Resenha | Um estudo em Charlotte (Charlotte Holmes #1), de Brittany Cavallaro

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Um Estudo em Charlotte, publicado pela Editora Rocco, vai contar a história da jovem Charlotte e como ela passou da maior solucionadora de problemas para a maior suspeita de um assassinato.


um estudo em Charlotte
Foto: PS Amo Leitura


Charlotte sempre foi apaixonada por séries investigativas...

E desenvolveu uma grande capacidade analítica. Quando tinha 10 anos, ela ajudará a polícia a recuperar diamantes que valiam três milhões de libras.

Agora, no ensino médio, ela terá que desvendar um mistério que está assombrando a escola que frequenta: um estudante apareceu morto, sob circunstâncias intrigantes. Aparentemente, o culpado se inspirou em uma história do Sherlock Holmes para cometer o crime.

Não preciso de alguém pra lutar por mim. Eu posso lutar por mim mesma.
 

O problema que no meio dessa investigação, Charlotte Holmes e Jamie Watson serão os principais suspeitos. Apesar de se conhecerem um pouco antes do crime, juntos terão que provar que são inocentes.


um estudo em Charlotte
Foto: PS Amo Leitura

Um Estudo em Charlotte é uma obra inspirada no primeiro livro sobre Sherlock Holmes e trás inúmeras referências sobre as tramas do famoso detetive.

Apesar de gostar de temas investigativos, principalmente em séries, até o momento não assisti nenhuma baseada na história desse detetive. E vendo como ele é um fenômeno para os apaixonados pelo gênero, é algo que quero mudar em minha rotina.

Mas, voltando a falar sobre a obra, li Um Estudo em Charlotte para a maratona Young Adult do @clubepsteratura e foi uma leitura que demorou para fluir, principalmente por apresentar capítulos grandes e muitas teorias.


Esse foi meu primeiro contato com uma obra investigativa e baseada em um clássico, – afinal, estamos falando de um detetive famoso de 1930 – eu senti muita dificuldade de me apegar aos personagens, de entender seus dilemas e até mesmo acompanhar suas trajetórias. Não sei dizer se foi a forma como a autora Brittany Cavallaro seguiu com a história ou os acontecimentos não instigavam a realmente desvendar todo o mistério.

Mas, em determinado ponto da leitura, quase chegando ao final, foi quando começou a ficar interessante: começamos a entender o que realmente aconteceu para que Charlotte e Jamie fossem os principais suspeitos e, com isso, deixou um suspense para o segundo livro dessa série – O Desgosto de August (são obras que podem ser lidas separadamente).

Brigar não leva a nada de bom, está certo, mas chorar? Por um instante, pode-se sentir um pouco de alívio, mas para mim isso sempre foi seguido de grandes ondas de vergonha e desamparo.
 

Apesar da leitura não ter me cativado, Um Estudo em Charlotte é um livro com mistério, aventura, uma montanha-russa de altos e baixos e que pode agradar os apaixonados pelas histórias de Sherlock Holmes.


*livro disponível de forma gratuita através do Kindle Unlimited.

um estudo em Charlotte

Título original: A Study in Charllote (Charlotte Holmes #1)
Escritora: Brittany Cavallaro
Editora: Rocco
Páginas: 384
Lançamento: 2019
Gênero: jovem adulto / mistério

SinopseNo primeiro livro da série protagonizada pela jovem Charlotte, descobrimos que o talento para solucionar crimes corre no sangue da família Holmes. Com apenas 10 anos, a mais nova descendente do detetive ajudou a polícia a recuperar diamantes que valiam três milhões de libras. Agora, no ensino médio, a capacidade analítica da jovem é posta mais uma vez à prova quando um estudante da escola que ela frequenta nos Estados Unidos aparece morto sob circunstâncias intrigantes, aparentemente inspiradas em uma das histórias mais aterrorizantes de Sherlock Holmes. Os principais suspeitos do crime? Charlotte Holmes e Jamie Watson. Sim, esse mesmo, o tataraneto do fiel amigo do detetive inglês.
O primeiro crime solucionado por Sherlock Holmes, icônico personagem de Sir Arthur Conan Doyle, foi apresentado aos leitores há mais de 130 anos. A personalidade ácida e a mente brilhante do mais famoso detetive da ficção, no entanto, permanecem atuais e inspiram séries, filmes e livros. Um Estudo em Charlotte é uma referência ao primeiro livro sobre Sherlock, Um Estudo em Vermelho, e traz uma série de referências às tramas do famoso detetive.
Como Sherlock, Charlotte toca violino, é ótima em assumir diferentes disfarces, conduz experimentos forenses e tem uma fraqueza por opiáceos. Apesar de também ter herdado a audácia e petulância do tataravô, Charlotte tem seus próprios mistérios. Já Jamie sempre foi intrigado pela moça, mas, apesar do histórico familiar, os dois só se conhecem poucos dias antes do crime. Juntos, eles terão que provar que não são os culpados e, para isso, precisam agir como detetives.


