma rede de agentes secretas inglesas durante a Guerra. Doze dessas mulheres foram enviadas para a França como mensageiras e operadoras de rádio para ajudar a resistência.

"Por que era tão difícil aceitarem e compreenderem que mulheres também poderiam ser agentes?"

Mas o que será que teria acontecido com essas mulheres durante a Guerra? Qual a verdadeira história? Determinada em descobrir mais, Grace irá fazer o possível para desvendar todo esse mistério.

as agentes secretas de Paris

Uma história sobre coragem.

Quando comecei a leitura de As Agentes Secretas de Paris, não esperava que o livro fosse me surpreender tanto! É uma história onde conhecemos a força de três mulheres incríveis e a coragem para enfrentar todo aquele caos da Segunda Guerra Mundial.

Confesso que eu nunca havia lido nada assim, com mulheres sendo agentes durante a Guerra. Isso foi um ponto que me despertou muito interesse e me instigou a me aventurar nessa narrativa.

"Amor parecia uma palavra forte para alguém que conhecera por tão pouco tempo."

A história é narrada no ponto de vista de Eleanor e Marie, durante os anos de 1943 a 1945, e o período pós Guerra, 1946, contado pela visão de Grace. Eu não conseguia imaginar como a história dessas mulheres iriam se conectar após um ano, mas a autora Pam Jenoff soube como cruzar cada acontecimento, deixando a história bem instigante e envolvente.

As três personagens são incríveis! Com cada capítulo contado por um ponto de vista, consegui entender todos os seus dilemas, medos e anseios. Mas, apesar disso, conhecemos suas diferenças, mas também seus pontos em comum: a força, a determinação e a disposição para enfrentar tudo. É um livro que me surpreendeu por mostrar um lado diferente da Guerra; um lado quase nunca contado, mesmo através da ficção.


Livros com essa narrativa me deixando sempre reflexiva, pois me faz pensar se tudo isso, talvez, não tenha acontecido durante a Guerra ou até mesmo pior. São histórias nunca contadas e que nunca saberemos.

A forma como a autora conduziu a narrativa, desvendando os segredos do passado, me deixou totalmente envolvida com a história e desejando saber como tudo iria acabar. Apesar de esperar um desfecho diferente para o final, acredito que tudo seguiu da forma como deveria.

As Agentes Secretas de Paris é um livro que, apesar de uma temática mais intensa, apresenta uma narrativa leve e delicada, nos fazendo enxergar, mesmo através da ficção, um outro lado da história durante a Guerra. É aquele livro onde conhecemos sobre coragem, amizade e até mesmo sororidade.


Adicione no skoob: As Agentes Secretas de Paris

Título original: The Lost Girls of Paris
Escritora: Pam Jenoff
Editora: HarperCollins
Páginas: 384
Lançamento: 2020
Gênero: drama / segunda Guerra / romance histórico

SINOPSE
1946, Manhattan
Um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Grace Healey encontra uma mala debaixo de um banco da Grand Central Station, em Nova York. Incapaz de resistir à própria curiosidade, ela abre a bagagem e descobre uma dúzia de fotografias de mulheres com seus nomes escritos no verso. Em um momento de impulso e sem saber muito bem por quê, Grace pega as fotos e rapidamente deixa a estação.
Ela logo descobre que a mala pertencia a Eleanor Trigg, líder de uma rede de agentes secretas inglesas durante a guerra. Doze delas foram enviadas para a França ocupada pelos nazistas como mensageiras e operadoras de rádio para ajudar a resistência, mas nunca voltaram para casa. Na tentativa de descobrir a verdade sobre as mulheres nas fotografias, Grace se vê envolvida na história de uma jovem mãe e agente chamada Marie, cuja missão desafiadora revela uma surpreendente história sobre amizade, bravura e traição.

6 comentários

  1. Oi, Fabi!
    Esse é um livro que está na minha lista de futuras leituras, mas que mesmo assim fico receosa em comprá-lo. Não tenho costume de ler histórias de guerra, mas essa parece ser tão interessante que não tem como não ficar tentada!
    Acho que vou dar um voto de confiança :) amei sua resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Oii, esse livro parece ser muito bom. As mulheres tinham que serem muito corajosas naquela época pra fazerem isso, se aventurarem tanto.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto a capa em diversos blog quando lançou, mas não tinha me dado ao trabalho de ler a sinopse e agora, lendo a sua resenha, descobri que As agentes secretas de Paris é exatamente o estilo de livro que gosto de ler. Meu avô serviu na Segunda Guerra, na Itália, então tudo o que envolve o assunto desperta o meu interesse. Já estou curioso para ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Apesar de gostar e muito de livros com drama eu fujo um pouco da temática da segunda guerra, acho que nunca achei um muito bom no gênero hahaha. Porém gostei da ideia em geral e sempre bom livros com sororidade.

    ResponderExcluir
  5. Essa leitura tem tudo que gosto, fala um pouco sobre a segunda guerra, tem investigação, ou sejam tem tudo para ser uma ótima experiência, adorei a dica, e já anotei aqui porque quero ler assim que possível!

    ResponderExcluir
  6. quem ve~capa realmente não vê coração do livro né. pela capa não daria muito mas lendo sua resenha vejo o peso da obra.

    ResponderExcluir