16 comentários

  1. Olá!
    Como fã de Sherlock Holmes, eu entorto o nariz para qualquer livro que seja "adaptação" ou algo do tipo. Mas curiosamente, quero muito ler esse livro e ver como a autora desenvolveu seus personagens. rsrs
    Recomendo que você assista a série Sherlock, da BBC. Mas recomendo que vc leia primeiro algum livro do detetive. Comece com Um estudo em Vermelho e depois passe direto para As aventuras de Sherlock Holmes (embora O signo dos quatro seja muito bom antes de passar para as aventuras).
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar a dica anotada! Como esse foi meu primeiro contato com o detetive, mesmo que seja uma "adaptação", não foi uma das melhores experiências haha mas ainda quero ter a chance de ler ou assistir.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Estou querendo me arriscar mais em livros de investigação ultimamente, e esse parece ser bem bacana, já até adicionei na minha lista. É uma pena que a obra não tenha sido tão agradável para ti. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não agradou tanto, mas algumas pessoas que leram na mesma época que eu, comentaram que gostaram bastante, principalmente do meio para o final. Espero que você tenha uma experiência melhor.

      Excluir
  3. Meu deus que doidera!! Eu peguei esse livro gratuito na amazon e ainda não tive oportunidade de ler, mas quero muito porque todo mundo fala muito bem!
    Eu achei que era só uma releitura da história de Holmes, não sabia que ela virava a suspeita de um assassinato! Adorei saber disso e agora eu tô realmente mais curiosa ainda pra ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existe essa parte em outros livros do Sherlock, sinceramente não sei porque não conheço haha mas gostei do rumo que isso tomou nessa história, apesar de algumas ressalvas.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Eu sempre vejo opiniões sobre esse livro bem divididas, por isso ainda não sei o que pensar se leria ou não. Gostei da sua sinceridade sobre a obra, e peguei ele recentemente gratuito na Amazon. Temas investigativos é sempre 8 ou 80 então realmente entendo não ter curtido. Ainda assim, ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é exatamente isso: 8 ou 80. Como ainda não tinha lido nada do gênero, decidi me aventurar e achei bem ok haha

      Excluir
  5. Eu posso dizer que sou apaixonada e muito consumidora de Sherlock Holmes. E tenho uma grande curiosidade de ler esse livro que faz essa brincadeira e referência com a obra de Sir Doyle. Espero um dia ler. Uma pena que não tenhas gostado tanto assim da história.

    Bjos e Cheiros.
    BLOG Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por você ser fã, ou você vai amar bastante ou não haha Espero que goste da experiência.

      Excluir
  6. Também gosto de temas investigativos e principalmente me série, maratonei uma recentemente na Netflix, porém, um pouco diferente de você já assisti adaptações sobre Sherlock Holmes e particularmente, não curti muito, lamento o livro não ter te cativado tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro séries assim também, mas ainda não tive oportunidade de conhecer a do Sherlock. Uma pena mesmo, mas... acontece haha.

      Excluir
  7. Olá, adorei conhecer um poco mais do livro por aqui, já tinha visto algumas opiniões sobre a leitura e tinha me esquecido da obra, dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro duas vezes e gostei bastante. Eu nunca havia lido livros desse gênero de investigação, por isso não coloquei muitas expectativas, mas acabei me surpreendendo. Achei a história bem construída, e me cativou bastante, fiquei super curiosa para saber quem era culpado afinal. Realmente, os capítulos são longos,tanto que demorei um pouco pra demorar de ler, até porque tem quase 400 páginas kkkk,mas no geral,o contexto da história me encantou,e super recomendo esse livro. É normal que algumas pessoas gostem e outras não, até porque,cada um tem a sua própria percepção da leitura. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor da leitura é isso, né? Eu esperava um pouco mais, mas ainda tenho curiosidade em ler a segunda obra para ter uma visão diferente, afinal, vi comentários dizendo que vale a pena. Veremos hahaha.

      Excluir